Leia Coluna do Jonas deste sábado, 16

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábado, 16 de Outubro 2021 - Dia de São Geraldo. Dia do Chefe. Dia do Anestesiologista. Dia Mundial da Alimentação. Dia Mundial do Pão. Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Dia do Engenheiro de Alimentos

Pensamento: "No final, não são os anos da sua vida que contam, mas a vida que aconteceu naqueles anos."

Musica: Simples carinho - Angela Rô Ro – Indicação Mateus Gnuztman (https://www.youtube.com/watch?v=Gg93_FfvIFg) 

Niver: Mário Tompes, Bruno Dorta, Jose Teixeira, Hevanilde Ortega, Carlos Ferraz- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Como dizia a vovó

Parecia que o mundo ia acabar. O céu escureceu, ficou negro (e eram apenas 12h00),  depois veio a coloração de barro. E tudo ficou assustador. Ventos fortes, muita poeira, árvores arrancadas ou quebradas e jogadas no chão e nas redes de energia, provocando a interrupção da energia.

Assustador

Esse foi o básico retrato do temporal que assolou muitos municípios sul-mato-grossenses. Aqui em Dourados, o dia virou noite em pleno meio dia e este cenário assustou muita gente. A natureza vem cobrando algum tempo disciplina e respeito da humanidade, porém parece que, apesar dos acontecimentos extraordinários desses dias, não tem encontrado eco para mudança de direção no sentido de se ter sensibilidade e se condoer com sofrimento de outrem.

Cerco

O tempo vai passando e cada vez mais o cerco vai se fechando. A continuar nessa caminhada, o planeta continua dando seus sinais e pedindo socorro. Já passou da hora de se dar passos firmes e sólidos rumo ao respeito para com o meio ambiente. Em Dourados mesmo, essas árvores Sibipiruna, que há anos foram apontadas como uma boa opção, já merecem um estudo sério, pois hoje se tornaram uma verdadeira arma, por sinal poderosíssima, contra veículos, pedestres, residências, rede de energia, dentre outros, pois sua fragilidade em grande parte das vezes transcende o imaginário.

Rescaldo

Passada a tormenta, resta a operação rescaldo. Há muito que se recolher das ruas; redes de energia a serem consertadas; atendimento a famílias que estão com problemas e correndo riscos; vias que precisam ser recuperadas; enfim, muita coisa a se fazer. Uma verdadeira faxina. Mas, há que se elogiar a agilidade do atendimento, que desde ontem vem sendo feito dentro das possibilidades e com a prefeitura se dispondo a ajudar, disponibilizando até números alternativos para comunicação. Parabéns. Alerta continua.

Federações partidárias

Uma das novidades nas regras das eleições de 2022, é a possibilidade de os partidos se organizarem em federações partidárias, que são coligações de longa duração entre partidos políticos.

Assim, partidos podem se unir para disputarem eleições e atuarem no Congresso como uma só entidade, desde que mantenham o arranjo por pelo menos quatro anos.

Negociações

Com o surgimento do União Brasil, fruto da fusão entre DEM e PSL, alguns partidos já começam as negociações visando se agrupar em federações partidárias.

De acordo com o jornal O Globo, PP, PL e Republicanos abriram conversas nesse sentido, assim como o MDB com o Avante e o Solidariedade. Também há negociações envolvendo Cidadania, Rede e PV, e, na esquerda, do PCdoB com o PSB.

Contas não aprovadas

Na quinta-feira (14), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, desaprovar a prestação de contas do Partido Social Cristão (PSC) referente às Eleições 2016.

Como consequência, o partido deixará de receber uma cota dos recursos do Fundo Partidário.

Irregularidades

De acordo com parecer do Ministério Público Eleitoral, houve irregularidades em percentual expressivo, que comprometeu a transparência e a confiabilidade das contas naquelas eleições.

Conforme observou o MPE, a legenda se omitiu quanto à obrigação de prestar contas relativas ao segundo turno, embora tenha havido candidatos concorrendo em prefeituras municipais.

Doações

Além disso, não informou sobre repasse de recursos do Fundo Partidário a diretórios estaduais durante o período eleitoral.

O relator do recurso, ministro Alexandre de Moraes, destacou que foi constatada a realização de doações no período eleitoral a diretórios partidários no total de R$ 300 mil que não foram contabilizados pelo diretório nacional.

Stalking

Os deputados estaduais aprovaram na quinta-feira (14), o Projeto de Lei que cria em Mato Grosso do Sul a "Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Crime de Perseguição - Stalking". De autoria do deputado Marçal Filho (PSDB), o projeto vai à sanção do governador Reinaldo Azambuja.

Pela proposta, na última semana do mês de março de cada ano deverá ser realizada no estado orientações à população, por meio de profissionais qualificados, sobre o crime de perseguição, inclusive na internet, previsto pela Lei n° 14.132 de 31 de março de 2021, que prevê prisão e multa para quem realiza ameaça a integridade física e psicológica, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima.

Perseguição

O stalking é um termo em inglês usado para se referir ao ato de perseguir alguém, por meio de invasão de contas nas redes sociais, de ligações ou envio de mensagens. O crime pressupõe uma conduta reiterada (no mínimo, dois atos), não consentida pela vítima e apta a causar medo ou constrangimento. Também inclui repetidas condutas (duas ou mais) de física ou visual aproximação, comunicação não consensual, verbal, escrita, ou por meio de ameaças.

Em abril deste ano entrou em vigor a lei federal que criminaliza o stalking. O texto alterou o Código Penal e prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa para esse tipo de conduta. Antes, a prática era enquadrada apenas como contravenção penal, que previa o crime de perturbação da tranquilidade alheia.

Uma boa iniciativa

O vereador Laudir Munaretto (MDB) se reuniu na manhã de quarta-feira (13) com o prefeito Alan Guedes (PP), na Prefeitura de Dourados, para solicitar a implantação de REFIS (Programa de Recuperação Fiscal) para facilitar a renegociação de débitos de contribuintes inadimplentes com a Fazenda municipal.

A medida tem como finalidade melhorar a arrecadação do município e reduzir a inadimplência dos pagamentos de tributos, como IPTU (Imposto Territorial, Predial Urbano), ISSQN, ITBI e outras taxas, além de oferecer redução de multas e juros, beneficiando às pessoas físicas e jurídicas.

Ajuda aos comerciantes

“O comerciante viveu meses de insegurança e, infelizmente, muitos tiveram que fechar as portas dos seus estabelecimentos, mas mesmo aqueles que conseguiram manter seus negócios foram afetados economicamente e precisam de um auxílio para continuar”, relatou Laudir.

Conforme a proposta de renegociação de dívidas apresentada, com prazos e parcelas atrativas para o contribuinte, o município também arrecadará valores que já estão em dívida ativa e deixam de entrar nos cofres públicos.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE