Leila Coluna do Jonas desta quarta, 22

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quarta-feira, 22 de Setembro 2021 – Início da Primavera. Equinócio de Primavera. Dia do Contador. Dia da Juventude do Brasil. Dia Mundial Sem Carro. Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Dia da Banana. Dia Nacional de Defesa da Fauna. Dia de São Maurício.

Pensamento: "Leia pouco para ser como muitos. Leia muito para ser como poucos."

Musica: Yes sair I can boogie – Baccara – Inicação Mateus Gnuztman (https://www.youtube.com/watch?v=32wDFCM7iSI

Niver: Rute Coinete, Moises Conquista, Peu Sheila, Irineu Rocha, Tom Alves- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

UCVMS
A quarta-feira amanheceu agitada na capital de Mato Grosso do Sul. Hoje é dia de eleição na União das Câmaras de Vereadores e a correria vai ser grande. A comissão eleitoral já está a postos, sob o comando do coronel Alírio Vilasantti, militar respeitado e hoje vereador de primeiro mandato em Campo Grande.
Escolha
Por consenso o nome de Vilasantti foi escolhido pela seriedade que sempre esteve à frente de suas atividades e assim traz segurança para que os trabalhos se desenvolvam de forma transparente, rápida e objetiva.
Destaque
Desde o início da campanha a chapa “União e Transparência” vem se destacando ao apresentar um plano de gestão amplo, trazendo a possibilidade de inovações e realizações que irão beneficiar sobremaneira as câmaras, vereadores, ex-vereadores e aponta para a criação de duas diretorias há muito desejadas – da Mulher Vereadora e do Vereador Indígena.
Destaque 2
Outras novidades são apresentadas pela chapa, como por exemplo a criação de um setor de atendimento jurídico voltado para os vereadores e ex-vereadores, que terão a proteção de advogados nas questões que surgirem e necessitarem do acompanhamento de profissionais qualificados.

Ipê na ALEMS

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado ontem (21), os deputados estaduais, sob o comando do presidente Paulo Corrêa (PSDB), realizaram o plantio de mudas de árvores nativas no jardim da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

De acordo com Corrêa, trata-se de uma ação prática de educação ambiental neste Dia da Árvore, cuja finalidade é conscientizar a população sobre a importância dessa riqueza natural.

Símbolo da Capital

“É conceitual. A Assembleia fazendo o que a gente pede para que as pessoas façam em nosso Estado. Muitas pessoas fazem o desflorestamento e estamos fazendo o reflorestamento, com mudas de ipê, símbolo da nossa Capital, do nosso Estado. Estamos dando o exemplo para que a comunidade possa seguir”, destacou.

Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, o deputado Marcio Fernandes (MDB) ressaltou as ações da Mesa Diretora voltadas para preservação do meio ambiente. “Sob a presidência do deputado Paulo Corrêa, a Assembleia Legislativa implantou vários projetos, como Energia Limpa, Papel Zero e Chega de Plástico. A preocupação com o meio ambiente é de todos os parlamentares e, num gesto simples e prático, como o plantio e distribuição de 150 mudas, incentivamos às pessoas em reflorestar”, disse o deputado.

Ipê no TRE-MS

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) agora conta com uma muda de Ipê Rosa em sua fachada. A árvore, doada pela Sanesul, foi plantada na tarde de segunda-feira (20) para marcar o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

Estiveram presentes no plantio o Presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, o diretor-geral do TRE-MS, Hardy  Waldschmidt, e o presidente da Sanesul, Walter Benedito Carneiro Júnior, e demais autoridades.

Ipê na Semas

O prefeito Alan Guedes participou na manhã de ontem do plantio de 18 mudas de ipês na área verde que fica na lateral da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social). As mudas das espécies roxa, amarela, branca e rosa foram doadas pelo IMAM (Instituto do Meio Ambiente de Dourados).

“Nós escolhemos o 21 de setembro, que é o Dia da Árvore para realizar o plantio desse bosque de ipês. Essas mudas irão crescer e se multiplicar, embelezando cada vez mais a nossa Dourados”, destacou o prefeito Alan Guedes.

Beleza

As mudas foram plantadas com menos de um metro uma da outra e a expectativa é que nos próximos dois anos elas alcancem até três metros de altura. O plantio das 18 mudas foi intercalado para que quando atingirem a idade adulta, a florada dos ipês ocorra em toda a extensão do gramado.

“Neste Dia da Árvore, nós pensamos em realizar essa ação de plantio e esperamos que essa seja uma área que traga beleza para essa região e que, num futuro próximo, se torne um ponto para fotos, com todos os tipos de ipês que estão florindo aqui”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Elizete Gomes.

Medalha da Juventude

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, a entrega da Medalha do Mérito da Juventude, instituída pela Resolução 71/2015. O evento, proposto pelo deputado Antonio Vaz (Republicanos), será transmitido ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS,  Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

A honraria é concedida anualmente, na quarta semana de setembro, em comemoração à Semana Estadual da Juventude, instituída pela Lei 3.748, de 25 de setembro de 2009.

Incentivo aos jovens

A Medalha do Mérito da Juventude destina-se a agraciar pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelos bons e relevantes serviços prestados ao fomento, ao planejamento, à estruturação e ao crescimento das políticas públicas voltadas direta ou indiretamente para a juventude.

"Incentivar os jovens pelos serviços prestados em nossa sociedade é de grande relevância e fortalecimento para o crescimento profissional e pessoal dessa juventude. Essa Medalha do Mérito é uma forma de agradecer esses jovens por contribuírem através do trabalho que cada um exerce no Estado do Mato Grosso do  Sul", afirmou Vaz

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]