Veículo irregular é apreendido por agentes de trânsito da PM em Dourados

| PMMS / JULIO C T ARGUELHO


Na manhã desta segunda-feira (11) uma equipe do Pelotão de trânsito, do 3°Batalhão de Polícia Militar, realizou abordagem a um veículo Volkswagen modelo Crossfox de cor preta com placas do país vizinho Paraguai, que estava estacionado de forma irregular.

Foi realizada a checagem dos documentos com a proprietária e foi constatado que a condutora não possuía documento de porte obrigatório 'seguro carta verde'.

Esse documento é de porte obrigatório para veículos estrangeiros que transitam em nosso país, conforme explica o Cabo Wilson, Agente de trânsito do 3°Batalhão da PM:

'O seguro 'carta verde', é um documento de porte obrigatório do condutor e/ou proprietário de veículos (automóvel de passeio - particular ou de aluguel) em viagem internacional dentro dos países integrantes do MERCOSUL, é um Certificado de Apólice Única do Seguro de Responsabilidade Civil.

A intenção desse seguro é responsabilizar o proprietário e/ou condutor de veículos, e proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito, no período da viagem. A contratação deste seguro pode ser feita por meio de seguradoras ou em alguns bancos.

Na Resolução 238/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), fala sobre a obrigatoriedade desse seguro para o condutor de veículo estrangeiro, não registrado no país de ingresso, em viagem internacional''.

'Então o condutor de veículo de países pertencentes ao MERCOSUL que estiver transitando no Brasil, sem esse documento, está em situação irregular e pode ter o veículo removido até o DETRAN, como prevê o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que também prevê multa pela infração de natureza leve.' Concluiu o Agente.

A condutora foi orientada pela equipe policia sobre os procedimentos e notificações realizadas e o veiculo foi removido até o pátio da 13°CIRETRAN Dourados.