50 anos depois, alunos do VespasianoMartins, de Campo Grande, se reencontram e reatam amizades

| ASSESSORIA


Mais de 40 estudantes de Campo Grande, da década de 70 da Escola Estadual Vespasiano Martins, se reencontraram, quase 50 anos depois. Formaram um forte grupo de amizade que tem aumentado nos últimos anos graças ao esforço de cada um na busca de todos aqueles com quem fizeram o “Curso Ginasial”, depois de passarem pelo “Exame de Admissão” (uma espécie de vestibular), exigido na época.

O último reencontro foi no sábado (13), numa casa de festas no Jardim Aero Rancho, ande participaram, com a presença de familiares, de um churrasco, sempre regado de muita música, gargalhadas e lembranças dos bons tempos, reascendendo e fortalecendo as amizades.

Apesar de alguns não terem se perdido de vista depois de quase 50 anos, a maioria só se reencontrou mesmo de 5 anos para cá. Sempre promovendo festas, almoços, jantares, bailes, enfim, a alegria de se reencontrarem foi tamanha, que tudo era motivo para se reunir e comemorar. Foram realizadas dezenas de “pucherada”, churrascos, peixadas e até festas juninas com a participação de cônjuges, filhos e netos.

A amizade se fortaleceu de tal forma que o grupo passou a somar forças também para ajudar uns aos outros nos problemas sociais, emocionais e de saúde. Afinal, (boa) amizade é para isso mesmo. Provavelmente por conta disso, da preocupação e assistência uns aos outros, durante o período de pandemia, que levou milhares de milhares de vidas, nenhuma vida do grupo se perdeu para a Covid-19.

O reencontro do grupo começou graças ao ex-professor de fanfarra, Wellington Nazaré, que retornou a Campo Grande em 2016 e como se sentia só na cidade, resolveu procurar “a turma do Vespa”, com quem estabeleceu fortes laços de amizade de 73 a 77. Ele conta que apesar de buscar os antigos amigos, buscava também saber também como estava a “Rose”, jovem que lhe despertou “profundos sentimentos” que nunca foram esquecidos, apesar de sua vida ter dado muitas voltas depois daquela época. Para sua alegria, ela, que é professora aposentada, estava “livre” e isso lhe deu “motivo, força e alegria” para implementar o projeto de reunir a “galera”.

Rose teve papel fundamental nesse processo, pois conhecia o paradeiro de alguns amigos e amigas e é uma ótima organizadora e anfitriã. O grupo então passou a realizar encontros que em média eram de dois em dois meses. Muitos vestiram a camisa para tornar possível mais e mais encontros.

 “É muito gostoso voltar ao passado, nas nossas memórias e lembrar da nossa escola. Na época, o Vespasiano Martins era um colégio caindo aos pedaços, mas não faltava educação e alegria. A nossa diretora era uma pessoa muito especial. Abria a escola nos finais de semana para atividades culturais, bailinhos, brincadeiras. Tudo num clima de muito respeito e de grande emoção” recorda Rose.

Apesar da maioria só se reencontrar praticamente 50 anos depois, algumas amizades nunca se perderam, como as de Zaira Ribeiro Assunção e Janete Rosa de Souza, que permaneceram amigas por todo esse tempo e hoje, depois de criarem seus filhos, serem comadres, são boas vizinhas. Na festa de sábado, Zaira, acompanhada de seu marido Renato, estava lá, sentada, conversando e rindo com a amiga Janete. Houve quem lhes perguntou: - Como podem ser amigas há mais de 50 anos, serem comadres, vizinhas que se encontram praticamente todos os dias, e ainda assim terem tanto para conversar? A resposta veio no ato por parte de ambas: - É por isso que somos amigas!

Donizete Nunes de Menezes também é conhecido como grande anfitrião. Realiza a Festa de Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande, há muitos anos e faz trabalhos sociais com crianças, fornecendo principalmente alimentos aos mais pobres. Ele também faz parte da “Turma do Vespa” e é uma figura que está sempre alegre, sorrindo, brincando.

O grupo é todo assim, muito alegre e divertido. Como todos são “maduros”, sabem desfrutar de boas conversas e aproveitar a vida da melhor maneira possível. Apesar da euforia de todos, é “contagiante” o bom humor de algumas figuras como o de Sandra Bonazza, Marilene Freitas, Madalena Pache e o que dizer então de Luzia Navarro Santos, que não perde a oportunidade de fazer uma boa piada.

O reencontro da turma é tão bom que Jorge Mezzas, que mora em Mato Grosso, não pensou duas vezes e tratou de vir logo pela manhã do dia 13, para a festa que começou no final de tarde. E dos professores, o único encontrado e há muitos anos mantêm contato com vários ex-alunos daquela época é Marivaldo Miranda, médico veterinário, servidor público do Estado na Agraer.

Fazem parte do grupo as seguintes pessoas: Sandra Suely Miguel Versoza, Antônia Célia Almeida de Araújo, Nádia Aguiar, Maria Auxiliadora Nunes Ferreira, Rose Mary Aguiar, Vera Eunice de Aquino Ayala, Wellington Nazaret, Marcos Daniel Aguiar, Luzia Navarro Santos, Maria Auxiliadora Espíndola Menezes, Nelson dos Santos, Zaíra Chaves, Janete Rosa de Souza, Zeilda Ribeiro Assunção, Tânia Rosa navarro de Menezes, Maria Madalena Navarro de Menezes, Donizete Nunes de Menezes, Silvia Almeida de Oliveira, Sônia Lúcia Correia, Dina Terezinha Farias, Nelci Marques, Juciara, Denair Soares Samaniego, Olimpio Samaniego, Walter Júnior, Marilene Inês de Freitas, Maria Madalena Pache, Sandra Navarro Bonazza, Edivaldo, Nilton José, Edilson Coelho, Gilda de Oliveira, Amaral Rocha, Jorge Mezzas, Walfrido..., Cleusa Sabino, Marivaldo Miranda, Wilson Aquino, Janine Chicrala da Silva Martins e Edivaldo Matos Martins, Juciara Gomes Isnardi, Maria Auxiliadora Espindola, Edilson Coelho, Mário Sam. Outros nomes certamente serão acrescentados até o próximo encontro. Os interessados (da época) em aderir ao grupo, entre em contato com Rose pelo telefone (67)99293-4087.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE