Primeira turma de agentes de fiscalização do Detran-MS é formada em Dourados

| VIVIANNE NUNES, DETRAN-MS


Foto: Eliel de Oliveira

“Setor de fiscalização de Trânsito do Detran-MS, informamos que nós nos sentimos aptos a atuar na fiscalização da cidade de Dourados e região para benefício da nossa população”. Com essas palavras a oradora da primeira turma de fiscalização de Dourados, Elizangela Ximenes de Oliveira, finalizou seu discurso de agradecimento durante a formatura dos 31 agentes que farão parte do setor de Dourados nos próximos meses. O evento ocorreu na última quarta-feira (20) e contou com a presenta de autoridades locais e estaduais.

Durante o evento, a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, falou sobre a formação da turma. “Nós, da Diretoria da Educação, temos a missão de evitar acidentes, preservar vidas, através do bom comportamento das pessoas no trânsito, e isso é feito através da formação adequada dos atores para o trânsito, dos agentes de fiscalização, dos instrutores, diretores de ensino dos CFCs e também na formação das pessoas, educação para crianças e sociedade geral. Infelizmente, essa adequação de comportamento não atinge todas as pessoas e para isso, precisamos contar com a fiscalização, a repressão como forma de cuidado no trânsito”, afirmou Elijane.

Na ocasião, o gerente regional do Detran-MS, em Dourados, Aparecido Dias Duarte, agradeceu o empenho da diretoria do Departamento na formação dos servidores.

Segundo o coordenador da Escola Pública de Trânsito do Detran-MS, Marcos Alexandre Brandão Ramos, foram 200 horas de curso com aulas que tiveram início em 16 de agosto e chegaram ao fim no dia 28 de setembro com sete operações blitz sob a supervisão e acompanhamento dos professores da Escola de Trânsito, e apoio operacional da Polícia Militar, Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e Guarda Civil Metropolitana.

No total, foram lavrados 475 autos de infração, 48 veículos recolhidos para os pátios do Detran-MS por irregularidades. Além disso, 74 pessoas recusaram-se o teste do etilômetro e acabaram autuados.

“A finalização desse curso é mais um objetivo alcançado pelos servidores das agências de Dourados e proximidades e também da Diretoria de Educação de Trânsito que, cumprindo com uma de suas competências, tem capacitado servidores para o desempenho de suas funções com qualidade”, enfatizou Brandão.

O agente de fiscalização do Detran-MS e um dos professores do curso, Ivar Custódio, afirma que o curso chegou ao fim com a “sensação de dever cumprido e na certeza de termos formado uma equipe extremamente técnica e ciente de suas responsabilidades na área da fiscalização”.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, a decisão de implantar o setor nasceu de acordo com a necessidade de apoiar as autoridades locais em trânsito e ampliar a fiscalização, coibindo excessos e o uso bebida alcoólica e direção. Isso levando em conta uma frota de 166.054 veículos e 130.165 condutores apenas na idade de Dourados.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE