MS é campeão no vôlei de praia e basquete masculino nos Jogos Escolares Brasileiros 2021

| LUCAS CASTRO, FUNDESPORTE


Mato Grosso do Sul é dono da medalha de ouro dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021 no vôlei de praia (Série Ouro) e no basquetebol (Série Prata), no gênero masculino. As finais da competição para estudantes-atletas de 12 a 14 anos, com sede no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), aconteceram nesta quinta-feira (4). A delegação estadual é coordenada e apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

A decisão do vôlei de praia masculino foi eletrizante, com direito a ­tie-break. Os sul-mato-grossenses Raphael Alexandre Bispo e Rodrigo Francisco de Paula, representando a Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade (Campo Grande), não se intimidaram com os donos da casa, do Sistema Elite de Ensino (RJ), muito menos com a torcida adversária. No fim, vitória para Mato Grosso do Sul por 2 sets a 1 (parciais de 21x14, 16x21 e 15x6), sob comando do técnico Vitor Sena.

“É muita felicidade, conseguimos honrar nosso Mato Grosso do Sul em alto nível”, comemorou Rodrigo. O companheiro Raphael completou: “coração ficou acelerado, até por ser a primeira vez que saímos de casa para jogar. Comemoração agora é na praia”. Os meninos treinam no Grupo Areias da Esperança (GAE), projeto desenvolvido no bairro Maria Aparecida Pedrossian, na Capital, e vinculado ao Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) da Fundesporte, que oferece treinamento desportivo nas instituições da Rede Estadual de Ensino, no contraturno das aulas.

As campo-grandenses Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, estudantes do Colégio Funlec Raul Sans de Matos, também disputaram a final da Série Ouro do vôlei de praia contra dupla carioca da mesma instituição de ensino (Sistema Elite) e ficaram com a prata. O placar foi de 2 sets a 0 (parciais de 21x12 e 21x9) para o Rio.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, acompanhou de perto as duas finais do vôlei de praia e enalteceu o desempenho das duplas. “Chegamos com muita força no vôlei de praia, com nossas duas duplas na final. Isso só mostra que Mato Grosso do Sul é muito forte no esporte escolar e que estamos no caminho certo. Parabenizo todos os atletas que tenho certeza que representaram o nosso Estado com muita garra em todas as modalidades”.

Mato Grosso do Sul também foi dominante na final do basquetebol masculino, na série prata, e garantiu o título. Para assegurar o ouro, a Escola Presbiteriana Erasmo Braga, de Dourados, precisou bater o Colégio Batista Mineiro (MG), por 58 a 56. A equipe douradense terminou na nona colocação geral, somando-se o desempenho de todas as séries/divisões.

 

Confira abaixo a classificação final de Mato Grosso do Sul nas demais modalidades coletivas:

 

Basquetebol feminino

Escola de Educação Cativante (Rio Brilhante) - 4º lugar na Série Ouro

 

Futsal feminino

Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo (Maracaju) - 4º lugar na Série Ouro

Futsal masculino

Escola Tenir (Corumbá) - 4º lugar na Série Prata

 

Handebol feminino

Escola Municipal Doutor Eduardo Olímpio Machado (Campo Grande) - 8º lugar na Série Ouro

Handebol masculino

Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade (Aquidauana) - 3º lugar na Série Bronze

 

Voleibol feminino

Escola Estadual Professor Luiz Lopes de Carvalho (Três Lagoas) - 6º lugar na Série Bronze

 

Voleibol masculino

Escola Estadual Professor Luiz Lopes de Carvalho (Três Lagoas) - 2º lugar na Série Prata

 

Os JEB's são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A delegação de Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, e conta com apoio do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas (CRE-TL).



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE