Leia Coluna do Jonas desta sexta, 15


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sexta-feira, 15 de Outubro 2021 –Dia do Professor. Dia Mundial da Lavagem das Mãos. Dia Internacional das Mulheres Rurais. Dia do Educador Ambiental

Pensamento: "Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."

Musica: To Sir with love – Lulu – DJ Matues Gnuztman (https://www.youtube.com/watch?v=wWuiAPkKq8g)

Niver: Getulio Merlim, Amauri José da Silva, Keli Cristina, Luciano Mariano, Ceim Wilson Benedito Carneiro, Jose Alves Pessoa, Walter Pitarelli-Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Bolsas Técnica

O Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Esportes de Mato Grosso do Sul – Fundesporte, lança na próxima terça feira (19) o Programa MS + Esporte, no Parque Tarsila do Amaral, localizado na Rua Santo Augusto, s/nº, no Jardim Vila Nova, em Campo Grande. O evento está marcado para acontecer às 15 horas.

Pacotão

Este lançamento ocorre em face da excelente politica no desporto sul-mato-grossense, e terá à frente o diretor-presidente da Fundesporte Professor Marcelo Ferreira Miranda, juntamente com governador Reinaldo Azambuja e o secretariode infraestrutura Eduardo Riedel, o Dudu da Sapé. O programa beneficiará os esportistas com a “ampliação do Bolsa Atleta/Técnico, autorização de obras de infraestrutura esportiva e lançamento de editais de fomento e implantação de arenas de grama sintética nos municípios.

Avanço

Mais uma vez o Governo do Estado e a Fundesporte comprovam que investir no esporte é o melhor caminho para se conseguir avanços importantes. Mato Grosso do Sul vem se destacando no cenário nacional com investimentos fundamentais, mesmo em tempos de pandemia.

Rose ao governo

A deputada federal Rose Modesto (PSDB) está sendo cotada para disputar o governo do Estado, nas eleições de 2022, pelo novo partido, o União Brasil - uma fusão do PSL e do DEM.

Pelo menos foi o que afirmou a senadora Soraya Thronicke (PSL), na última-segunda-feira, dia 11, à Rádio Hora.

Virada de chave

“Eu estava na cadeira de pré-candidata, mas com a Rose a gente consegue caminhar, uma pessoas com trajetória ilibada que mostra pra gente que pode ser um cenário muito interessante para o nosso Estado”, disse Soraya.

 “O eleitor sul-mato-grossense quer uma virada de chave. Estamos conversando, unindo outras siglas. É um projeto grande, ousado, mas que tem tudo para dar certo”, afirmou a senadora, que deverá comandar o União Brasil em MS.

Sem espaço no “ninho”

A deputada Rose Modesto sonha em comandar o Parque dos Poderes. No entanto, ela não encontra nenhum espaço no “ninho” dos tucanos com esse objetivo.

O candidato à sucessão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deverá ser o atual secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel (PSDB). Portanto, a deputada poderá mudar de legenda no período da “janela partidária”, entre março e abril do ano que vem.

Murilo no poder

O governador Reinaldo Azambuja deverá deixar a chefia do Executivo Estadual em abril de 2022, para disputar uma vaga na Câmara Federal, ou mesmo no Senado.

Assim, o vice-governador Murilo Zauith (DEM), assumirá o governo do Estado, já como um dos líderes do União Brasil.

Candidato forte

Portanto, o candidato(a) do União Brasil poderia ter o apoio do Parque dos Poderes, em caso de Murilo assumir o posto.

Portanto, tudo leva a crer que o caminho não será nada fácil para o candidato tucano ao governo estadual.

Homofobia mata

“Homofobia mata”, resumiu o deputado Pedro Kemp (PT) ao lamentar a morte de Gustavo Lima, dentista que sofreu homofobia na fila da vacinação contra Covid-19 em Campo Grande, onde estava atuando como voluntário.

Gustavo sofria de depressão, segundo familiares disseram à imprensa, e foi encontrado morte na quinta-feira (14) em sua casa.

Deputado desabafa

Kemp relembrou o caso em que o dentista teria sido impedido por uma mãe de vacinar sua filha, por conta da sua orientação sexual, no dia 21 de agosto.

“Eu fico indignado, por que a Secretaria de Saúde não fez nada? Não investigou para que a pessoa respondesse por esse ato reprovado e criminoso, que causa revolta. Infelizmente no Brasil não tem no Código Penal, por conta da hipocrisia de muitos parlamentares que não tiveram coragem de colocar na Legislação. Hoje o crime de homofobia é julgado pela lei de crime racial (Lei 7.716/1989), porque não existe uma específica. É grave, é inaceitável, ela mata. Esse é um exemplo”, lamentou Pedro Kemp.

Fé e Política

A convite do vereador Dr. Sandro Benites (Patriota), o padre Fábio Antunes do Nascimento, da Arquidiocese de Campo Grande, utilizou a Tribuna na sessão de quinta-feira (14) para falar sobre o curso Fé e Política, oferecido pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) até abril de 2022. Para o religioso, os assuntos devem caminhar juntos para criar soluções aos problemas cotidianos.

“É difícil ser um líder religioso em um contexto como hoje. Não adianta ficar fechado, pensando que tudo se resolverá. Precisamos nos unir, criar pontes e propor soluções para diversos problemas que existem em nossa realidade. É nesse espírito que criamos esse curso, e oferecemos aos vereadores da Capital”, disse.

Curso

O curso de extensão será realizado de 18 de outubro a 26 de abril, e terá como objetivo formar leigos para a missão política. Inicialmente planejada para dois encontros mensais, a capacitação terá reuniões todas as semanas por conta do ano eleitoral que se aproxima.

Não se trata de um curso para católicos, como frisou o padre, mas para todos, em uma perspectiva cristã.

Audiência pública

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (19) sobre a regulamentação das profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões. O pedido para a realização do debate foi feito pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), informou a Agência Câmara de Notícias.

Ele quer discutir o Projeto de Lei 3022/21, de sua própria autoria, que altera a Lei 6533/78, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Artistas e de técnico em Espetáculos de Diversões, e dá outras providências, "para prever políticas de memória e preservação do conhecimento adquiridos por essas profissionais".

Exame da Ordem Unificado

A OAB Nacional, por meio da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, divulgou os locais da prova do XXXIII Exame de Ordem Unificado (EOU). O exame será aplicado no próximo domingo, dia 17 de outubro de 2021, das 13h às 18h. Os portões serão abertos às 11h30 e fechados pontualmente às 12h30, sempre observado o horário oficial de Brasília.

Locais

Os examinandos poderão consultar seus locais de prova por meio de link específico disponibilizado na página de acompanhamento do Exame de Ordem (oab.fgv.br) e deverão comparecer ao local designado para a realização da prova da prova objetiva com antecedência mínima de uma hora e meia do horário fixado para o seu início.

Confira aqui o edital com os locais de prova   

Consulta do local de realização da Prova Objetiva (1ª fase)

Covid 19

Em função da pandemia causada pelo coronavírus, serão adotados todos os protocolos para garantir a segurança sanitária dos examinandos. O ingresso no local de realização das provas será condicionado a utilização de máscara de proteção individual que cubra totalmente e simultaneamente boca e nariz, bem como a aferição de temperatura.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE