Setor aéreo registra alta de 6,2% no número de passageiros transportados em setembro

Aeroportos de Brasília e de Viracopos apresentaram recorde no período ultrapassando, inclusive, índices registrados em 2019

| GOV.BR


O mês de setembro apresentou alta de 6,2% no número de passageiros transportados - Foto: MTur

Impulsionado pelo feriado da independência, quando cerca de 1,5 milhão de pessoas voaram pelo país, o mês de setembro apresentou alta de 6,2% no número de passageiros transportados. Os dados foram divulgados na última terça-feira (26/10) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ao todo, mais de 5,8 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos do país, ocupando em média 81,2% da capacidade das aeronaves e totalizando 41 milhões no acumulado do ano.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o setor aéreo tem papel fundamental para o desenvolvimento e a retomada do turismo brasileiro. “O mês de setembro tem sido bem positivo para o nosso setor. Alta na geração de empregos, líder de vendas no comércio eletrônico, turismo rodoviário crescente e agora o setor aéreo. Estamos caminhando para números cada vez melhores e quem sabe possamos terminar 2021 com números superiores aos registrados em 2019, não é mesmo?', destacou.

Alguns aeroportos do país registraram recordes no período, como é o caso de Brasília e o de Viracopos (SP). Segundo a Inframerica, responsável pelo terminal da capital nacional, mais de um milhão de usuários e 10 mil pousos e decolagens foram registrados em setembro. No aeroporto paulista, o último mês registrou o maior movimento do ano com 917,3 mil passageiros pousando e decolando. O índice ultrapassou os números de 2019, quando 857,6 mil pessoas estiveram no terminal.

O aeroporto de Guarulhos, também em São Paulo, registrou uma movimentação de cerca de 2,2 milhões de passageiros, alta de 60,4% quando comparado com setembro de 2020, segundo a GRU Airport. Em Recife (PE), o aeroporto da cidade recebeu 681 mil pessoas, que representam 96% dos viajantes do mesmo período de 2019. Na capital cearense, o número foi de 360 mil.

O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura, por meio do selo “Turismo Responsável', iniciativa que estabelece boas práticas de biossegurança para 15 atividades do setor. A iniciativa estabelece protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 e busca auxiliar na retomada segura das atividades tanto para turistas quanto para trabalhadores. O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, dentre outros e pode ser obtido de maneira rápida e segura pelo site.

Com informações do Ministério do Turismo



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE