Em meio à pandemia, empresa se adapta à nova realidade e aumenta 25% do seu quadro de funcionários virtualmente

Para atender ao seu desafio de crescimento, aplicativo que conecta revendedores de botijão de gás a consumidores, aposta em sistema de contratação online para aumentar seu time mesmo durante o período de isolamento social

| ASSESSORIA


A pandemia da Covid-19 sacudiu a vida das empresas em todo o mundo. Muitas delas hoje se veem à frente do desafio de cortar custos com uma faca bem afiada, frear planos de expansão e demitir boa parte de seus colaboradores. No entanto, algumas delas estão nadando contra essa maré e aumentando seus times, como é o caso do Chama, aplicativo que conecta revendedores de botijão de gás a consumidores.


Com um plano agressivo de crescimento, o Chama se viu diante do desafio de aumentar o seu time por meio de um processo de recrutamento e onboarding onlines, já que, durante o período de distanciamento, a empresa cresceu o seu quadro de funcionários em 25%, com contratações feitas totalmente online.


Para garantir o sucesso, a empresa investiu na revisão de seu processo e preparação dos gestores das novas vagas.


O processo de seleção, que já era composto por algumas etapas online, passou a contar com uma ferramenta que digitalizou todas as fases - candidatura, filtragem de currículos, análise, testes cognitivos e de personalidade, além do agendamento de realização das entrevistas. Estas últimas, passaram também a ser otimizadas, garantindo que um maior número de pessoas pudessem participar da avaliação 360 do candidato.


Após a seleção, outras etapas foram virtualizadas: aprovação do candidato, carta-oferta, contratação e, até, o onboarding do novo colaborador.


Segundo Lucas Cravo, Head de Finanças e Pessoas, a necessidade de fazer todo o processo de contratação online fez com que o Chama se preocupasse ainda mais com as boas-vindas dos candidatos. "Afinal, não é apenas seguir com as burocracias contratuais e apresentar a cultura da empresa, eles viram a necessidade de fazer os candidatos se sentirem bem-vindos e se sentirem acolhidos, uma vez que o novo colaborador passou a iniciar o seu trabalho já em home office", diz.


Este foi o grande desafio da coordenadora de RH, Joana Maffi. "Já no primeiro dia de trabalho, o novo funcionário possui uma agenda com reuniões virtuais para conhecer seu time e colegas de outras áreas. Nosso sistema envia um e-mail em formato de entrevista, apresentando o novo colega, desta forma todos ficam alinhados com as funções e área de trabalho do novo Chamoso (apelido carinhoso dos funcionários Chama). Estimulamos sempre o envio de boas vindas, passando nossa energia e cultura".


Para alegria dos gestores e do time de Recursos Humanos, os retornos dos colaboradores quanto ao onboarding virtual têm sido positivos. "Mesmo sabendo que as coisas chegariam na minha casa, fiquei surpresa quando vi o carinho com que tudo foi preparado. Me senti muito acolhida, principalmente com as mensagens de boas-vindas do time", diz Bruna Munhoz, especialista de Estratégia de Marketing.


"Me senti muito bem recebida desde o início, seja com os cuidados e mimos no envio das ferramentas de trabalho até a minha casa, até as integrações virtuais durante a minha primeira semana na empresa. Mesmo longe fisicamente, consegui ser acolhida com carinho", afirma Fernanda Zettler, coordenadora de Marca e Comunicação.


"Começar um emprego novo já tem seus desafios, ainda mais durante os tempos de quarentena e incertezas; por outro lado, a experiência de ver os colegas de trabalho nos seus lares, faz com que se crie um ambiente positivo e que se transfere na hora do trabalho", completa Gabriela Leal, Analista Sênior de Estratégia & BI.


Sheynna Hakim Rossignol, Presidente do Chama no Brasil, afirma que fazer um movimento de contratação enquanto quase a totalidade das empresas no país está reduzindo o número de pessoas de suas equipes é um privilégio. "Felizmente, nosso negócio está inserido no mercado de produtos essenciais, além disso, temos um plano sólido de crescimento, o que nos dá condição de expandir na contra-mão do mercado. Estamos trazendo grandes talentos para posições chave da empresa, fazendo contratações valiosas, de uma maneira virtual. Teremos novas lições a aplicar depois de que tudo isso passar".


Sobre o Chama


Disponível no Google Play e na App Store, o Chama é um marketplace que conecta revendedores de botijões de gás a clientes. Lançada em dezembro de 2016, a empresa reúne em um único ambiente mais de 2.000 revendedores regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em apenas alguns cliques o usuário pode solicitar o serviço oferecido pela empresa e escolher o fornecedor que mais lhe agradar - selecionando informações como: valor cobrado, tempo de entrega e marca do produto. O serviço está presente em São Paulo, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.



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