Leia Coluna do Jonas desta quarta, 27

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quarta-feira, 27 de Outubro 2021 – Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. Dia do Engenheiro Agrícola.

Pensamento: "Tudo é ousado para quem a nada se atreve."

Musica: Holding back The years - Simply Red – Indicação Mateus Gnuztman (https://www.youtube.com/watch?v=BYbvf1p5mXo)    

Niver: Micaela Silva, Nelson Dalbosco, Paulo Alexandre, Cirene Medeiros Moraes, Xande Rodrigues Daniel, Eden N. da Silva- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Trevão

O Trevo do DOF, foi dito no imperativo, que as obras iam começar em outubo; resta saber de que ano, pois estamos finalizando o mês e até agora “neca de pitibiriba”. É preciso parar de subestimar o povão. Na politica seria de bom grado mudar a projeção para fazer para deitar e rolar quando efetivamente terminar uma tarefa, ou seja, entregar a obra, desse jeito não tem como cravar ou fazer defesa...

Iluminação

assim foi lá atrás, quando entrou em ação a taxa de iluminação para sanar esse gargalo na cidade. Foi aprovado, está em evidência e o breu toma conta. Várias sugestões aconteceram, como o uso de lâmpadas de led, mas o uso de braços e relés continuam sendo  os do seculo passado...

CPI Covid                                                                                                                                                                       A CPI da Covid aprovou ontem o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro. Agora os senadores estão pressionando o procurador-geral da República, Augusto Aras que, já definiu que vai encaminhar o material para “análise prévia” de um órgão da PGR que fiscalizou as políticas públicas da pandemia, o Gabinete Integrado Covid-19 (Giac)

Encaminhamento

Apenas depois dessa primeira análise é que Aras definirá se vai instaurar investigações ou apresentar denúncias contra o presidente Jair Bolsonaro e autoridades com foro privilegiado que tiveram o indiciamento pedido no relatório, como ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Walter Braga Netto (Defesa), Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).

Nervosinho

O senador e vice-presidene da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-Ap), afirmou que, se Aras não agir, a intenção é apresentar uma ação penal por conta própria. Integrantes da comissão também pretendem pressionar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a quem cabe abrir eventual pedido de impeachment do presidente da República. O relatório ainda pede o indiciamento de deputados federais.

Dia do Dentista

Em comemoração ao Dia do Odontólogo, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza sessão solene nesta quarta-feira (27), às 19h90, no Plenário Júlio Maia, por proposição da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), que é dentista de formação.

Várias pessoas e entidades que se dedicam à profissão no Estado serão outorgadas com o Diploma de Honra ao Mérito. A cerimônia será transmitida ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS).

Saúde Bucal

A Lei 3.088/2005 criou em Mato Grosso do Sul a Semana de Promoção da Saúde Bucal e a incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Durante a programação da semana, são realizadas atividades científicas, campanhas educativas, culturais, esportivas e homenagens aos profissionais e entidades que tenham realizado trabalho expressivo em favor da prevenção à saúde bucal.

A inflação galopa

A inflação começa a galopar para a tristeza dos consumidores brasileiros. Os preços dos combustíveis e dos alimentos, além de tarifas de serviços essenciais, sobem constantemente.

Para se ter uma idéia de que as coisas não estão indo bem na economia, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, acelerou a alta para 1,20% em outubro, após ter registrado taxa de 1,14% em setembro, informou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Preocupação

“Trata-se da maior variação para um mês de outubro desde 1995 (1,34%), e a maior variação mensal desde fevereiro de 2016 (1,42%)", informou o IBGE.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao invés de buscar soluções, fica criando factóides em lives que não têm nada a ver com a nossa realidade.

Plano Real

O Plano Real, criado em 1993 no governo de Itamar Franco, foi responsável pelo controle inflacionário do País.

O Plano Real passou dois dois mandatos de Fernando Hernique Cardoso, por dois mandatos de Lula e por dois mandatos de Dilma. Agora, no Governo Bolsanaro, a inflação mostra que está a fim de incomodar os brasileiros. O atual governo tem que “cair na real”.

19 milhões na miséria

“Hoje tem mais um reajuste do combustível, gasolina e diesel. 19 milhões de pessoas estão na miséria. A fome avança. Não tem osso e pé de galinha para todo mundo. É uma catástrofe que estamos vivendo, como não vamos discutir isso? Essa é função do Parlamento e aqui é o espaço ideal de reflexão”.

A afirmação foi feita pelo deputado Amarildo Cruz (PT), na sessão de ontem (26) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

“Racismo no Judiciário”

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por intermédio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MS), realizará, no dia 4 de novembro (quinta-feira), uma roda de conversa on-line com o tema “Racismo no Judiciário: O Problema é Nosso!”. O evento terá início às 18h (horário de Brasília) através do canal do TRE Alagoas no YouTube.

A ação objetiva trazer reflexões à sociedade sobre atitudes racistas dentro do Poder Judiciário, e contará com as palestrantes Bruna Rodrigues, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e Diva Maciel, Juíza de Direito do (TJBA).

Parceria

O evento será realizado em parceria com as Escolas Judiciárias Eleitorais de Mato Grosso do Sul, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco e Pará e terá carga horária de duas horas.

Para emissão de certificados, os interessados deverão realizar prévia inscrição através do link: https://eventos.tre-pa.jus.br/portal/#/evento/racisjud.

Indígenas e quilombolas

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados debate na sexta-feira (29) a vulnerabilidade dos povos indígenas e quilombolas na pandemia.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), que solicitou o debate, pretende colocar em discussão a urgência da análise da Notícia-Crime (NC) 9020 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Notícia-crime

Kokay explica que a notícia-crime foi apresentada em julho de 2020 pelo advogado André Barros.

"Em sua fundamentação, é apresentada uma série de fatos que apontam a responsabilidade direta do governo federal pela situação de grave e criminosa exposição dos povos indígenas e de comunidades quilombolas às condições de extrema vulnerabilidade e alto risco desses povos à pandemia", afirma Kokay.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE