Leia Coluna do Jonas desta quinta, 14

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quinta-feira, 14 de Outubro 2021-Dia do Meteorologista. Dia Mundial da Normalização. Dia Nacional da Pecuária.

Pensamento: "Além de ser impossível agradar a todos, também é absolutamente desnecessário ."

Musica: Gostava tanto de você - Tim Maia – DJ Mateus Gnuztman (https://www.youtube.com/watch?v=cxSzri346W0)

Niver: Dia Nacional da Pecuária, Antonio Carlos Ruiz, Jvc Vicente Chencarek - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

TJMS Estágio

Os estudantes interessados no processo seletivo para estagiário na comarca de Anastácio podem se inscrever a partir dessa quarta-feira, dia 13 de outubro, na Secretaria da Direção do Foro, das 13 às 19 horas. Podem participar da seleção alunos regularmente matriculados no curso de Direito em instituições públicas ou privadas de Mato Grosso do Sul, que estejam cursando do 2º ao 9° semestre. As inscrições vão até o dia 29 de outubro.

50 questões

As provas serão realizadas no dia 7 de novembro, às 8 horas, no fórum de Anastácio, localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck, 1445. O processo seletivo será composto de prova objetiva com 50 questões e uma dissertação que abordará tema jurídico ligado à atuação do Poder Judiciário, com no máximo 30 linhas.

Lembrete

O candidato deverá comparecer ao local do exame com, no mínimo, 15 minutos de antecedência, portando documento de identificação, comprovante de inscrição, lápis, borracha e caneta esferográfica de cor azul ou preta. Em razão da pandemia de covid-19, caso o candidato apresente temperatura acima de 37,5º C, não poderá fazer a prova.

Homenagem

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) oficializou a denominação “Deputado Ary Rigo” para o estúdio de gravação da TV Assembleia.

A Resolução 42/2021 foi publicada no Diário Oficial do Legislativo de ontem (13).

Sistema Multimídia

O projeto que deu origem à resolução foi proposto pelo deputado Zé Teixeira (DEM) e assinado, em coautoria, por todos os parlamentares da Casa de Leis.

“Ele foi um dos idealizadores da TV Assembleia, com a criação do Sistema Multimídia na estrutura da Casa de Leis", destacou Zé Teixeira na proposição. A matéria foi aprovada, por unanimidade, pelo plenário na Ordem do Dia da última quinta-feira (7).

Seis mandatos

Ary Rigo faleceu no dia 30 de setembro deste ano, aos 74 anos.

 Ele foi deputado estadual na Assembleia Legislativa por seis mandatos, tendo integrado a Mesa Diretora e presidido a Casa de Leis de 2001 a 2003, na sexta legislatura.

Lei do Prodes

O plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal de Campo Grande, recebe na sexta-feira (15), às 9h, o ato de assinatura e sanção da nova Lei do Prodes (Programa de Incentivos para Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande).

A norma foi aprovada pelos vereadores no final do mês de setembro e visa dar oportunidade às pequenas e médias empresas, além de ampliar a capacidade de atrair grandes investimentos para a Capital.

Péssimo exemplo

Há meses atrás, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dizia que seria o “último” brasileiro a tomar a vacina contra a Covid-19.

No entanto, na noite de terça-feira (12), ele declarou à rádio Jovem Pan, que decidiu não se vacinar contra a Covid-19

Anticorpos

Bolsonaro afirmou que tem anticorpos contra a doença porque já teve Covid-19, o que tornaria a vacinação desnecessária. Especialistas, entretanto, recomendam que mesmo quem já teve Covid tome a vacina.

A razão para isso é que a vacinação produz uma imunização mais duradoura do que a resultante de infecção natural pela doença.

Proteção

Além disso, a vacinação, apontam os cientistas, deve mobilizar a sociedade inteira para ser mais eficiente. A pessoa que se vacina não está protegendo só a si mesma, mas também aos demais, na medida em que contribui para restringir a circulação do vírus.

Tanto que, de acordo com a ciência, uma vacinação efetiva deve contar com mais de 80% de adesão da população.

“Para quê?”

"No tocante à vacina, eu decidi não tomar mais a vacina. Eu estou vendo novos estudos, eu estou com o meu, a minha imunização está lá em cima, IGG está 991”.

“Para que eu vou tomar uma vacina? Seria a mesma coisa que você jogar na loteria R$ 10 para ganhar R$ 2. Não tem cabimento isso daí”, disse o presidente à rádio.

Multas eleitorais

Quem não compareceu às urnas ou a trabalhos eleitorais e deixou de justificar a ausência está em débito com a Justiça Eleitoral.

Mas, desde o mês passado, uma novidade está disponível para facilitar a quitação dessas dívidas: o pagamento da multa por meio de qualquer banco, via PIX ou cartão de crédito.

PagTesouro

A nova forma de pagamento é feita pela PagTesouro plataforma digital de recolhimento de valores junto à Conta Única do Tesouro Nacional.

O serviço funciona como uma Guia de Recolhimento à União (GRU), mas pagável em qualquer instituição bancária, não somente no Banco do Brasil, única opção disponível até então.

Selo de Boa Prática

A primeira edição do Selo de Boa Prática da Justiça Eleitoral, criado em maio deste ano pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), reconhecerá seis iniciativas de sucesso implementadas por corregedorias regionais. A cerimônia acontecerá no diam 25 deste mês, às 16h, e será transmitida pelos canais do TSE na internet.

Além do reconhecimento, a ideia é que os projetos contemplados sirvam de modelo para a melhoria da eficiência na prestação jurisdicional em outros estados. Para isso, estarão disponíveis para consulta no Portal de Boas Práticas, a ser inaugurado simultaneamente ao Selo.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  

 

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE