Chuva forte em Mato Grosso do Sul registra cerca de 30 mil descargas atmosféricas

| ASSESSORIA


A Energisa informa que a tempestade que atingiu Mato Grosso do Sul na tarde desta quarta-feira (09), veio acompanhada por fortes rajadas de ventos e por descargas atmosféricas. A violência dos ventos derrubou árvores e causou graves danos a rede elétrica, como o rompimento de cabos e fios, postes de distribuição e torres de alta tensão. Somente na tarde hoje, em Mato Grosso do Sul foram registradas aproximadamente 30 mil descargas elétricas. A situação se agravou nos municípios de Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Bonito, Aquidauana, Bataguassu, Itaporã e Maracaju. 

A concessionária triplicou o número de equipes no atendimento em campo e as quedas de árvores e descargas atmosféricas foram as principais causas das falhas na interrupção da energia elétrica em 24 bairros da Capital.  

As ocorrências se concentraram nas seguintes localidades: Moreninhas, Vila Cruzeiro, Jardim Tijuca, Mata do Segredo, Vila Carlota, Vila Popular, Mata do Jacinto, Jardim São Conrado, Jardim TV Morena, Nova Lima, Centro, Vila Piratininga, São Francisco, Amambaí, Coronel Antonino, Portal Caiobá, Jardim Centro Oeste, Vila Nasser, Santo Amaro, Parque dos Novos Estados, Vila Jacy, Caiçara, Aero Rancho e Jardim São Lourenço.   

Até o início da noite, mais de 80%  das ocorrências registradas nesses bairros já estavam com a energia normalizada.  

Para situações críticas como essa, a Energisa possui tecnologia para identificar os locais de caráter essencial e atendimento prioritário como hospitais, postos de saúde, captação de água, UTI´s domiciliares, entre outros.  

As equipes estão trabalhando de forma ininterrupta e planejada para garantir o restabelecimento da energia nas unidades consumidoras atingidas. A maioria das ocorrências envolveram objetos lançados à rede pelos fortes ventos, como galhos e árvores. Nesses casos, os reparos são de maior complexidade e devem obedecer a protocolos rígidos de segurança. 

Como a energia elétrica não produz cheiro e não é visível, a empresa alerta a população para não se aproximar de cabos ou postes com fiação elétrica caídos ao chão, pois podem representar riscos à segurança. Nestes casos, a orientação é entrar em contato com a empresa imediatamente pelo 0800 722 7272, pelos canais digitais de atendimento (Gisa pelo número 67 9980-0698 e app Energisa ON) ou site www.energisa.com.br e, isolar a área para que outras pessoas também não se aproximem. 

 
...



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE