Leia Coluna do Jonas deste sábdo, 30

| REDAçãO


Sábado, 30 de Outubro 2021-Dia do Comerciário. Dia do Material Bélico. Dia do Ginecologista. Dia do Fisiculturista.
Dia do Balconista. Dia da Decoração. Dia da Merendeira Escolar. Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo.

Pensamento: "Ansiedade é como uma cadeira de balanço, mantém você em movimento o tempo todo, mas não o leva a lugar algum."

Musica: Bon Jovi – Hallelujah – Indicação Mateus Gnuatman (https://www.youtube.com/watch?v=RSJbYWPEaxw) 

Niver: Aldeni Freire,Joacirr Ratier, Fernando Ortega, Roberto Shimizu, Carlos Peixoto, Eduardo Medeiros, José Ricardo Santos- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Embaixador da Paz

O promotor de Justiça,  João Linhares Júnior Brasil, acaba de ser convidado para ser Embaixador da Paz. O convite partiu da Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix - Suisse/France, que reconhece nele uma figura importante para atender os objetivos da entidade.

A fundadora da Cercle, Gabrielle Simond, explica: “Todos aqueles que trabalham pela Paz formam um mesmo espírito, alma, corpo e mente, uma mesma Família Universal da Paz”.

Reação

João Linhares, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Dourados se emocionou com a indicação.

E faz questão de agradecer e compartilhar com amigos o que ele denomina “momento de felicidade”.  Parabéns!.

Passarinho Verde

Passarinho verde andou voando e revoando o Brasil e passou lá pelos céus do Paraná, quando ficou sabendo de coisas que vão fazer o som ganhar volume em Dourados. Diz o passarinho que seu amigo, que foge bem das ratoeiras, está estendendo as patinhas na direção da Cidade Modelo, o que vai provocar uma revolução nas latinhas daqui.

Clareando

Dizem também que a negociação já está bastante adiantada, faltando apenas mínimos detalhes para que a Rede Massa se instale por aqui. O grande comunicador e  empresário Carlos Massa já se reuniu várias vezes com o comando de uma FM de Dourados e não deve demorar o anúncio do negócio.

Sigilo

Até agora tudo vem se mantendo em sigilo. O que há a dizer é o óbvio. É uma grande emissora e grande parte da população e de profissionais do segmento deverão se surpreender.  E Ratinho, que não é o nosso amigo daqui, logo logo estará circulando, mesmo que por pouco tempo, pelas ruas de Dourados. É aguardar pra ver...

Mais novidade no ar

Outra novidade da latinha fica por conta do Grupo Gazeta MS, que assume o comando da Rádio Interativa FM – 104.9, de Laguna Carapã. À frente da emissora estará o radialista e jornalista Silva Júnior, (Grupo Gazeta MS), coordenando a parte artística, já a partir da próxima semana, assumindo o comando da 104.9. A negociação foi feita diretamente com o idealizador do projeto da FM lagunense, Ribas Godim Jùnior.

Grade

A grade de programação da Interativa FM terá como pontos fortes o esporte, a cultura,  o social, a prestação de serviço e a utilidade pública. Silva Jùnior, com direito ao “friozinho na barriga” já prepara sua equipe, com amigos que vão abraçar a causa: “Este será mais um dos maiores desafios na minha vida”.

Uma boa medida

O prefeito Alan Guedes anunciou em uma live na quinta-feira (28), Dia do Servidor Público, que vai antecipar a segunda parcela do 13º salário de 2021 no dia 25 de novembro. A primeira parcela já foi paga no mês de julho.

Alan também anunciou que o depósito do salário de outubro foi antecipado para sexta-feira (29) e estará disponível para o saque neste sábado (30). O prefeito destaca que a antecipação é fruto de um planejamento realizado desde o início do ano e conquistado através de um trabalho coletivo.

Judiciário

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o Projeto de Lei 308/2021, de autoria do Poder Judiciário, que objetiva criar dois cargos de desembargador na estrutura de pessoal da magistratura do Poder Judiciário do Estado.

E, por via de conseqüência, criar mais uma Câmara Cível e 15 cargos em comissão de assessor de desembargador. Está prevista a adequação da composição das sessões cíveis e criminais do Tribunal.

Taxas cartorárias

Continua sem solução a questão da redução do valor das taxas cartorárias no Estado.

A Assembleia Legislativa aguarda, por parte do Tribunal de Justiça, o envio de projeto sobre essa questão. Enquanto isso, a população continua reclamando.

Escuridão

O vereador Edson Souza (DEM) apresentou indicação na Câmara para que a prefeitura promova um mutirão de troca de lâmpadas em distritos da cidade, onde moradores convivem com a rotina de ‘escuridão’ por falta de manutenção.

“Temos trabalhado para dar o suporte aos moradores desses distritos de Dourados, que muitas vezes ficam esquecidos em suas necessidades. A falta de iluminação pública acaba por trazer insegurança e gerar transtornos e indicamos para que a prefeitura tome as devidas providências para uma solução”, explicou Souza.

"Sinal Vermelho"

A Câmara  Municipal de Campo Grande aprovou na quinta-feira (28) o projeto de lei 10.208/21, de autoria do vereador Dr. Loester (MDB), que cria o Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência, em especial a violência doméstica e familiar.

A proposta prevê que a mulher vítima de violência poderá dizer "Sinal Vermelho" ou sinalizar e efetivar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca em seu centro, na forma de um "X".

Cooperação

O intuito é difundir essa mensagem e contribuir para que todos aqueles que trabalham em estabelecimentos públicos e privados estejam aptos a compreendê-la e acionar as autoridades competentes.

O Programa consiste em uma ação de combate e prevenção à violência, na qual em estabelecimentos públicos e privados, a mulher poderá dizer "Sinal Vermelho" ou sinalizar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca em seu centro, na forma de um "X". Assim, quem identificar o pedido, deverá proceder com a coleta do nome da vítima, seu endereço ou telefone, bem como a imediata comunicação para o número 190.

Ações

O Projeto prevê que o Poder Executivo deverá promover ações necessárias a fim de viabilizar a construção de protocolos específicos de assistência e segurança às mulheres em situação de violência.

As ações integrarão medidas a serem aplicadas no momento em que a vítima efetuar o pedido.

Caminhoneiros

O presidente da Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, deputado Nereu Crispim (PSL-RS), pediu mais diálogo e entendimento do governo em relação à pauta desses trabalhadores, conforme divulgou a Agência Câmara de Notícias.

A categoria se organiza para uma nova paralisação em 1º de novembro como forma de chamar atenção para suas reivindicações, que incluem uma nova política de preços dos combustíveis, a volta da aposentadoria especial – concedida depois de 25 anos de contribuições previdenciárias – e o piso mínimo de frete, que tem sido alvo de ações na Justiça.

Demandas

Em videoconferência promovida pela frente parlamentar na quinta-feira (28), mais de 70 lideranças do setor apresentaram suas demandas aos parlamentares.

Segundo Crispim, a frente já mandou ofícios ao governo sobre o assunto e também levou a pauta aos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Preço do diesel

Deputados e caminhoneiros criticaram a atual política de preços de combustíveis, que se baseia no valor do barril de petróleo no mercado internacional e do dólar. É a chamada Política de Paridade Internacional (PPI), em vigor desde o governo de Michel Temer (2016-2018).

De janeiro a setembro deste ano, os preços de revenda registraram aumentos de 28% no diesel, 32% na gasolina e 27% no GLP, segundo o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). A perspectiva é de manutenção dessa tendência de alta devido às flutuações no preço internacional do barril de petróleo.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]