Leia Coluna do Jonas desta segunda, 06

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Segunda-feira, 06 de Setembro 2021 - Dia do Alfaiate. Dia do Sexo.

Pensamento: "A incompreensão do presente nasce, fatalmente, da ignorância do passado."

Musica: Por Ella - Julio Iglesias – Indicado por Mateus Gnuztman –(https://www.youtube.com/watch?v=ZtooCETTCHQ)

Niver: Reinaldo Alexandre, Carlos Meirelles Cale, Podólogo Ronald Mello, Simone Capilé, Florisvaldo Souza Silva.Ontem: Johnis Faker Naglis, Ivanildo Lima da Silva, Jairo Brentan Pimenta - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Caravana

Pelo menos cinco ônibus lotados partiram de Dourados para Brasília no final da tarde deste domingo. A concentração aconteceu na esquina das ruas Aziz Rasselem e Major Capilé, em frente à sede da Coperplan, atraindo um grande número de pessoas que foram desejar boa viagem ao grupo integrado por homens, mulheres e jovens. Tambem camionetes e avião vão levar douradenses para capital federal. Caravana de Dourados ocupará o Parque Sarah Kubitschek.

Lideranças

Dentre os formadores do grupo embarcaram  o vereador Juscelino Cabral e o suplente Sargento Prates;  o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes também integra o grupo. Além deles, empresários, estudantes e agricultores viajaram com um pensamento uniforme – É uma luta pela democracia e pelo bem do Brasil. É uma viagem séria e não um passeio. Aqui predomina o verde e amarelo. Aqui é Brasil.

Primeiro Plano

Uma grata surpresa para quem passa pelo Ceper do BNH 1º Plano é a movimentação que acontece no local. O local está muito bem cuidado e podemos encontrar ocupando o espaço, homens, mulheres, crianças, enfim, uma grande reunião familiar. Parabéns a todos que conservam e mantém o Ceper dentro das finalidades a que ele se propõe.  Que sirva de exemplo para todos os espaços de lazer da cidade. Top.

Fica ou não fica no DEM?

A  ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), que é deputada licenciada, não sabe, ainda, se permanece no seu partido, ou se vai buscar abrigo em outra legenda com vistas às eleições do ano que vem.

Em evento em Campo Grande, sábado (4), a ministra disse ao Jornal Midiamax que a sua saída depende de articulações relacionadas ao apoio de Bolsonaro. Ou seja, tudo depende da decisão do chefe.

Avaliando

Cotada como um dos nomes do DEM na disputa a cargos federais e até ao Governo do Estado no próximo ano, Tereza diz que permanece no debate antecipado, mas que ainda não se decidiu sobre 2020.

"É natural que o debate seja antecipado, eu estou avaliando as conjunturas e dependo do diálogo com o presidente Bolsonaro porque sou ministra dele", afirmou ao Midiamax.

PP, alternativa

Uma das hipóteses ventiladas sobre o futuro partido do presidente é a filiação ao PP. Com isso, lideranças como Tereza Cristina também poderiam migrar para a legenda.

Sobre essa possibilidade, Tereza afirma que mantém conversas com ACM Neto, presidente nacional do DEM, e que considera sua saída do partido "difícil porque não tem janela para isso" e também porque tem apoio do partido. Contudo, a ministra não descarta seguir o presidente em direção a outro partido.

Cadastro Eleitoral

A chegada da biometria revolucionou a identificação dos eleitores e das eleitoras no Brasil a partir de 2008, trazendo agilidade e ainda mais segurança ao processo eletrônico de votação no país.

No dia 30 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avançou ainda mais na gestão do tema na Justiça Eleitoral, ao instituir a Comissão Gestora do Processo de Tratamento das Duplicidades ou Multiplicidades Biométricas do Cadastro Eleitoral, validando um trabalho que começou a ser realizado pela Corte em 2014.

Duplicidade

Com base na comparação entre dados biométricos inseridos nas bases da Justiça Eleitoral, a Comissão poderá planejar e implementar ações em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre o processo de tratamento das inconformidades detectadas.

Desde 2014, a Justiça Eleitoral já identificou 52 mil casos relacionados a duplicidades ou pluralidades biométricas.

Tecnologia da Informação

De acordo com Márcia Magliano, secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), embora a instituição da Comissão seja recente, o trabalho de identificação e tratamento das duplicidades vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pelas equipes de Tecnologia da Informação do TSE, das zonas eleitorais e das corregedorias eleitorais.

“Os milhares de casos já tratados sinalizam que a atividade de garantia da integridade dos dados do cadastro sempre foi realizada de maneira sistemática pelas unidades competentes”, destaca. No entanto, hoje em dia, o Tribunal dispõe de ferramentas mais adequadas para a visualização das situações que exigem atuação corretiva e poderá estabelecer, com o acompanhamento da Comissão, rotinas mais ágeis e eficazes para o tratamento dos dados.

Imaterial

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima sexta-feira (10) para discutir a situação do patrimônio cultural imaterial brasileiro. O debate será no plenário 8, às 10 horas.

As deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Benedita da Silva (PT-RJ), que pediram a audiência, lembram que o País possui cinco manifestações culturais inscritas pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi, Frevo, Círio de Nazaré e Roda de Capoeira, segundo a Agência Câmara de Notícias.

Culturas

Segundo as deputadas, a audiência busca problematizar a situação dos Planos de Salvaguarda dos bens culturais imateriais brasileiros, notadamente aqueles relacionados às culturas negras e indígenas, além de debater a extinção do Conselho Nacional de Política Cultural.

Foram convidados para a audiência, entre outros, o ministro do Turismo, Gilson Machado; a presidente do Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto; e o mestre Paulão Kikongo, membro do Grupo de Salvaguarda da Capoeira do Iphan (RJ) e do Conselho Nacional de Política Cultura

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE