No Setembro Amarelo UCP realiza evento para tratar da valorização da vida

| ASSESSORIA


Dentro da programação do Setembro Amarelo, organizado mundialmente para combater o suicídio e valorizar a vida, a Universidade Central do Paraguai (UCP) de Pedro Juan Caballero vai realizar pelo canal digital da entidade, uma Mesa Redonda, onde palestrantes com conhecimento no assunto estarão debatendo o tema e ajudando a tirar dúvidas dos acadêmicos e da comunidade em geral.

Foram convidados, o pastor Valdeir de Oliveira Lopes, a psicopedagoga Nelba Raquel de Oliveira e a psiquiatra Ana Delícia Minck e a psicóloga Jéssica Carine Luiz. Eles irão falar sobre o valor da vida, não só para a psicologia mas também no que se refere a espiritualidade, a intenção é não focar no suicídio. “Vamos abordar a questão de uma maneira que o assunto em   si não acarrete em gatilhos, então abordaremos o valor da vida e como buscar ajuda quando for preciso, mas de uma forma diferente e abrangente”, disse a psicóloga Jessica.

Há anos a UCP mantém o Setor de Bem Estar Estudantil que é oferecido gratuitamente para os alunos da Universidade Central e que conta em Pedro Juan Caballero com duas profissionais que atendem de segunda a sexta feiras das 7:00 as 20:30 no Centro Tecnológico 1.

Jéssica disse que neste período de pandemia notou-se um aumento de casos de ansiedade e depressão e por este motivo um grupo está sendo montado para apoiar e orientar os universitários que desenvolveram algum tipo de trauma e tiveram perdas de parentes e conhecido no período pandêmico e agora enfrentam o luto e acabam não sabendo lutar com isso sozinho.

Recentemente um estudo realizado em 43 países mostrou que 27,2% dos estudantes de medicina tinham algum grau de depressão. A análise dos dados da pesquisa aponta ainda que os futuros médicos têm fácil acesso a medicamentos e podem usá-los sem indicação, o que se torna um agravante em quadros depressivos. “Temos que ficar atentos a todos estes indicadores”, disse a profissional.

 

O evento vai acontecer no dia 10 de setembro, Dia Mundial de Combate e Prevenção ao Suicídio, a partir das 15 horas e estará disponível na plataforma virtual da Universidade Central do Paraguai e em rede aberta. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE