Leia Coluna do Jonas desta sexta, 29

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sexta-feira, 29 de Outubro 2021-Dia Mundial da Psoríase. Dia Nacional do Livro. Dia Mundial do AVC. Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro.

Pensamento: "Não passes demasiado tempo a complicar a vida. Ela pode não te dar tempo de a descomplicares."

Musica: La mer - Ray Conniff – Indicação Mateus Gnuztman – (https://www.youtube.com/watch?v=v8wMIedHdwg)

Niver: Claudevir Winter, Paulo César Mansano, Berenice Ratier, Osmar Pedroso da Silva, Humberto Teixeira Junior, Marcos Ribeiro, Daniel Aparecido dos Santos - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Mercantil

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco Mercantil do Brasil se reuniu com a direção do banco na tarde desta quarta-feira (27) para continuar a negociação pelo fim das demissões e por melhores condições para os trabalhadores que permanecem no banco. No mês de outubro, dezenas de bancários foram demitidos, enquanto o lucro do banco passou dos R$ 100 milhões nos seis primeiros meses do ano.

Andou

Houve avanço em relação à última reunião, realizada no dia 22 de outubro. O banco acenou com a possibilidade de majorar o valor da requalificação, para R$ 2.200 para cada funcionário desligado e aumentar mais seis meses a garantir de plano de saúde, além do prazo previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), após a demissão.

Novo encontro

Os representantes dos trabalhadores reivindicaram vales refeição e alimentação por dois meses depois do desligamento. Além de seguro de vida para os demitidos. O banco ficou de retornar sobre as demandas, na próxima reunião, agendada para o dia 4 de novembro, às 14h. (assessoria)

"Julho sem Plástico"

Está tramitando na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 306/2021, de autoria do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), que prevê a criação, em Mato Grosso do Sul, da campanha “Julho sem Plástico”, que visa reduzir a utilização desse material, que é prejudicial ao meio ambiente.

O projeto estabelece a promoção pelo Estado de ações de conscientização e orientação sobre o descarte, reaproveitamento e, principalmente, sobre a necessidade da redução do uso do plástico.

Calendário oficial

Se o projeto for aprovado, a campanha passa a integrar o calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul.

Segundo informa o parlamentar  na justificativa da proposta, a campanha “Julho sem Plástico” é inspirada no movimento “Plastic Free July”, criado há dez anos na Austrália.

Posse

O promotor de Justiça Renzo Siufi assumiu, na segunda-feira (25), o cargo de Ouvidor do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, de Ouvidora Substituta. Ambos foram eleitos pelo Colégio de Procuradores de Justiça para o biênio 2021/2023.

A posse ocorreu na sessão solene do Colégio de Procuradores, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda. Na solenidade, a procuradora de Justiça e Secretária do Colégio de Procuradores, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, fez a leitura do Termo de Posse que foi assinado pelos novos Ouvidores.

PSD mais forte

O senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, assinou na quarta-feira (27) em Brasília, a ficha de filiação ao Partido Social Democrático (PSD), em evento no Memorial Juscelino Kubitscheck.

Estavam presentes cerca de 700 lideranças, entre senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e diferentes outras lideranças do PSD e de outros partidos.

Rumo ao Planalto

No evento, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, destacou o papel do senador e a indicação de que disputará a presidência da República pelo PSD.

E afirmou, em tom de brincadeira, que sabia que o presidente do Senado será candidato no próximo ano. Reforçou também a necessidade de uma alternativa à polarização no País.

Compromisso

“Quero dizer sobre a determinação do presidente Kassab, e me integrar humildemente ao PSD”, discursou Pacheco. O senador reafirmou seguir com seu “compromisso absoluto com o federalismo, defesa dos Estados e de soluções para questões brasileiras”.

Pacheco agradeceu parlamentares e lideranças presentes no evento, e destacou que o PSD “é um partido maduro, comprometido com o Brasil e tem um projeto sólido para o País”.

Marquinhos

Marquinhos Trad, prefeito de Campo Grande, discursou em nome dos gestores municipais do PSD, e disse que “a esperança de liberdade e democracia estará representada no 55 e no senhor presidente do Congresso Rodrigo Pacheco”.

 O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, também ressaltou que Marquinhos Trad, tem “todas as condições de se eleger e ser um grande governador do seu Estado”.

Economia Digital

A deputada Luisa Canziani (PTB-PR) assumiu, na quarta-feira (27), a presidência da Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital, em sucessão ao deputado Vinicius Poit (Novo-SP).

Ao assumir o cargo, a parlamentar destacou o comprometimento do grupo com a garantia de acesso da população à internet, a capacitação de profissionais para a revolução digital e novos modelos de negócio, além de um governo digital e eficiente, informou a Agência Câmara de Notícias.

Marco da Internet

“Temos trabalhado diariamente na defesa do Marco Civil da Internet, da Lei Geral da Proteção de Dados, Lei de GovTech, o Marco Legal das Startups e tantos outros temas”, ressaltou Luisa Canziani.

Presente à posse da nova mesa da frente parlamentar, o presidente da Câmara, Arthur Lira, também destacou o empenho do grupo em dar uma legislação mais moderna para a população brasileira.

SC sai na frente

Em pronunciamento, na quarta-feira (27), o senador Esperidião Amin (PP-SC) comemorou a decisão do estado de Santa Catarina de se antecipar e adotar formalmente, mesmo antes de finalizada a aprovação pelo Congresso Nacional, o teor do PL 1422/2019, que define o CPF como único número de identificação do cidadão.

“Ou seja, a partir da semana que vem, o número do CPF será o único número a identificar também a carteira de identidade. É uma iniciativa pioneira, que mostra que aquele sonho, que eu ajudei a resgatar, do nosso querido senador Pedro Simon, que conseguiu aprovar entre 1995 e 1997, uma lei nesse sentido, passa a ser realidade, disse.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE