Leia Coluna do Jonas desta segunda, 20

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Segunda-feira, 20 de Setembro 2021. Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho), Dia do Engenheiro Químico, Dia do Funcionário Municipal.

Pensamento: "Que o nosso bem faça bem ao outro também ."

Musica: Et si tu existais pas - Joe Dassin – Indicação Mateus Gnuztman – (https://www.youtube.com/watch?v=4CvO_fcLEac) 

Niver: Angelo Ximenes, Márcio Camilo Pereira, Douglas Nolasco, Janoariomanoelcapoano Capoano, Samir Abou Harb, Veronice José Medeiros- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Inter Flórida Bi

Copa Dinossauros 50tinha agitou o fim de semana na AABB - Associação Atlética Banco do Brasil.  O Inter Flórida ficou com título pelo segundo ano consecutivo. Em 2019, antes da pandemia, comandados do vereador Jânio Miguel Colman, tinham beliscado troféu de primeiro lugar. A equipe da Casa Nova/Santo Antônio figurou em segundo. No total, oito times disputaram campeonato idealizado pelo desportista José Villalba, organizado pela Resenha Esportiva (Alberi Elizeu Schnorr) e Cerimonial Gazeta MS. Nota dez também para estrutura da AABB Dourados, por meio do presidente Alcindo Machado Franco, juntamente com sua diretoria.

Alô você!

Deputado Marçal Filho elogiou desempenho das equipes, dirigentes e atletas, arbitros e os demais envolvidos. "Fico feliz que aos poucos as atividades coletivas estão retormando sua normalidade", disse. Maçal Filho foi um dos apoiadores do campeonato. Ele foi representado pelo ex-vereador Juarez Oliveira (Amigo de todos) na cerimônia. Dez.

Eleições em Paranhos

O município de Paranhos realiza eleições suplementares, no dia 3 de outubro próximo, para eleger o novo prefeito da cidade. Vale lembrar que o prefeito eleito em novembro de 2020, Heliomar Klabunde (MDB), não tomou posse em janeiro de 2021, já que a sua candidatura estava sub judice e foi indeferida definitivamente pela Justiça Eleitoral.

Klabunde buscava um novo mandato, mas teve a candidatura indeferida por ter tido contas de sua última gestão reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), relacionadas à execução de um convênio com o governo federal.

Interino

O vereador Donizete Viaro (MDB), eleito presidente da Câmara de Paranhos, assumiu interinamente a Prefeitura.

Klabunde apresentou vários recursos, mas não obteve sucesso. Com isso, a Justiça Eleitoral marcou paera 3 de outubro a data das eleições suplementares no município

Os candidatos

Três candidatos disputam as eleições suplementares em Paranhos .

São eles: o prefeito interino Donizete Viaro (MDB); Alfredo Soares (PSDB); e Adélio Cirílio (PT).

Cadastro Eleitoral

Um dos maiores bancos de dados do mundo, o cadastro eleitoral contém informações individualizadas sobre as pessoas inscritas na Justiça Eleitoral tanto no Brasil quanto as que votam no exterior.

Organizado e administrado pela Justiça Eleitoral e nacionalmente unificado, o cadastro reúne hoje dados de quase 148 milhões de pessoas, sendo 77,6 milhões de eleitoras e 70,2 milhões de eleitores.

Todas as informações

Além de armazenar as informações individuais de eleitoras e eleitores, o cadastro eleitoral reúne dados de comparecimento às urnas, justificativa eleitoral e trabalho como mesário.

Também traz informações sobre débitos com a Justiça Eleitoral, filiação a algum partido político, entre outros tópicos relacionados à pessoa que se inscreveu na Justiça Eleitoral.

Meio eletrônico

Os dados do cadastro são armazenados de maneira totalmente segura em meio eletrônico a partir do processamento de informações na Justiça Eleitoral, determinado pela Lei nº 7.444, de 20 de dezembro de 1985.

Alguns dados do cadastro eleitoral são sigilosos (filiação, endereço, telefone, data de nascimento, biometria, entre outros) e devem ser atualizados sempre que houver necessidade, como nos casos em que a eleitora ou eleitor tem de alterar os dados pessoais, fazer o recadastramento biométrico, solicitar transferência de domicílio, entre outros itens.

Impeachment

A maioria dos brasileiros, 56%, diz ser a favor da abertura do processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro pelo Congresso, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha entre 13 e 15 de setembro, conforme divulgou O Globo.

O percentual de pessoas a favor do impeachment de Bolsonaro oscilou dois pontos para cima desde o último levantamento, em julho deste ano. Agora, se declararam contra a abertura do processo 41% dos entrevistados e 3% disseram não saber (eram 42% e 4% na pesquisa anterior, respectivamente).

Atos bolsonaristas

O tema do impeachment de Bolsonaro voltou a ser discutido com mais força entre os partidos de oposição depois dos atos bolsonaristas de 7 de setembro, em que o presidente fez discursos de ataque às istituições e seus apoiadores pediram o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, pautas inconstitucionais e antidemocráticas.

Entre os segmentos da população mais favoráveis à queda de Bolsonaro estão homosssexuais e bisexuais (83%), estudantes (68%) e habitantes do Nordeste (67%). O levantamento do Datafolha ouviu presencialmente 3.667 pessoas maiores de 16 anos em 190 municípios.

Federações partidárias

Ainda sem data confirmada, o Congresso Nacional deve se reunir ainda em setembro para analisar o veto total (VET 49/2021) do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao projeto de lei (PLS 477/2015) que institui as federações partidárias.

O PL permitia que partidos políticos se unissem a fim de atuar como uma só legenda nas eleições e na legislatura. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na quinta-feira (16), segundo a Agência Senado.

Cláusula de barreira

O projeto das federações partidárias foi aprovado com o objetivo de ajudar os partidos menores a alcançarem a cláusula de barreira, regra legal que limita a atuação de legendas que não obtém determinada porcentagem de votos para o Congresso.

Pelo texto vetado, a cláusula seria calculada para a federação como um todo e não para cada partido individualmente.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE