Fundesporte movimenta idosos de nove municípios com festival de dança coreografada

| GOVMS / PAULO MASSAHARU YAFUSSO


Idosos de nove municípios participarão do Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul 2021. O evento, organizado pelo Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), será realizado na sexta-feira (15), a partir das 16 horas, na sede campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira (AECNB), em Campo Grande.

Estarão na Capital as delegações de Anastácio, Bataguassu, Caarapó, Maracaju, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Taquarussu e Vicentina, totalizando 116 pessoas. Participarão idosos-atletas com idade acima de 60 anos (ano-base 1961) totalmente imunizados contra o novo coronavírus (Covid-19). A competição não será aberta ao público.

Em meio à pandemia, as pessoas acima de 60 anos estão num dos grupos mais suscetíveis às complicações virais e que por mais tempo permaneceram em isolamento. O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, explica que o objetivo do Festival é incentivar a pessoa idosa à prática esportiva como forma de melhoria da qualidade de vida.

“Além de estimular a saúde e o bem-estar físico, o evento vai proporcionar o convívio social e troca de experiências entre os participantes. Muitos idosos em nosso Estado têm um vínculo esportivo e ficaram muito tempo parados por causa da pandemia. Queremos trazer de volta diversas atividades a este público e com o Festival atrair ainda mais pessoas para a atividade física', diz Miranda.

As disputas serão em grupo, de seis a 12 integrantes (feminino, masculino e/ou misto). “Sabemos que nosso Estado tem centros de convivência do idoso em todos os municípios e eles trabalham a dança, uma atividade que a terceira idade adora. Como temos tradicionalmente nos Jogos da Melhor Idade a dança de salão, em casal, pensamos em fazer um evento para proporcionar que mais atletas participem, agora em grupo. Este será o primeiro evento neste formato, de muitos que virão', salienta a gerente-geral de Atividades Desportivas da Fundesporte, Karina Quaini.

Formato de disputa

Cada apresentação terá de três a cinco minutos, com músicas de gêneros variados, escolhidas pelos grupos. Estes serão avaliados por júri técnico, composto por cinco especialistas em dança. Serão cinco quesitos em julgamento: tema e composição, performance, figurino, sincronismo e espaço. Os três primeiros grupos com melhor pontuação vão receber troféu e medalhas.

Lucas Castro, Fundesporte

Foto de destaque: Divulgação



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE