Geral
COVID-19: Quando devo usar máscara de proteção?
| CLIMA TEMPO
A pandemia de COVID-19 tem deixado as pessoas mais atentas aos cuidados preventivos amplamente divulgados, como o uso do álcool gel e a correta higienização das mãos, e ainda mais decididas a investirem também no uso de máscaras de proteção.
De olho nos hábitos recém-adotados pela população, o Ministério da Saúde publicou uma atualização na qual indica que máscaras de proteção de tecido podem ser confeccionas em casa como aliadas no combate à propagação do novo Coronavírus.
Segundo a Dra. Michelle Zicker, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o uso da máscara industrializada segue orientado exclusivamente para profissionais de saúde e pacientes com sintomas respiratórios e outras condições clínicas, de acordo com indicação médica.
Para que sejam efetivas, as máscaras caseiras devem ser feitas com dupla camada de tecido e de forma que fiquem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços ao redor do nariz e boca. “É preciso garantir que o equipamento seja utilizado da forma correta, pois, do contrário, a falsa sensação de proteção pode acabar deixando as pessoas ainda mais expostas”, destaca a infectologista.
Um manual com especificações de como o item pode ser feito e utilizado também foi divulgado no site oficial do Ministério da Saúde:https://saude.gov.br.
A máscara caseira pode ser usada pela população em geral para prevenir a infecção pelo Coronavírus. “Ao optar por esses itens caseiros, ainda é possível garantir que as máscaras industrializadas estejam disponíveis para aqueles que tenham realmente essa necessidade”, explica Michelle.
Embora feito de pano, o acessório não pode ser reutilizado indefinidamente e deve seu usado de forma individual. É preciso observar a vida útil do item, que tem tempo de uso de no máximo duas horas e precisa ser substituído sempre que estiver úmido ou sujo.
Vale lembrar também que, na hora de usá-las, deve-se lavar as mãos antes de a máscara ser colocada e depois de retirada. Em seguida, as máscaras de tecido devem ser lavadas, preferencialmente, com água sanitária.
Fonte: Hospital São Camilo -máquinacohn&wolfe
LEIA MAIS
Ministro do Desenvolvimento Agrário recebe reivindicação de ratificação de Renato Câmara
Há 11 horas
Com emenda de Neno Razuk, Ass. Juliano Varela compra instrumentos para Banda Down Rítmica
Há 11 horas