Porque a sua empresa precisa alinhar as expectativas dos candidatos à cultura organizacional no momento da contratação -*Por Pedro Luiz Pezoa

| ASSESSORIA


A rotina de quem está em busca de emprego é exaustiva. Cadastros, testes complexos e intermináveis, testes de personalidade e comportamento, entrevista com RH, gestor e quem sabe até mesmo com o CEO da empresa. Toda essa complexidade, além de cansar e desmotivar candidatos, tampouco é saudável para quem contrata.

Esses momentos antes de contratar é recheado de expectativas de ambos os lados. Enquanto o candidato se empolga com uma nova oportunidade, salário, benefícios e a possibilidade de alavancar a carreira, o empregador espera inserir uma peça fundamental no time.

Embora estes processos estejam cada vez mais destrinchando o perfil do candidato, isso não é o suficiente. A análise multidisciplinar envolve observação de hard skills, soft skills, capacidade de se comunicar bem, experiência, inglês e outras variáveis, mas raramente se lembra de alinhar as expectativas dos candidatos à cultura da empresa.

Segundo pesquisa da PwC, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, 83% dos funcionários brasileiros ficam satisfeitos quando os líderes tratam a cultura da empresa como um tema importante em sua agenda, evidenciando que as duas partes precisam ser transparentes e devem saber o que esperar do outro.

O grande desafio neste cenário é conseguir encontrar o colaborador ideal que, além de ser um profissional de alto nível, seja compatível com o ambiente em que ele vai trabalhar. Uma boa saída que os empregadores encontram é revelar a missão e valores em sites oficiais, mas isso é apenas uma vitrine. É preciso cumprir o que se promete.

O crescimento do employer branding vem para garantir que os valores da empresa sejam cumpridos. As políticas de uma marca empregadora vêm para resolver problemas de desmotivação, saúde mental, baixa performance da equipe e altas taxas de turnover. Com uma sinergia entre os departamentos de Comunicação Interna, Marketing e RH, é possível reverter a situação de um time que está frustrado e não se identifica com a empresa.

Apesar de ser uma saída interessante, o ideal é que as políticas de marca empregadora sejam aplicadas antes mesmo de assinar a carteira. Além de avaliar a formação, competência e experiência do candidato, falta sensibilidade para identificar alinhamento entre o que o candidato espera da nova oportunidade e o que a empresa pode oferecer.

Os altos índices de turnover, grande gargalo das empresas de TI, assombram as empresas pela falta de alinhamento em três motivos associados à cultura organizacional: nível de agressividade da cultura apresentada ao novo funcionário, alta pressão por resultados e competição interna. Além de fazer com que a cultura organizacional seja sempre atualizada e melhorada, o ideal é encontrar o colaborador que melhor se encaixe neste cenário para que não haja desistência em pouco tempo de trabalho.

A tarefa não é fácil, mas é possível. Soluções recentes no mercado utilizam inteligência artificial para ajustar a expectativa do candidato à cultura da empresa sem que haja a necessidade de processos seletivos longos e cansativos. Algumas vão além: utilizam ferramentas lúdicas com empresas e candidatos para que não haja conflito de personalidade e quebra de expectativa por ambas as partes.

Com processos cada vez mais automatizados antes de partir para a entrevista, é raro ver algum que se preocupe com o futuro daquele candidato na empresa. Felizmente, a automatização não implica ineficiência de contratação. A cada dia que passa, soluções inovadoras surgem para que esta fase seja mais eficiente a cada dia, com cruzamento de dados, recursos com análise de algoritmos que podem identificar a empresa ideal para o candidato e vice-versa. Há uma coisa que nenhuma tecnologia substitui: olho no olho e uma boa referência de um profissional excelente.


*Pedro Pezoa é CEO da Pointer, startup focada em contratações eficientes de profissionais de alto nível das áreas de Produto, TI e Design, encontrando o profissional certo de acordo com a cultura da empresa e reinventando o recrutamento por indicação de talentos



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