Leia Coluna do Jonas desta quinta, 28

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quinta-feira, 28 de Outubro 2021-Dia Mundial do Judô. Dia de São Judas Tadeu. Dia do Flamenguista. Dia Internacional da Animação. Dia do Servidor Público. Dia da Engenharia da Aeronáutica.

Pensamento: "Se você não matar um leão por dia, amanhã serão dois."

Musica: Preciso lhe encontrar - Roberto Carlos – Indicação Mateus Gnuztman – (https://www.youtube.com/watch?v=Fkdoi6-hng0) 

Niver: Fernando Hoston Sgamate, Amantino Espindola Santiago, Regivan Moraes, Noberto Cantero, Augusto Marques, Eunice Arruda, Eletroinfo-ms Ddos, Eudes Fla Oliveira- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Bolsistas

A UFGD, por meio do Centro de Formação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, está com edital aberto para seleção de acadêmicos da graduação ou pós-graduação da UFGD para compor o banco de bolsistas formadores de Francês e Italiano.

As inscrições poderão ser feitas de 18 de outubro até o dia 03 de novembro. Os documentos necessários e a ficha de inscrição deverão ser digitalizados e enviados para o e-mail [email protected] Somente serão aceitas inscrições enviadas até às 24h do dia 03/11/2021. Haverá prova didática online no dia 12/11/2021. (assessoria)

TJMS

Na tarde desta quarta-feira (27), no gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, foi firmado o termo de cooperação técnica entre o TJMS, a Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região (PRT24), a 2ª Vara de Execuções Penal de Campo Grande (2ª VEP), a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para a construção, com mão de obra prisional, da nova sede da Escola Municipal Leovegildo de Melo, localizada no Assentamento Estrela, zona rural da Capital.

Ajustado

Para assinatura do termo estiveram presentes, além do presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar, a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho em MS, Cândice Gabriela Arosio, o procurador do MPT-MS, Paulo Douglas de Moraes, o assessor executivo da Prefeitura de Campo Grande, Antônio Aparecido Roberto Nogueira, e o assessor especial na Secretaria Municipal de Educação, Celso Henrique Mancini Paes.

Mão de obra

Por meio do acordo, as entidades envolvidas comprometeram-se a conjugar esforços para erguer a nova sede da referida escola, contribuindo, deste modo, tanto para a criação de um ambiente saudável, propício e adequado ao ensino da população da região, quanto para a ressocialização dos presos envolvidos na construção.(assessoria)

Reflexos políticos

Depois de seis meses, a CPI da Covid, no Senado, terminou seus trabalhos, na terça-feira (26), com a aprovação do relatório.

A CPI da Covid propõe 80 indiciamentos, entre pessoas físicas e empresas. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é uma delas. No entanto, na avaliação de juristas e políticos, são pequenas as chances de Bolsonaro sofrer alguma punição. Mas, deverá ocorrer impacto no campo político, principalmente porque Bolsonaro postula no novo mandato em 2022.

Os crimes (1)

Para a CPI, Bolsonaro praticou os seguintes crimes:

Crime de responsabilidade por ter defendido a imunidade de rebanho por contágio, atentando contra o direito à vida e à saúde

Incitação ao crime ao estimular a população a infringir medidas de distanciamento social e incentivar a invasão de hospitais de campanha; e Emprego irregular de verba pública ao destinar recursos para a compra de remédios ineficazes

Os crimes (2)

Falsificação de documento particular ao atribuir ao TCU estudo questionando o número de mortes por Covid em 2020; Crimes contra a humanidade na condução da pandemia.

Prevaricação ao não pedir que fosse investigada a suspeita de corrupção na compra da vacina Covaxin; Charlatanismo ao defender o uso de remédios ineficazes contra a Covid; e Crime de infração de medida sanitária preventiva ao não usar máscaras em público.

Restaurante popular

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) está propondo a implantação de restaurantes populares em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

O objetivo, segundo ele, é uma forma de enfrentamento à miséria, decorrente do encarecimento do custo de vida, podendo realizar parcerias com a iniciativa privada e demais organizações da sociedade civil organizada.

Alternativas

“Neste momento trágico que o Brasil vive, nada mais impacta do que a fome, a miséria e a desigualdade social. O Governo Federal foi quem instalou essa triste realidade no Brasil”, disse o deputado, ontem (27), na tribuna da Assembleia.

 “Precisamos buscar alternativas junto ao governador Reinaldo Azambuja para aliviar a dor da fome daqueles que neste momento vivem essa catástrofe no Estado”, disse o parlamentar.

Dia do Caçambeiro

A Assembleia Legislativa de MS aprovou, ontem (27), em primeira discussão, o Projeto de Lei 281/2021, proposto pelo deputado Evander Vendramini (Progressistas), que institui o dia 30 de setembro como o Dia do Profissional Caçambeiro.

A data passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Função

Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, o caçambeiro tem como função transportar, coletar e entregar cargas em geral, além de movimentar cargas volumosas e pesadas diariamente, tais como: minério de areia para a construção civil, minério de ferro, a matéria-prima das indústrias de carros e eletrodomésticos.

O caçambeiro também desempenha o papel de coletor de resíduos e entulhos, colaborando com a limpeza da cidade e minimizando o impacto ambiental.

Cadastro Eleitoral

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, na terça-feira (26), em sessão administrativa, a minuta da resolução que regulamenta a gestão do Cadastro Eleitoral e serviços relacionados.

Entre outros pontos, a nova norma traz informações sobre operação e gestão do Cadastro, direitos políticos, título eleitoral e revisão do eleitorado, entre outros aspectos.

Transgênero

Outra novidade da resolução são os campos do formulário Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), que, a partir de agora, vão disponibilizar espaço para incluir o nome social de pessoas transgênero no Cadastro Eleitoral.

A norma prevê também a antecipação do alistamento eleitoral a partir de 15 anos completos e a adequação das exigências relativas à comprovação da quitação militar.

Proteção de Dados

Pela nova resolução, a gestão do Cadastro Eleitoral deverá observar as diretrizes de modernização e desburocratização, bem como de respeito às regras previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), além de preservar e facilitar o exercício da cidadania por pessoas ainda não alcançadas pela inclusão digital.

O documento ainda assegura a expansão e a especialização dos serviços eleitorais com vistas ao atendimento a necessidades de pessoas com deficiência e de grupos socialmente vulneráveis e minorizados

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE