Prefeitura viabiliza Centro de Isolamento Social para acolher moradores de rua

| ASSECOM


Equipe técnica da secretaria de Assistência Social discute medidas de acolhimento. Foto – Semas

A Prefeitura de Dourados viabilizará o (CIS) Centro de Isolamento Social para atendimento de pessoas que necessitem ser alojadas ou remanejadas de seu atual acolhimento ou que se encontrem em situação de rua ou imigração, conforme orientação do Ministério da Saúde, quanto ao distanciamento social. A Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde estruturam um espaço amplo e as equipes iniciarão o acolhimento em breve.

O atendimento incluirá pessoas que necessitem ser desalojadas de suas residências por calamidades declaradas pela Defesa Civil ou aqueles que se encontrarem em extrema vulnerabilidade declarada pelo serviço socioassistencial.

Equipes realizarão uma triagem para identificar as pessoas que se enquadram nessas condições e que necessitam do isolamento social e as convidarão para se recolher ao CIS.

A diretora de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Shirley Zarpelon, cita que o local contará com dormitório, será subdividido em ala feminina, masculina e infantil, e oferecerá quatro refeições diárias e kits de higiene pessoal, sendo adequado conforme orientações do Comitê de Gerenciamento de Crise do Covid-19.

“O CIS funcionará 24 horas, com as condições adequadas para um atendimento de qualidade, profissionais da Assistência Social e da Saúde para atenderem as demandas, sempre com todo cuidado que o momento exige, com uso de álcool em gel, máscaras e equipamentos de proteção”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Maria Fátima Silveira de Alencar, destaca que a estruturação do CIS é um direcionamento da prefeita Délia Razuk como prevenção da disseminação do Covid-19 no município.  

“É um momento crítico para todos e a administração tem tomado medidas para frear a disseminação da doença entre a população, sendo que o olhar para essas pessoas mais vulneráveis foi um pedido da prefeita e tão logo finalizarmos ajustes quanto ao local iniciaremos esse trabalho que vai essencial para os que serão atendidos e para suas famílias especialmente”, disse.

A Semas direcionará aos familiares das pessoas atendidas no CIS o acompanhamento dos Cras (Centro de Atendimento de Referência Social) das suas respectivas localidades.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE