MS tem primeiro caso de covid-19 registrado no sistema penitenciário

Infectado foi um servidor da Agepen, que trabalhava na penitenciária estadual de Dourados.

| G1 / G1 MS


Mato Grosso do Sul teve o primeiro caso registrado no sistema penitenciário. Foi na penitenciária estadual de Dourados, uma das maiores do estado. O servidor já teve alta e segue se recuperando na casa dele.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do estado, André Santiago, disse que a entidade está acompanhando a situação.

“Já foi feita a desinfecção do local. Nós solicitamos o isolamento dos servidores plantonistas que tiveram contato com esse funcionário e também foi feita a orientação deles por meio de um infectologista, porque eles precisam ser acompanhados. Nós também solicitamos os exames imediatos desses servidores. Já existe uma movimentação dentro da unidade, em que os presos não querem mais a presença desses servidores no local e isso precisa ser sanado e estamos em contato com a secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública para que isso seja resolvido o mais rápido possível', explicou.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração de Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, disse que o órgão já adotou todas as medidas para conter a situação. Ele lembrou que desde o início da pandemia da covid-19 o estado vem sendo pioneiro nas medidas de prevenção a doença no sistema prisional, adotando ações como suspender as visitas e promover a desinfecção das unidades.

Lembrou que os servidores são obrigados a usar máscara e a agência disponibiliza álcool 70 para a higienização das mãos, além de seguir protocolos de prevenção recomendados pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

Até este sábado o estado tinha registrado 858 casos de covid-19.

Assista a reportagem do MS2 deste sábado sobre o assunto:



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE