Mazé Torquato Chotil lança o livro “No Crepúsculo da vida' na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim

| GOVMS / GISELE COLOMBO


A sul-Mato-Grossense radicada na França, Mazé Torquato Chotil, está de volta à sua terra para o lançamento de seu mais novo livro editado pela Patuá, “No Crepúsculo da vida'. Depois de São Paulo, os lançamentos terão lugar em Glória de Dourados, Dourados e Campo Grande. Na Capital, Mazé apresenta seu livro na quinta (28), às 19h, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, no dia seguinte (29) na Unigran pela manhã e, às 15h, na Biblioteca Municipal de Campo Grande. No sábado (30) participa das comemorações de 50 anos da Academia de Letras de Mato Grosso do Sul.

O livro

Em “No Crepúsculo da vida', Mazé Torquato Chotil aborda a história de duas amigas. Para festejar os 60 anos de Lúcia Marta, lhe oferece como presente de aniversário, um final de semana na cidade de Rouen, capital da Normandia, uma das regiões francesas. A escolha foi da amiga que desejava rever a bela catedral que Claude Monet pintou 30 vezes depois que se instalou definitivamente em Giverny, no final do século 19.

É uma viagem pela cidade do escritor Gustave Flaubert e de sua Madame Bovary, onde os filósofos e escritores Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir foram professores no começo de suas carreiras. Na catedral apreciam os vitrais, visitam a sepultura de Ricardo coração de leão, fundador do ducado, cujo coração foi depositado na cripta após sua morte. Mais adiante veem os traços da passagem de Jeanne d’Arc, heroína francesa que foi queimada numa fogueira na praça do mercado em 30 de maio de 1431.

No passeio, visitas gastronômicas, mas também a notícia recebida por Marta da perda de uma irmã. 

Mini Bio

Mazé Torquato Chotil nasceu em Glória de Dourados-MS, foi para São Paulo estudar, em meados dos anos 1970 e reside em Paris desde 1985.

Jornalista, pesquisadora, é doutora em informação e comunicação pela Paris VIII e pós-doutora pela EHESS. É autora de: Minha Paris Brasileira; Lembranças do sítio; Lembranças da vila; Minha aventura na colonização do Oeste; Trabalhadores exilados; José Ibrahim; Maria d’Apparecida negroluminosa voz e Na Rota de traficantes. Em francês publicou: Ouvrières chez Bidermann, L’Exil ouvrier e Maria d'Apparecida - Une Maria pas comme les autres.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim fica no andar térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania “Apolônio de Carvalho', na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Telefones : (67) 3316-9161 e (67) 3316-9177.

Contatos

Autora: Mazé Torquato Chotil [email protected]

Compra / techo: Editora Patuá

https://www.editorapatua.com.br/produto/254992/no-crepusculo-da-vida-de-maze-torquato-chotil

Gisele Colombo, FCMS



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE