Geral
Leia Coluna do Jonas desta quinta, 23
| REDAçãO
Quinta-feira, 23 de Setembro 2021 -Dia dos Filhos. Dia do Sorvete. Dia do Soldador. Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. Dia Internacional das Línguas de Sinais. Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Dia de Combate ao Estresse. Dia do Técnico Industrial. Dia do Técnico em Edificações.
Pensamento: "Não perca as pequenas alegrias esperando pela grande felicidade."
Musica: Primavera - Tim Maia – Indicação Mateus Gnustman
Niver: Wagner Marques, Anísio Pereira, Janielle Celio Rubem, Júnior de Lima, Felipe Cazuo Azuma- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Situação continua na UCVMS
JEOVANI VIEIRA DOS SANTOS - Chapa Força, Trabalho e Fé - total 219 votos (vereadores 195/ ex vereadores 15/ sócios beneméritos 05/ vereadores individuais 04) venceu as eleições realizadas nessa quarta-feira na Capital. Ele continua presidente da União das Camaras de Veadores de MS.
GILSON OLIVEIRA FERREIRA (Bicão) Chapa Renovação, União e Transparência - total 192 votos (vereadores 190/ ex vereadores 01/ sócios beneméritos 01) figurou em segundo. Foi registrado 01 Voto branco de ex-vereador. Total de votantes: 412
Comissão Eleitoral
Presidente Coronel Alírio Villasanti (Campo Grande), membros Edu Miranda (Campo Grande), Arlan Cassuci (Angélica) e Edmilson da Banda (Deodápolis).
As prévias no PSDB
O PSDB confirmou na segunda-feira (20) a inscrição de quatro pré-candidatos para as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República: os governadores João Doria e Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati e o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto. As prévias estão marcadas para o dia 21 de novembro.
Os pré-candidatos vão percorrer o Brasil apresentando as propostas do PSDB para a retomada do crescimento e o pleno desenvolvimento, tendo sempre a democracia como princípio e o diálogo como meta permanente.
Doria e Leite
João Doria é governador de São Paulo. Empresário e jornalista, tem 63 anos e é filiado ao PSDB desde 2001. Pelo partido, foi também prefeito da capital paulista.
Eduardo Leite é governador do Rio Grande do Sul. Filou-se ao PSDB em 2001 e militou na Juventude do partido. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Pelotas e prefeito da cidade. Tem 36 anos e é formado em Direito.
Virgílio e Jereissati
Arthur Virgílio Neto é diplomata. Filiou-se ao PSDB ainda em 1989. Foi deputado federal por três mandatos e senador pelo estado do Amazonas. Aos 75 anos, foi também por três vezes eleito prefeito de Manaus.
Tasso Jereissati é senador pelo Ceará, cargo que ocupa pelo segundo mandato. Foi eleito governador do estado por três vezes. Tem 72 anos e é empresário. Filiado ao PSDB desde 1990, presidiu nacionalmente o partido por dois mandatos. Foi também presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela (ITV).
Liberdade de Imprensa
“A liberdade de expressão e de imprensa é um pressuposto muito importante da democracia. Mas [atualmente] o ódio, a mentira, a desinformação e as teorias conspiratórias comprometem um outro elemento decisivo das democracias, que é o debate público de qualidade. Onde as pessoas possam participar recebendo as informações adequadas para formarem suas opiniões sobre os diferentes temas”.
A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que, na manhã de ontem.
Encontro virtual
Barroso participou de um encontro virtual realizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para debater temas relacionados à segurança das eleições, sistema democrático brasileiro e o papel da imprensa e plataformas digitais no combate às fake news.
Também participaram do evento o jornalista Juca Kfouri, a jornalista Cristina Serra e o presidente da ABI, Paulo Jerônimo.
Urna eletrônica
Os jornalistas questionaram o ministro sobre a importância de se manter o sistema eleitoral vigente e a modernização das urnas eletrônicas, considerando eventuais desconfianças dos eleitores em relação ao sistema eletrônico brasileiro.
“A urna eletrônica acabou com a fraude eleitoral. Tendo como eleições legítimas os pleitos presidenciais de Fernando Henrique, Lula, Dilma e o atual presidente, Jair Bolsonaro. Suponho que, em boa fé, ninguém acha que a votação obtida nessas eleições não tenha sido efetivamente a vontade popular, inclusive com alternância de poder. Portanto, o sistema atual sempre se demonstrou confiável”, respondeu Barroso.
Bolsonaro em MS
Em entrevista à Rádio Hora FM 92,3, na manhã de ontem (22), o deputado estadual Coronel David (sem partido) confirmou a presença do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) em Mato Grosso do Sul pela terceira vez em 2021, divulgou o site conjunturaonline.
Bonito está entre as cidades brasileiras escolhidas pelo presidente para celebrar os 1000 dias de administração do seu governo e a data prevista é dia 1º de outubro de 2021.
Título de Cidadania
A Assembleia Legislativa aprovou na sessão de ontem (22) título in memorian de Cidadão Sul-mato-grossense ao deputado estadual Cabo Almi (PT), que morreu em maio deste ano, vítima da Covid-19.
A iniciativa partiu do deputado Amarildo Cruz (PT), que assuniu a vaga de Almi. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Taxas do Detran
O deputado estadual Capitão Contar (PSL) apresentou na Assembleia Legislativa requerimento solicitando ao governo do Estado e ao Detran/MS esclarecimentos a respeito das taxas cobradas pelos serviços prestados aos usuários.
Segundo a proposição, a população está indignada com os altos custos dos serviços prestados pelo Detran e tem questionado os valores praticados, que estão entre as taxas mais caras do país. Um exemplo são os custos de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), enquanto em Mato Grosso do Sul, o valor das taxas cobradas pelo Detran/MS gira em torno de R$ 880,00 o valor cobrado pelo Detran/SP é em média R$ 395,00. Telefones úteis em Dourados
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.