Geral
Em duas semanas, casos da Covid-19 aumentam cinco vezes em Dourados
Boletim confirma 11 novos casos, sendo três deles entre indígenas
| ROGéRIO VIDMANTAS
Os casos confirmados da Covid-19 seguem aumentando em Dourados. Neste sábado (22), em novo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, 11 novos casos entraram na lista que agora soma 104 pessoas testadas positivo para a doença, cinco vezes mais que há duas semanas. Nos novos casos, três são de indígenas, aumentando para 36 os casos entre residentes nas aldeias Bororó e Jaguapiru.
No mapa que mostra os casos em Dourados divulgado pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, dessas 104 pessoas, 25 já passaram pelo período de quarentena, não apresentavam mais sintomas e tiveram alta médica. Com sintomas leves, 69 estão em isolamento domiciliar. Nove pacientes estão internados, sendo oito em enfermarias e apenas uma pessoa em UTI. O único óbito registrado em Dourados é do caminhoneiro residente na cidade, mas que teve os sintomas em viagem no Tocantins, onde foi internado e faleceu. Como manda o protocolo do Ministério da Saúde, o óbito é registrado na cidade de origem.
Aumento exponencial
Segundo gráfico feito com a evolução do número de casos em Dourados, o aumento dos casos aumentou cinco vezes em menos de duas semanas. No dia 10 de maio a cidade tinha 20 pessoas com a Covid-19 e a partir daí o crescimento foi exponencial. Os números deste sábado, treze dias depois, apontam pela primeira vez três dígitos, com 104 casos.
A explicação desse aumento pode estar no relaxamento das regras de distanciamento social. Em meados de abril decreto da Prefeitura Municipal permitiu abertura do comércio além das atividades essenciais. Em maio, o Shopping Avenida Center teve permissão para voltar a funcionar, assim como a possibilidade de cultos religiosos.
LEIA MAIS
Ministro do Desenvolvimento Agrário recebe reivindicação de ratificação de Renato Câmara
Há 10 horas
Com emenda de Neno Razuk, Ass. Juliano Varela compra instrumentos para Banda Down Rítmica
Há 10 horas