SENAI de Campo Grande tem representante no SPFW+Regeneração com projeto inclusivo

| ASSESSORIA/FIEMS


Foto: Divulgação

O SENAI de Campo Grande tem representante no festival de moda São Paulo Fashion Week + Regeneração, que começou nesta quarta-feira (17/11) e segue até domingo (21/11). A instrutora técnica do vestuário da instituição na capital, Luane Sales, em parceria com o técnico em beneficiamento têxtil e designer de moda, Eduardo Alves, e a costureira Julia Delphino, desenvolveu o projeto de moda “Bocaiuva Moda Inclusiva” e foi selecionada entre diversos projetos do Brasil, ficando entre os 48 escolhidos para participarem do evento.

Durante toda a semana o grupo participa de rodada de negócios, lives, trocas de experiências com grandes nomes da moda, além de divulgar o projeto sul-mato-grossense para todo País com a oportunidade de fazer contatos com microempresas individuais e coletivas, pesquisadores de novas matérias, desenvolvedores de novos processos e tecnologias, estilistas, designers, artesãos, startups e empreendedores para fomentar o protagonismo de núcleos criativos diversos e sustentáveis.

Bocaiúva Moda Inclusiva

O projeto “Bocaiúva Moda Inclusiva” tem influência da moda que vai além do vestuário. De acordo com Luane Sales, a proposta está diretamente relacionada a noções de identidade, pertencimento e diferenciação. “O Bocaíuva Moda Inclusiva trabalha a partir de dois pilares: inclusão e sustentabilidade. Tem o objetivo de trazer discussões pertinentes a sociedade para levar a moda para um aspecto mais amplo e promover uma quebra de estereótipos, a começar pela aceitação de corpos reais em nossa sociedade”, explica.

As peças trazem adaptações na construção e acessibilidade, conscientizando as pessoas sobre a importância da moda inclusiva para mais de 45,6 milhões de pessoas no nosso país. “Vivemos vestidos, e o modo como fazemos isso reflete nossa personalidade. Na vida social a roupa cumpre muitas funções, o vestuário vai muito além da vaidade, é um item necessário para a vida que vivemos. E esse aspecto é tão ou mais importante para uma pessoa com deficiência”, completa Luane.

A produção das peças também tem como compromisso a sustentabilidade desde a escolha dos materiais utilizados, como os tecidos que possuem o selo “Sou de Algodão”, certificando que o produto possui mais de 70% de Algodão BCI, algodão produzido de forma sustentável. A modelagem das peças segue a abordagem zero waste, movimento que busca reduzir o desperdício, e os cartões de visitas e tags são produzidos com papel semente.

SPFW+Regeneração

O evento é promovido pela IMM Moda LTDA, mesma realizadora do SPFW. O Festival tem o intuito de apresentar projetos diversos e sustentáveis para uma jornada imersiva com mentorias e encontros exclusivos, como uma potente conexão para a transformação sustentável e social.

Os principais pontos avaliados para escolha dos projetos que tem o perfil do festival são a diversidade e equidade racial; protagonismo feminino; empreendedorismo; sustentabilidade; inovação; e origem nas origens (cultura). Os escolhidos terão encontros criativos entre estilistas convidados em colaboração com nomes destacados de diversas áreas como consciência, alimento, coletividade e racialidade.

Estão confirmados nomes como: Ronaldo Fraga, Neka Mena Barreto, Fernanda Yamamoto, Comunidade Yuba, Luiz Cláudio, Djamila Ribeiro, Oskar Metsavaht e Sidarta Ribeiro. O processo criativo a partir desses encontros resultará em instalações artísticas que ocuparão a cidade de São Paulo em novembro durante a temporada SPFW. O calendário de atividades que contempla a equipe de Campo Grande começou dia 17 e segue até 21 de novembro.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE