Leia Coluna do Jonas desta segunda, 01

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Segunda-feira, 01 de Novembro 2021 - Dia de Todos os Santos. Dia Mundial do Veganismo.

Pensamento: "Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito."

Musica: Never tear us apart – INXS – (https://www.youtube.com/watch?v=AIBv2GEnXlc)   

Niver: Antonio Marcos Marques,Santa Santos, Alfredo Marques de Andrade, Éderson Márcio Ramos, Thiago Medeiros, José Tibiriçá Martins Ferreira- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Bordoada

O Trevo do DOF, foi dito no imperativo recentemente, que as obras iam começar em outubro; resta saber de que ano, pois estamos inicando novembro e até agora “neca de pitibiriba”. É preciso parar de subestimar inteligência do povão. Na politica seria de bom grado mudar a projeção para fazer para deitar e rolar quando efetivamente terminar uma demanda, ou seja, entregar a obra, desse jeito não tem como cravar ou fazer defesa.

Iluminação

Assim foi lá atrás, quando entrou em ação a taxa de iluminação para sanar esse gargalo na cidade. Projeto foi aprovado, está em evidência e o breu toma conta. Várias sugestões aconteceram, como o uso de lâmpadas de led, mas o uso de braços e relés continua de seculo passado.

Peregrinação

O ex-governador André Puccinelli (MDB), garantiu na sexta-feira (29) ao Jornal Midiamax, que é pré-candidato ao governo do Estado nas eleições de 2022.

Ele disse que espera a liberação do uso de máscaras e outras restrições para caminhar mais pelo Estado. Ou seja, fará uma peregrinação pelo interior.

Espaços de Poder

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) promove, no  dia 11 de novembro, às 14h, o evento “Diálogos Sobre a Participação da Mulher Negra nos Espaços de Poder".

O encontro será restrito aos convidados e palestrantes em observância às normas de segurança sanitária, mas poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do TRE-MS no YouTube.

Palestras

O diálogo contará com a palestra de Roberta Eugênio, advogada e membro do Instituto Alziras, que abordará o tema “A participação da mulher negra na política”.

E de Jaceguara Dantas, procuradora de Justiça do Estado de MS, com o tema “A violência contra a mulher negra”. O encontro será mediado pela jornalista Ana Cristina Machado Rosa.

TRE-MS + Igualdade

O evento faz parte do Projeto TRE-MS + Igualdade e visa, no mês da consciência negra (comemorado em novembro), promover o empoderamento da mulher negra através do debate e reflexão.

E, ainda, de fortalecer a presença de mulheres em toda sua diversidade, na política e na gestão pública.

TikTok do TSE

Já está disponível mais uma edição do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral. O programa destaca que o perfil do Tribunal Superior Eleitoral no TikTok venceu o XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Mídia Social.

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) da Bahia, de Tocantins e de Rondônia também foram premiados.

Participação

Esse episódio ainda mostra a participação do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, no II Seminário Internacional sobre Desinformação e Eleições.  O evento foi promovido pelo Tribunal e contou com a participação dos principais especialistas acerca do assunto.

Barroso defendeu a regulação e a moderação do que é postado nas mídias sociais, diante do excesso de informações falsas que circulam pela internet, prejudicando as eleições e as democracias em todo o mundo.

Sorteio

O podcast também lembra que o sorteio público para seleção de inscrições no TPS será no dia 5 de novembro.

Recursos relacionados a essa fase podem ser apresentados até o dia 8, e os resultados estarão disponíveis até o dia 9 de novembro.

Proteção aos idosos

A Assembleia Legislativa de MS aprovou na sessão de quinta-feira (28), Projeto de Lei 157/2020, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que cria campanha para proteger os idosos contra golpes financeiros, por meio da prevenção e repressão aos crimes de estelionato e da proteção e auxílio às vítimas.

“Um exemplo é o golpe conhecido como bilhete premiado. A proposta objetiva campanhas educativas para proteger a vítima e encorajar a sociedade ao enfrentamento desses golpes”, disse Vaz. Aprovado, vai à redação final por ter sofrido emendas.

Fibromialgia

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal, que prevê a inclusão de pessoas com fibromialgia na lista de atendimento preferencial em empresas, concessionárias de serviços públicos e órgãos públicos.

Fca permitido também, ao referido público, estacionar em vagas destinadas aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Minimizar os males

O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Ronilço Guerreiro (Podemos). Segundo ele, o objetivo é minimizar os males causados pela síndrome.

"Quem tem essa síndrome sente dores às vezes insuportáveis e, o que pretendo com esse projeto, é fazer com que essas pessoas tenham atendimento preferencial em mercado, banco, farmácia, assim como têm idosos e gestantes. Nós precisamos sempre olhar com empatia para a dor do outro", afirmou o vereador.

Homenagem

O Senado vai promover uma sessão especial, no próximo dia 8, às 15h, para homenagear o engenheiro agrônomo Alysson Paulinelli.

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), autor do requerimento de homenagem, destaca que Paulinelli foi  indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021, por sua luta e por suas contribuições no aumento da segurança alimentar de nosso país e do mundo e na redução dos conflitos no campo, informou a Agência Senado.

Mineiro

Alysson Paulinelli nasceu em 1936, em Bambuí (MG). É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras e um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Foi secretário da Agricultura de Minas Gerais, ministro da Agricultura na década de 1970 e deputado federal constituinte, além de já ter presidido a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE