Educação
Clínica Veterinária da Anhanguera Dourados presta socorro a animais silvestres
Especialista orienta sobre como agir ao encontrar animais debilitados
| ASSESSORIA
Em Mato Grosso do Sul, não é raro encontrar animais silvestres na cidade, em razão da riqueza da sua natureza e a proximidade de florestas com o perímetro urbano. Em Itaporã, cidade a 18 km de Dourados, na última quarta-feira (15), foi encontrado um macaco bugio, que recebeu cuidados médicos na Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera. Além desse tipo de atendimento, no local também são tratados animais domésticos e de estimação. A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Mariana Belloni, dá mais esclarecimentos sobre como a população deve proceder nos casos em que se deparar com algum animal silvestre.
A especialista relata esse caso mais recente em que o macaco bugio foi resgatado, inicialmente, pela Polícia Militar Ambiental (PMA) e recebeu atendimento na faculdade. "Um morador entrou em contato conosco avisando que avistou um macaco no seu quintal. Junto da PMA, conseguimos trazê-lo para nossa unidade, para receber atendimento de emergência, dada sua condição", diz a professora.
https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/
Segundo Mariana, o animal estava muito debilitado, com mordidas e ferimentos, que não puderam ser rastreadas qual outro animal que o atacou, se um cachorro ou outro da mesma espécie. "Fizemos a sedação, avaliamos seu quadro, mas mesmo com os curativos e o pronto atendimento, ele veio a óbito. Seu pescoço estava muito machucado em razão das mordidas que sofreu", lamentou a professora.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária explica que esse tipo de atendimento é realizado por meio de parceria com a PMA, que faz a coleta do animal e dependendo do seu estado de saúde, encaminha para a unidade de atendimento. "Também há casos em que a própria pessoa faz seu transporte até o hospital. No entanto, sempre orientamos a fazer o contato com a PMA, já que é considerado crime transitar com animais silvestres sem autorização", alerta. Por meio da parceria, os animais recebem atendimento clínico, cirúrgico e radiológico. "Também alertamos a polícia que estamos tratando o bicho e após a recuperação, o órgão fica responsável por reintegrá-lo à natureza", explica.
Dentre os animais que mais recebem cuidados na clínica, a professora cita aves como arara e periquitos, com fraturas, mas também capivaras, macaco prego e outros. Também há atendimento para animais exóticos que são criados em casa, como hamster, porquinho de índia e calopsitas.
"No curso, nós contemplamos a disciplina de Clínica Médica e Manejo de Animais Silvestres. Por meio do estágio, o aluno aprende a prática do dia a dia, o que o prepara para situações reais do mercado de trabalho. Há, inclusive, casos de estudantes que mudam de área após essa experiência tamanho o interesse desenvolvido por esse trato com animais silvestres", relata a professora.
Confira as dicas da professora sobre como agir ao encontrar um animal silvestre:
- Ligar para a PMA em qualquer caso: animais em situação de maus tratos, fora do seu habitat natural; é preciso comunicar a situação;
- Na impossibilidade do resgate pelo órgão, a pessoa pode fazer o transporte, desde que dê ciência junto à PMA, para evitar penalidades;
- Não mexa no animal nem tente dar os primeiros socorros e medicamentos. Avise a PMA e aguarde orientações de como prosseguir;
- Entre em contato com a Clínica de Medicina Veterinária e peça mais orientações.
Serviço - A Clínica de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera Dourados funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na Rua Manoel Santiago, 1155, Vila São Luiz. O agendamento pode ser feito pelos telefones 67 3416-8130 e 99691-0883 (whatsapp).
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.
Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse:
https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br