Leia Coluna do Jonas desta sexta, 03

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sexta-feira, 03 de Dezembro 2021 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Dia Internacional do Deficiente Físico. Dia de São Francisco Xavier. Dia do Delegado de Polícia. Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria.

Pensamento: "A gente vive melhor quando não fala tudo que sabe, não acredita em tudo que escuta e aprende a rir de todo o resto."

Musica: Voa liberdade – Jessé- Indicação Mateus Gnuztaman -https://www.youtube.com/watch?v=QDVuT8d9VEQ       
Niver: Francisco Celso Cáceres, Flavia Estigarribia, Ângelo Lorenzi, Gilberto Kurata, Maria Medeiros, Agnaldo Felix Ribeiro, Maroca Maroca, Talles Muller- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Alerta sobre nova variante Ômicron

A Secretária de Saúde de Dourados alerta a população sobre a nova variante SARS-CoV-2, nomeada como Ômicron. A detecção aconteceu no dia 23 de novembro em uma província africana, com expressivo aumento dos casos.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou na terça-feira (30) dois resultados positivos para a variante no Brasil. Os casos surgiram em São Paulo, em um casal vindos da África do Sul.

Medidas de biossegurança

A Prefeitura de Dourados pede a colaboração dos cidadãos com o cumprimento das medidas de biossegurança, reforçando o uso de máscara de proteção de forma correta, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social, uso de álcool em gel ou lavando as mãos constantemente com água e sabão.

É de extrema importância que todos estejam imunizados com todas as doses da vacina.

Vacinação neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, dia 4, das 8h às 12h, uma ação de vacinação na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, no Jardim Água Boa. O objetivo é incentivar aqueles que ainda não foram imunizados e facilitar o acesso à vacina.

Serão ofertadas a dose 1, dose 2 e dose 3 do imunizante contra a Covid-19 para toda a população. Adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Para se vacinar é necessário levar o CPF ou Cartão SUS, e comprovante das doses já tomadas, no caso de quem procura pela D2 ou D3.

João Linhares

Mais uma ação do procurador João Linhares beneficia a Educação em Dourados. Desta vez, a instituição beneficiada foi a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados FCH/UFGD. Foram entregues um HD externo de 4TB Expansion Seagate; um monitor LG 31,5 VA UIHD 4k, HDR 10, HDMIDISPLAYPORT; Combo Teclado Mouse sem fio Flat DC110.

Origem

O equipamento foi conseguido através de acordos penais previstos pela legislação vigente,  realizados entre investigados e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Satisfação

João Linhares se mostra satisfeito com o resultado obtido: “Tenho gáudio por vislumbrar que está sendo concretizado o propósito inabalável de promover cidadania e de assegurar uma educação digna, inclusiva e feliz”!

Uso de máscara

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), preocupado com a Ômicron, manteve o uso de máscara no Estado. Pelo Twitter, ele disse que a decisão atende a recomendação do Comitê Científico.

João Doria disse ainda que todos os números demonstram que a pandemia está recuando no território paulista, mas que o Estado vai optar pela precaução diante de um 'compromisso com a saúde da população'. A decisão derruba, portanto, um possível anúncio de flexibilização, que poderia acontecer no próximo dia 11.

Passaporte de vacinação

A Prefeitura do Rio de Janeiro ampliou a exigência do passaporte de vacinação. A exigência passa a valer para hotéis, restaurantes, salões de beleza, táxis e transporte por aplicativo. Os passageiros terão que mostrar o comprovante para embarcar e motoristas podem recusar corridas de pessoas não vacinadas.

A ideia da Prefeitura do Rio é evitar a circulação de turistas não vacinados na cidade do Rio. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explica que a cobrança do comprovante de vacinação é obrigatória e multas podem ser aplicadas, em caso de descumprimento.

Democracia inclusiva

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 contarão com duas grandes novidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual, e outra para pessoas com deficiência auditiva. Essa preocupação com a inclusão de todo o eleitorado é constante na Justiça Eleitoral.

 Por isso, desde a criação da urna eletrônica, alguns recursos vêm sendo utilizados para que todos tenham a oportunidade de votar. Em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta sexta-feira (3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz questão de reforçar seu compromisso com uma democracia inclusiva.

Qualidade de áudio

A sintetização de voz, recurso voltado para eleitores com deficiência visual, foi aprimorada para as eleições do próximo ano.

Além de melhorias na qualidade geral do áudio, agora serão falados os nomes de suplentes e vices. Nas Eleições 2020, por exemplo, a urna só emitia um som informando o nome da candidata ou candidato titular.

Nome fonético

E, para maior fidelidade na fala dos nomes dos concorrentes, agora também será possível cadastrar um nome fonético.

“Isso significa escrever o nome do jeito que ele é falado. Assim, o software não erra e fala o nome dos candidatos e das candidatas corretamente”, explica o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra.

Intérprete de Libras

A outra novidade, voltada para pessoas com deficiência auditiva, é a inclusão da apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.

“Essa foi uma sugestão de duas eleitoras do Mato Grosso do Sul, demonstrando que a Justiça Eleitoral está sempre atenta aos anseios das eleitoras e dos eleitores”, destaca Coimbra.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica       

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE