Habitação
Prefeitura esclarece dúvidas sobre denúncias de irregulares em programas habitacionais
A Agehab recebe a denúncia e inicia o processo, porém, em alguns casos o encaminhamento depende da instituição financeira responsável pelo programa
| PM DOURADOS
Com o lançamento da plataforma “ Fiscal Cidadão', a Prefeitura de Dourados tem recebido diversas denúncias sobre a venda, e outras irregularidades, de casas populares nos conjuntos habitacionais inaugurados nos últimos anos. Criada pela Agehab (Agência Municipal de Habitação e Interesse Social), a ferramenta permite que qualquer morador ajude na fiscalização e evite ilegalidades.
Os imóveis são de diferentes programas e a administração Municipal tem dado andamento às denúncias. Apenas nos dez primeiros dias da ferramenta no ar, a Agehab já reuniu mais de 20 relatórios. “Nós temos feito o trabalho de apurar cada caso que chega até nós. Os que pertencem a programas municipais nós investigamos e quando é constatada a irregularidade damos início ao processo de retomada desse imóvel. Mas, para aqueles que são financiados por instituições como a Caixa Econômica Federal, nós montamos todo o processo e são eles os responsáveis por dar andamento', explica o diretor-presidente, Diego Zanoni.
Ainda segundo Zanoni, é necessário que a população entenda que a participação dela em programa habitacional tem uma série de responsabilidades, fora que o beneficiário não poderá participar uma segunda vez. “Toda denúncia de descumprimento contratual ou de ocupação irregular é tratada de acordo com os normativos vigente. Se comprovada a irregularidade, inicia-se o procedimento jurídico para retomada desse imóvel', reforça.
Os projetos habitacionais contemplam pessoas que muitas vezes estão em vulnerabilidade social, incentivando a melhoria da qualidade de vida, diminuindo o déficit habitacional do município. “O contemplado fica impedido de vender, ceder ou alugar o imóvel por 5 anos e até a quitação total da contrapartida. Toda a sociedade, em especial os cidadãos que acreditam em nossos projetos, se inscrevem, aguardam por um sorteio, são contemplados e residem em suas moradias, esperam que as leis, direitos e deveres sejam usados de forma igualitária para todos”, conclui o diretor-presidente.
R ua Coronel Ponciano, 1700
(67) 3411-7122
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação
Secretaria Municipal de Administração
Prefeitura de Dourados 2021
LEIA MAIS

Riedel decreta emergência ambiental por 180 dias devido ao risco de incêndios florestais
Há 56 minutos

Abel foge de explicações e dá respostas preocupantes e vazias após vice do Palmeiras
Há 56 minutos

Por que a Uefa abriu investigação contra Vini e outros três destaques do Real Madrid
Há 56 minutos

Dono do PSG quer comprar clube espanhol que vai sediar Copa do Mundo de 2030
Há 56 minutos

Dibu Martínez detalha 'vantagem' do Aston Villa sobre PSG na Champions League
Há 56 minutos