Leia Coluna do Jonas desta terça, 07

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Terça-feira, 07 de Dezembro 2021- Dia lnternacional da Aviação Civil. Dia Nacional da Assistência Social. Dia Nacional da Silvicultura

Pensamento: "Tudo aquilo que realmente importa na vida não tem preço. Tem valor!"

Musica: Travessia - Milton Nascimento – Indicação Mateus Gnuztman - https://www.youtube.com/watch?v=kDe3qOhrJLo 

Niver: Eduardo Coelho, Cristina Mussury, Jorge Razuk Neto, Caucau Linda, Junior Oliveira Santos, Jorge Luiz Soares, Gilcéia Pinheiro- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Mudança em Regimento

A Câmara de Campo Grande aprovou na sessão ordinária do dia 30 de novembro, em regime de urgência, o projeto de resolução 489/21, da Mesa Diretora, que acrescenta o inciso VI e altera o § 3º do Art. 96 da Resolução n. 1.109/09 (Regimento Interno da Câmara Municipal de Campo Grande).

A proposta encerra a sessão legislativa no dia 20 de dezembro de cada ano e, ainda, prevê a suspensão temporária do exercício do mandato, por falta de decoro parlamentar, para o vereador que utilizar os plenários ou dependências da Câmara para realizar atividades diversas das atribuições de parlamentar ou sem a autorização da Presidência.

Sem dancinhas

A medida foi adotada após dois vereadores dançarem no Plenário Oliva Enciso, onde acontecem as sessões, de acordo com o Campograndenews.

Recentemente, o vereador Tiago Vargas (PSD) publicou um vídeo no Instagram em que aparece dançando no espaço reservado aos parlamentares. Já no dia 16, Camila Jara (PT) dançou no espaço próximo ao auditório do plenário.

Deboche

No primeiro caso, Camila Jara debochou de “negacionistas, bolsonaristas e direitistas”.

Já Tiago Vargas, de acordo com o Campograndenews, dançou para celebrar que era sexta-feira.

Congresso de Câmaras

A Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam) promove no período de 7 a 10 deste mês, o 14º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais.

 A data é bem significativa e de extrema importância, beirando o período eleitoral, uma vez que teremos eleições, no ano de 2022.

Regras sanitárias

Devido a Pandemia do Covid-19, serão adotadas as regras sanitárias, conforme as autoridades determinam, respeitando o distanciamento social.

Centenas de representantes de todo o país chegam à Brasília no período do encontro, para discutir os assuntos do Legislativo Municipal.

Capacitação e qualificação

A Abracam vem cumprindo, aos longos dos seus 22 anos de atividades, sua missão de capacitar e qualificar os vereadores e vereadoras de todo o país, para que exerçam suas funções, dando ao parlamentar municipal o exercício do Estado Democrático de Direito.

Prepara uma programação de primeiríssima qualidade, com palestrantes e consultores atualizados.

Coronavírus

O boletim epidemiológico de ontem (6) apresentou o registro de mais 89 casos novos de contaminação pelo coronavírus. 379.286 casos confirmados desde o início da pandemia em Mato Grosso do Sul

A taxa de contágio, que já chegou a 0,83 no último mês de novembro, agora está em 0,88. Sinal de alerta para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Novo óbito

O boletim ainda registrou um novo óbito por consequência da doença, de um paciente do município de Sete Quedas. Com mais este, totalizam 9.689 óbitos desde o início da pandemia em MS.

Um total de 949 pessoas contaminadas estão em isolamento domiciliar e outras 46 precisaram de hospitalização em todo o Estado.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira (7), das 8h às 20h, uma Ação de Vacinação na Escola Estadual Presidente Vargas, localizada na Rua Oliveira Marques. O objetivo é incentivar aqueles que ainda não foram imunizados e facilitar o acesso à vacina.

Serão ofertadas a dose 1, dose 2 e dose 3 do imunizante contra a Covid-19 para toda a população. Adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Comprovantes

Para se vacinar é necessário levar o CPF ou Cartão SUS, e comprovante das doses já tomadas, no caso de quem procura pela D2 ou D3.

 “Lembrando que é necessário observar os prazos de intervalo entre as doses de reforço”, destacou o chefe da imunização, Edvan Marcelo Marques.

Pensão especial

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria um auxílio especial para dependentes nos casos em que o servidor da segurança pública venha a morrer em decorrência da Covid-19 durante Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). A medida abrange os agentes de segurança do sistema socioeducativo.

 Segundo o texto, o auxílio mensal no valor de um salário mínimo (R$ 1.100 hoje) será pago a cada dependente individualmente – sem prejuízo de outros benefícios previdenciários ou de transferência de renda e ainda que a morte tenha ocorrido antes da entrada em vigor da nova lei, informou a Agência Câmara de Notícias.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica       

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE