Liandra pede mutirões de combate à dengue nos bairros e distritos

| CâMARA DOURADOS / ASSESSORIA


Vereadora Liandra da Saúde encaminhou solicitações durante sessão na Câmara Municipal Foto: Valdenir Rodrigues/CMD

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) encaminhou, durante a sessão desta segunda-feira (22), indicação ao prefeito Alan Guedes (PP), à coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Rosana Alexandra da Silva e ao secretário municipal de Saúde, Waldno de Lucena, solicitando a realização de mutirões de combate à dengue no município, com toda a estrutura necessária para o recolhimento de entulhos e recipientes que possam ocasionar o acúmulo de água e consequentemente o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, além da  Chikungunya e Zika Vírus.

Liandra solicita também a realização de campanhas de conscientização em bairros, postos de saúde, escolas e CEIMs, incluindo os distritos, com parcerias com o Exército, órgãos públicos de Saúde e Esporte. “O poder público poderá incentivar a comunidade em colaborar, limpando e evitando juntar criadouros para o mosquito e com parcerias garantindo mais saúde a população”, justifica.

A vereadora reforça ainda a orientação da Secretaria de Estado de Saúde que recomenda a realização de um ‘Dia D” de combate à dengue, envolvendo setores de vários segmentos, vistoriando todos os postos de saúde, unidades escolares e locais de grande concentração de pessoas. “Neste período do ano são os meses mais chuvosos de cada região, por isso é importante manter a higiene e evitar água parada, tendo em vista que os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver”, ressaltou.  

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

Em requerimento encaminhado ao prefeito Alan e a coordenadora Rosana Alexandra (CCZ), a vereadora Liandra da Saúde pede informações com relação as ações de vacinação contra raiva em animas domésticos. No documento, ela solicita dados relativos as campanhas itinerantes de vacinação no decorrer do ano de 2021, o número de cachorros e gatos vacinados e a previsão de novas campanhas.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE