Geral
Trem das Lives: Pael será o passageiro neste domingo
| DA REDAçãO
Acreditando sempre que temos que “Agarrar os nossos sonhos antes que o sono se vá”, o jornalista, radialista e produtor cultural, Luis Carlos Pael, ao longo dos anos tem sido protagonista de uma trajetória que resultou em expressivas conquistas para o jornalismo e para a cultura de Mato Grosso do Sul.
Com o propósito de falar sobre sua atuação no jornalismo, no rádio e na cultura de MS, Pael será o entrevistado do Trem das Lives, neste domingo às 18hs (horário de Brasília) pelo Youtube.
Pael começou muito cedo e não parou mais. Em 1973, já estava no Jornal O Progresso, de Dourados. Depois foi para a FM Gran Douraos, a primeira emissora de FM do Estado. Na Gran Dourados, foi responsável pela programação musical e pelo Departamento de Jornalismo. Sua atuação ousada, priorizando sempre levar aos ouvintes uma programação de qualidade, abrangendo de música brasileira à música clássica, passando pelo rock e pela música instrumental, além de abrir generosos espaços para a música de MS, obteve imenso reconhecimento.
Foi diretor de Cultura do município de Dourados, exercendo o cargopor qiuatro anos. Na sequência, Pael mudou-se para Campo Grande, a Capital do Estado, onde ficou por vários anos trabalhando em jornais como o Diário da Serra, Sucursal de O Progresso e na Rádio Ativa, A Rádio do Rock e na FM Canarinho.
Foi proprietário, ao lado de sua esposa Maia Faria, de Jornal Semanário e de site em Aquidauana.
Paralelamente ao seu trabalho como jornalista e radialista, Pael sempre atuou como produtor cultural, participando e realizando vários shows pelo Estado, como Almir Sater, Zé Geraldo, Olho de Gato, Sá e Guarabyra, Alta Tensão, Projeto Frutos da Terra, que teve três edições, todos em Dourados.
Em Campo Grande foi o diretor musical ao lado de Ciro de Oliveira’’ do Projeto Caramujo Som que resultou na gravação de um disco ao vivo com a participação de grandes nomes da música do Estado. O referido evento marcou a reabertura do lendário Teatro Glauce Rocha.
Realizou com sua esposa Maia Faria duas edições do FESTPIRA, um inesquecível festival realizado na beira do Rio Aquidauana, no paradisíaco distrito e Piraputanga. O evento teve a presença de nomes como Geraldo Roca, Chalana de Prata, Geraldo Espíndola, Bêbados Habilidosos, Bando do Velho Jack, entre tantos outros.
Pael falou ao Trem das Lives: “Estou honrado com o convite do Trem das Lives, por parte de Fernando Brengel, pessoa muito querida que tive o prazer de conhecer recentemente. Falar sobre cultura é sempre apaixonante e apesar desse setor estar passando por um momento tão crítico e ser abandonado pelo governo, não podemos esmorecer, temos mais é que somar esforços e o Trem das Lives, é um espaço importantíssimo nesse sentido. Finalizando, olho para traz e reafirmo que do meu passado, eu trago meus erros transformei em aprendizados e do presente eu levo sonhos para o meu futuro”.