Dia Nacional do Doador de Sangue: não se distancie da solidariedade. Doe sangue e leve esperança

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas

| ASSESSORIA


Um ato capaz de salvar muitas vidas: doar sangue. E não para por aí: a cada vida salva, são familiares e amigos que respiram aliviados pela recuperação de um ente querido, graças a um simples gesto. Não é à toa que existe uma data para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta quinta-feira (25).  

Os estoques dos bancos de sangue de todo o país precisam ser constantemente abastecidos para atender tanto quem estiver em situação de emergência, quanto para quem necessita de sangue com frequência e ainda para cirurgias. Por isso é importante exercer a solidariedade e doar sangue de qualquer tipo sanguíneo (A+, A-, B+, B-, O+, O-, AB+ e AB-) sempre que possível.  

Ciente disto, Giovana Neves Rodrigues Ferreira, colaboradora da Unimed Campo Grande, conta que sempre que alguma campanha é realizada com este intuito, ou fica sabendo de alguém que precisa muito da doação, não pensa duas vezes, vai correndo para um hemocentro e ainda mobiliza amigos e familiares. “Sempre realizo a doação voluntária e quando recebo algum nome de uma pessoa que precisa, informo no ato da doação. Também sempre divulgo e mobilizo, seja família, amigos e em redes sociais”.  

Giovana ainda relata que foi aos 18 anos que realizou a primeira doação de sangue. “Naquele momento soube que meu tipo sanguíneo é O-, a partir de então, ciente que esse tipo de sangue é universal e ajuda todos, porém só recebe dele mesmo, me senti na obrigação de ajudar todos que precisam”. 

Vale lembrar que neste momento de pandemia, é importante reforçar as medidas de prevenção a essa e outras doenças no ato da doação, por isso, além das instruções do Hemosul para a doação de sangue, a Unimed CG disponibilizou um protocolo interno com todos os cuidados necessários que devem ser adotados pelos doadores voluntários, basta clicar aqui e conferir. 

 Hemosul está localizado na Av. Fernando Correa da Costa nº 1304 - Centro - Campo Grande/MS

Em Dourados, na Vila Industrial, anexo ao PAM.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE