Como cuidar do corpo antes da chegada do verão

Cuidados com o corpo antes do verão garantem resultados estéticos desejados, mas também aumento da saúde física e emocional. Conheça tais benefícios lendo a seguir!

| ASSESSORIA


O avanço da vacinação contra a Covid-19 e maior controle da pandemia faz com que muitas pessoas estejam otimistas para o verão mesmo conscientes de que os cuidados sanitários continuam sendo necessários.

Dessa forma, muitas pessoas já começam a planejar como aproveitar o verão e saber como cuidar do corpo antes é uma das preocupações que mais surgem nesse período.

Principalmente se levarmos em conta que a maioria das pessoas se manteve e mantém boa parte do tempo em casa, levando naturalmente à uma acomodação das preocupações com a aparência e o físico.

A seguir, saiba como cuidar do corpo pensando na estação que se aproxima e desfrutar do período com saúde e responsabilidade.

6 dicas para cuidar do corpo antes da chegada do verão
Com a retomada gradual das atividades, muitas pessoas percebem que o isolamento social do último ano resultou em problemas estéticos e de saúde como ganho de peso, sedentarismo, fadiga e outros.

A boa notícia é que a saúde e beleza andam juntas e os cuidados com o corpo vão contribuir nesses dois aspectos simultaneamente, tanto da saúde física como mental.

1. Exercícios físicos
O sedentarismo gera uma série de problemas, incluindo o ganho de peso, flacidez, indisposição, dificuldades para dormir, agitação da mente e outros.

Dessa forma, a retomada dos exercícios físicos é uma dica para cuidar do corpo e prepará-lo para a chegada do verão.

O tipo de exercício físico varia muito de acordo com os objetivos de curto e médio prazo, mas algumas opções incluem:

práticas aeróbicas como caminhada, corrida, natação e bicicleta para perda de peso e maior saúde cardíaca, além de aumento da disposição física;
exercícios localizados, como musculação, com foco na amenização da flacidez, definição corporal e ganho de massa magra;
atividades como pilates, ioga e alongamento para aumento da flexibilidade e melhora de dores e desconfortos associados ao sedentarismo.
Portanto, é possível inserir diferentes práticas esportivas na rotina de acordo com os objetivos. O importante é movimentar-se com frequência.

2. Reeducação alimentar
Em conjunto com os exercícios físicos, a alimentação é um dos principais cuidados que ajudam na estética e saúde do corpo.

A reeducação alimentar deve ser personalizada de acordo com o estilo de vida pessoal, a estatura física, os hábitos e os objetivos. Apesar disso, algumas recomendações comuns incluem:

redução dos processados, condimentados, sódio, açúcares e gorduras, especialmente as saturadas;
inserção de mais opções naturais na rotina, como frutas, legumes, hortaliças, grãos, sementes, vegetais e outras;
ter horários regulares para comer, evitando oscilações nos intervalos entre as refeições;
beber quantidade de água adequada ao peso, calculando 0,35 ml x peso (kg);
alimentar-se devagar, mastigando e saboreando os alimentos, o que contribui na digestão e absorção de nutrientes.
As mudanças alimentares colaboram na perda e controle de peso, mas também influenciam diretamente na saúde, imunidade e disposição. 

3. Rotina de skincare
Entre os cuidados com o corpo antes do verão também está a rotina de skincare, tanto facial como corporal.

Nesse sentido, os cuidados com limpeza, hidratação e proteção solar são fundamentais para evitar o estresse oxidativo das células, prevenindo o envelhecimento, e amenizar manchas e linhas de expressão.

No corpo, os cuidados incluem o uso regular de hidratantes corporais, o que ajuda na prevenção de sinais como estrias e celulites. 

Além disso, uma rotina de esfoliação semanal colabora na eliminação das células mortas e maior capacidade de absorção dos hidratantes e óleos corporais.

4. Sono e descanso
Muitas pessoas descuidam da rotina de sono e descanso, especialmente em um momento como a pandemia.

Apesar disso, o sono contribui diretamente na perda e controle do peso, aumento da disposição física, motivação e outros fatores devido ao importante papel na regulação hormonal.

Dessa forma, dormir bem e ter momentos de descanso e lazer durante o dia são recomendações que, podem não parecer, mas também contribuem nos cuidados com o corpo. 

Principalmente quando a prática de exercícios é diária, assim, a recuperação das partes doloridas e a reposição de energia ocorre com naturalidade e ajudam nas práticas físicas.

5. Procedimentos estéticos
Os procedimentos estéticos também podem ajudar a alcançar a aparência desejada para o verão e, inclusive, aumentar a autoestima. São diversas as opções de acordo com os objetivos do paciente, como:

massagem modeladora para contribuir na redução de medidas e da flacidez;
drenagem linfática para auxiliar na redução do inchaço causado pela retenção de líquidos;
laser de CO2 para ajudar no tratamento do envelhecimento facial;
harmonização facial para amenizar traços indesejados e promover maior satisfação estética;
carboxiterapia para contribuir na suavização de depósitos de gordura localizada.
Portanto, são diferentes os tratamentos estéticos que entregam resultados rápidos para desfrutar o verão em breve. 

6. Cirurgias plásticas
As cirurgias plásticas já foram retomadas e podem contribuir em resultados estéticos desejados e maior satisfação pessoal. Algumas opções para o verão incluem a abdominoplastia, a lipoaspiração, a mamoplastia e a gluteoplastia.

É sempre importante lembrar que tais procedimentos possuem normalmente resultados bem objetivos e imediatos, mas que necessitam de maior acompanhamento e orientação médica.

O planejamento, execução e recuperação das cirurgias plásticas podem ocorrer no período de menos de dois meses, garantindo resultados para aproveitar o verão.

De todo modo, os cuidados com o corpo e a saúde mental devem ser praticados independente do período do ano ou estação, ainda que as expectativas para o verão 2021-2022 sejam altas devido ao enorme período de enclausuramento.

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE