Em apenas um semestre, apicultor atendido pela ATeG MS transforma manejo e produção de mel

| LEANDRO ABREU, ASSESSORIA DE COMUNICAçãO DO SISTEMA FAMASUL


Com assistência técnica em propriedade houve redução de custos e aumentou número de enxames - Foto: Divulgação

Um semestre já está sendo importante para as grandes mudanças na propriedade do apicultor José Jorcuvich, na cidade de Dourados. Desde quando passou a ser atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, conseguiu aumentar o tamanho dos enxames e reduzir em até três vezes o custo de alimentação das abelhas. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“Comecei há cinco anos sem saber de nada e toquei ‘na sorte’, sem ter orientação. Colhia pouco, em média 10 quilos por caixa em cada safra. E sempre ouvia o pessoal dizer que colhia de 30 a 50 quilos. Queria chegar lá”, lembra.

A partir do acompanhamento do técnico de campo do Senar MS, José já percebe as mudanças, mesmo sem ainda ter colhido a primeira safra de mel.

“Estou notando que as minhas colmeias estão ‘bombando’, com muitas abelhas. Daqui para frente o trabalho será ainda melhor, pois agora temos essa orientação técnica”, diz.

“O custo de alimentação foi reduzido em até três vezes, pois a quantidade foi revista. Eu dava muito mais, sem necessidade. Se tivesse entrado para a ATeG antes, já teria ainda mais avanço com as abelhas e com a produção. Muito bom mesmo”, afirma.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE