Geral
Leia Coluna do Jonas deste sábado, 11
| REDAçãO
Sábado, 11 de Setembro 2021 – Dia do Árbitro Esportivo. Dia Nacional do Cerrado.
Pensamento: "A vida é muito estranha : é preciso tristeza pra saber o que é felicidade . O barulho para apreciar o silêncio e a ausência para avaliar a presença .
Musica: I'm down - The Hollies – Por Mateus Gnuztman (https://www.youtube.com/watch?v=WKFzGe4_0uE)
Niver: Victor Cardoso da Silva, Cérgio Ferraz, Milton Melo, Fernando Eiiti Kawagut, Andreina De Melo, Donny Rojas, Milton Carlos Luna, Caio Pompeu, Valter Valtao, Isael Silva, Vicente José - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Futevôlei
O Clube Indaiá vai sediar nos dias 18 e 19 de dezembro do ano em curso, um mega evento de futevôlei adulto, misto e aberto. A iniciativa é dos ex-atletas do Clube Atlético Douradense (CAD) José João Ferrari, Amauri José da Silva, o Baiano, que não tem duvidas no sucesso do encontro.
Entusiasmo
O presidente do Clube Indaiá, Pedro Cordeiro, está entusiasmado com projeto que vai trazer para Dourados nomes renomados nacional e internacionalmente. Esse ano, a prefeitura por meio da Funed e o Governo do Estado, via Fundesporte, por ser evento de grande monta para o município e para o estado, apoiam esse importante evento esportivo. Gazeta MS também faz parte desde o torneio passado.
Calendário
O vereador Cemar Arnal irá colocar esse torneio interestadual de futevôlei no calendário de eventos oficiais, dentro das programações de aniversário de emancipação politico-administrativa do município, no dia 20 de dezembro.
Inscrições
Para mais informações sobre o torneio, é só ligar para (44) 9 9914-7296 (Ferrari) ou (67) 9 9877-0189 (Baiano). Será aberto para associados do Indaiá e o público em geral.
Ninguém esperava
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ficou dois meses convocando os caminhoneiros e outros simpatizantes para a manifestação no dia 7 de Setembro, sinalizando uma tentativa de golpe.
Só que o evento não deve ter correspondido às expectativas do presidente. Além disso, suas críticas exageradas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não foram bem recebidas por grande parte da Nação. Com isso, Bolsonaro, recuou. Pediu ajuda ao ex-presidente Michel Temer (MDB) e, através de uma carta, pediu desculpas. E isso contrariou os caminhoneiros e outros seguidores direitistas.
Jogando contra si
Uma greve geral dos caminhoneiros, logicamente, paralisa o País e causa estragos na economia. Pior, isso é ruim para o presidente da República, principalmente quando é preciso debelar uma crise.
Por isso, uma greve dos caminhoneiros, convocada pelo próprio presidente, causa estranheza. Afinal, no caso, Bolsonaro armou uma jogada contra ele mesmo.
Não muda
O recuo do presidente Jair Bolsoaro em seus ataques ao Judiciário não vai mudar o comportamento do STF em relação a atos do governo ou de aliados considerados golpistas, antidemocráticos ou ilegais. A avaliação foi obtida pelo blog do jornalista Valdo Cruz, do
G1, em conversas com ministros da Suprema Corte.
Segundo um ministro, não faz sentido imaginar que depois de o presidente recuar o STF passaria a ter outra atuação em relação a atos de Bolsonaro e de seus seguidores. Seria, segundo esse ministro, admitir que o Supremo estaria errando, o que não é o caso.
Código Eleitoral
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (9) por 378 votos a 80 o texto-base do projeto de lei que institui o novo Código Eleitoral.
Com 898 artigos e quase 400 páginas, a proposta faz uma reformulação ampla em toda a legislação partidária e eleitoral — revogando leis vigentes, como o Código Eleitoral e a Lei da Inelegibilidade, e unificando as regras em um único código.
Destaques
Para a conclusão da votação, os deputados ainda precisam analisar os chamados destaques (sugestões de alteração na matéria). Em seguida, o texto irá ao Senado. A votação dos destaques será concluída na próxima semana.
Para valer nas eleições de 3 de outubro de 2022, o novo Código Eleitoral tem que ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro até o dia 3 de outubro próximo.
Quarentena
Inicialmente, o projeto trazia uma quarentena de cinco anos para militares, policiais, juízes e procuradores que quisessem se candidatar a partir de 2026.
O afastamento obrigatório das funções foi incluído pela relatora da matéria, deputada Margarete Coelho (PP-PI), mas, após pressão de parlamentares, foi retirado na votação dos destaques.
Caminho livre
Essa quarentena de cinco anos, atingia o ex-juiz federal Sérgio Moro, um dos baluartes na luta contra a corrupção no País.
Moro não sinaliza que sairá candidato. Mas, o seu nome sempre é incluído nas pesquisas de opinião pública. Pelo menos, ele tem o caminho livre, já que não terá que cumprir a tal quarentena.
Arquivada
O ministro Nunes Marques, do STF, acolheu manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou o arquivamento de notícia-crime apresentada contra os deputados federais Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Helder Salomão (PT-ES), Alexandre Frota (PSDB-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Joice Hasselmann (PSL-SP) por mensagens em redes sociais supostamente ofensivas ao presidente da República, Jair Bolsonaro.
Na decisão, o ministro esclareceu que somente o próprio presidente e o ministro da Justiça têm legitimidade para iniciar a persecução penal em casos de crime de injúria contra o chefe do Poder Executivo Federal.
Crime contra a honra
A notícia-crime foi apresentada na Petição (PET) 9463 por Gilvan Aguiar Costa, vereador de Vitória (ES), que alegava a prática de infrações previstas na Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/1983) e do delito de injúria contra a honra de Bolsonaro, do Supremo Tribunal Federal e de seus ministros.
Ele pedia a juntada da queixa-crime ao Inquérito 4781, que apura notícias fraudulentas, ameaças e outros ataques à Corte, e a prisão em flagrante dos parlamentares.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS

Prefeitura de Dourados fará reforma de R$ 6,5 milhões na Escola Profª Avani Cargnelutti Fehlauer
Há 8 horas