Leia Coluna do Jonas desta sexta, 24

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sexta-feira, 24 de Setembro 2021 – Dia Nacional do  Motoxiclista

Pensamento: "Depois que você aprende a falar tá bom, no lugar de discutir, sua vida dá sete passos a frente."

Musica: Quizaz, quizas – Maysa – Indicação DJ Mateus Gnuztman (https://www.youtube.com/watch?v=6gQILnzfwYc)  

Niver: Nilsinho da Silva, Edson José da Silva, Thiago Chines Altomare Gomes Martins, Thiago Prates, Leticia Rosa, Kezia Pereira, Cleberson Clebao, Marcelo Ortiz - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Laguna Carapã

Laguna Carapã viveu um dia especial nessa quinta-feira (23) com a entrega oficial da Estação de Tratamento de Esgoto, pela Sanesul. A cerimônia contou com participação do diretor-presidente da estatal Walter Benedito Carneiro Junior; do prefeito Ademar Dalbosco; do presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Oliveira; dos deputados Zé Teixeira, Renato Câmara e Marçal Filho, via assessoria, prefeito Dr. Bandeira de Amambai; do supervisor da Sanesul, Milton Brites, além de vereadores, secretários e assessores. Os ex-prefeitos Luiz Rocha e Luiz Brandão ocuparam assento de destaque entre os presentes.

Discursos

O primeiro a discursar foi o presidente da Câmara de Laguna, vereador Flávio Oliveira, que enalteceu a harmonia entre o Legislativo e o Executivo, em beneficio da comunidade, sem cor partidária. Em seguida, o deputado estadual Zé Teixeira, endossou discurso pro coletivo do vereador Flávio. Terceiro a fazer uso da palavra, o deputado Renato Câmara observou o espaço da mulher na política local, apontando para primeira dama e secretária de Assistência Social, Ivanir Dalbosco e para a vice-prefeita Zenilda Espíndola - a força feminina oxigena e equilibra qualquer administração.

Discursos 2

O prefeito Ademar Dalbosco, não economizou elogios aos ex-prefeitos, pela pujança da produção de projeto alvissareiros para Laguna Carapã. O último a fazer uso da palavra foi o diretor-presidente da Sanesul, Walter Benedito Carneiro Junior, que discorreu sobre a PPP - Parceria Público Privada como sem volta. Em todas as falas os nomes do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de infraestrutura Eduardo Riedel foram mencionados efusivamente.

Em alta

O nome mais comentado nas rodinhas durante solenidade de inauguração da ETE em Laguna Carapã, sem dúvida, foi o da ministra da Agricultura Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (foto, chamada pelo capitão/presidente carinhosamente de “Tetê”. Pelo que se viu e ouviu TC é nome de consenso para continuar em Brasília, só mudando de plenário da Câmara para o Senado. Vive momento esplendoroso dado desempenho apresentado na pasta à frente do agro. A sul-mato-grossense está com tudo e não está prosa. Apesar de muita água para passar debaixo da ponte do rio, sua majestade reina soberana para 2022. Porém, no entanto, todavia, como em política tudo pode acontecer, de repente, o que parece ser óbvio pode mudar seu rumo num piscar de olhos.

Fusão em outubro

Os entendimentos entre os líderes do DEM e do PSL continuam de vento em popa visando a fusão dos dois partidos e, logicamente, o surgimento de uma nova legenda. Os líderes esperam “bater o martelo” até outubro.

O maior problema para a concretização da fusão é a questão dos conflitos regionais. Em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, por exemplo, ainda não há consenso em relação qual dois dois grupos vai comandar a nova legenda.

Debates

“Não se faz uma fusão sem que vários pontos sejam levantados. Algumas são resistências regionais por conta de sobreposição de projetos. O PSL estava pensando em um projeto com A e o DEM naquele estado estava pensando com B”, disse o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Mandetta acredita que é preciso definir a governança do novo partido e isso vai requerer debates.  Para ajudar na decisão desses detalhes, os articuladores da fusão contrataram uma pesquisa, que começou a rodar na segunda-feira, dia 20.

Partido forte

Caso ocorra a fusão, o novo partido terá a maior bancada da Câmara, com 81 deputados, além de sete senadores, três governadores, o maior tempo de rádio e televisão na campanha de 2022 e os maiores fundos eleitoral e partidário.

A presidência do partido deve ficar com Luciano Bivar, atual presidente do PSL, e a secretaria-geral com ACM Neto, presidente do DEM.

Homenagem

O deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), apresentou na Assembleia Legislativa Projeto de Lei  que dá denominação de Amaro de Souza à ponte de concreto sendo implementada sobre o Rio Dourados, na MS 274, no distrito de Porto Vilma. 

“Era uma ponte de madeira histórica e agora estão trocando por uma de concreto. Amaro trabalhou por muitos anos em fazendas da região e era conhecido pelo atendimento nas margens no Rio Dourados, homem alegre, honesto e trabalhador, exemplo de caráter e retidão. Denominar essa ponto é manter viva a homenagem a ele”, justificou o parlamentar durante sessão virtual de ontem (23).

Segurança do Paciente

O deputado Felipe Orro (PSDB) apresentou, ontem (23), na Assembleia Legislativa, proposta a fim de instituir em Mato Grosso do Sul o Dia Estadual da Segurança do Paciente.

De acordo com o Projeto de Lei 277/2021 a previsão é que a data seja comemorada, anualmente, no dia 17 de setembro.

Importância

Ainda segundo justificava do documento, o Poder Executivo poderá tomar as providências necessárias para que os estabelecimentos de saúde públicos do Estado incorporem eventos ou atividades alusivas à data a seus calendários comemorativos.

“A segurança do paciente é um atributo de qualidade que vem adquirindo cada vez mais importância em todo o mundo, favorecendo não somente os pacientes, mas  familiares, gestores e profissionais da saúde, que podem oferecer assistência segura, reduzindo a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado com a saúde”, destacou Orro.

Dia do Vacinador

Começa a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 275/2021, que pretender criar o Dia do Vacinador no âmbito do Estado, a ser comemorado anualmente todo dia 18 de janeiro.

A proposta é de autoria de deputado Lucas de Lima (Solidariedade), em homenagem aos profissionais que contribuíram para o combate do coronavírus.

Imunização

“Estes profissionais da Saúde que exerceram a função de vacinador, no último ano, tiveram um papel fundamental na imunização das pessoas contra a Covid-19, trabalhando por longos períodos do dia de forma incansável, no intuito de salvar vidas, além da prevenção a inúmeras outras doenças”, justificou o parlamentar.

A data foi escolhida, segundo a proposta, por ter sido o dia em que a senhora Domingas da Silva da etnia Terena, de 91 anos, residente na aldeia Tereré em Sidrolândia, ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul, em um evento realizado no Hospital Regional de Campo Grande, que marcou simbolicamente o início da vacinação no Estado. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Capital do Frio

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1389/19, do Senado Federal, que confere ao município de Urupema (SC) o título de Capital Nacional do Frio.

A proposta, apresentada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), recebeu parecer favorável do relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC). A análise na CCJ ficou restrita aos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa da matéria, informou a Agência Câmara de Notícias.

Serra catarinense

O texto seguirá para sanção presidencial, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo Plenário da Câmara. A matéria foi aprovada também pela Comissão de Cultura.

Urupema está localizada na serra catarinense e sua altitude média é de 1.425 metros, a mais alta do estado. Considerada uma das cidades mais frias do País, tem sua temperatura média anual de 14ºC, podendo chegar a temperaturas negativas no inverno.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

Ministra da Agricultura em alta na política sul-mato-grossense