Leia Coluna do Jonas deste sábado, 04

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva, Silva Junior. Foto: Divulgação

Sábado, 04 de Setembro 2021 -Dia de Santa Rosália. Dia Mundial do Taekwondo.

Pista

Uma pista de atletismo, emborrachada, de padrão internacional será construída na cidade de Chapadão  do Sul. Quem falou sobre isso foi o diretor-presidente da Fundesporte, professor Marcelo Miranda, que ainda trouxe novidades sobre competições que acontecerão em Campo Grande. Ele foi um dos entrevistados dessa sexta na Gazeta MS

Movimento Agro Fraterno

O Sistema Famasul Senar/MS lança, neste sábado (4), às 9h, o Movimento Agro Fraterno em Mato Grosso do Sul.

A cerimônia acontece na sede da Famasul, em Campo Grande, com a presença do presidente da instituição, Marcelo Bertoni, e da ministra da Agricultura, Pecuária, e Abastecimento, Tereza Cristina. Serão distribuídas 15 mil cestas básicas, totalizando 225 toneladas de alimentos, para todos os 79 municípios do estado.

Corrente solidária

Liderado pelo Sistema CNA/Senar, OCB e entidades ligadas ao Instituto Pensar Agro, o Agro Fraterno é uma iniciativa idealizada pela ministra Tereza Cristina.

O objetivo é promover uma corrente solidária, entre produtores rurais e instituições ligadas ao setor, para ajudar as famílias mais atingidas pela pandemia da Covid-19.

Sem corte

A Prefeitura de Campo Grande publicou na quinta-feira (2), o Decreto n. 14.882, de 2 de setembro de 2021, que proíbe o corte no serviço de água enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da Pandemia da Covid-19 declarado no Decreto n. 14.247, de 14 de abril de 2020, prorrogado pelo Decreto n. 14.787, de 30 de junho de 2021, aos usuários que se enquadram na tarifa social.

As contas dos usuários que se enquadram na referida tarifa social, vencidas durante a vigência deste Decreto, poderão ser parceladas em até 36 vezes, sem cobrança de multa, juros e correção monetária.

Moção

O vereador Papy (Solidariedade) apresentou na Câmara Municipal de Campo Grande uma moção de congratulação, na quinta-feira (2), à dupla Marco Antônio e Gabriel, em homenagem à classe artística depois de tantos prejuízos em meio à pandemia da Covid-19. Os músicos gravaram o 1º DVD com participação de Bruninho e Davi, no último dia 21 de agosto, na Rota Acústica, em Campo Grande.

A gravação do DVD foi dirigida por Gabriel Sell e Christian Shiroma e contou com participações especiais dos cantores Bruninho & Davi, Hugo & Guilherme e João Gustavo & Murilo, além dos campo-grandenses, amigos e familiares que abrilhantaram o trabalho na Rota acústica.

Fiscal Cidadão

A Agehab (Agência Municipal de Habitação e Interesse social) com o apoio dos técnicos do DTI (Departamento de Tecnologia e Informação) criou em Dourados o projeto “Fiscal Cidadão”, uma plataforma digital onde qualquer morador pode fazer denúncias de irregularidades no âmbito habitacional.

O objetivo é ajudar na fiscalização e evitar irregularidades como casas sublocadas, vendidas e até abandonadas.

Mapeamento

Com o sistema, a Agehab pretende fazer um mapeamento de onde estão os maiores índices de denúncias, buscando soluções.

 “Toda a sociedade, em especial os cidadãos que acreditam em nossos projetos, se inscrevem, aguardam por um sorteio, são contemplados e residem em suas moradias, esperam que as leis, direitos e deveres sejam usados de forma igualitária para todos”, explica o diretor-presidente da Agehab, Diego Zanoni.

Heróis da Pátria

A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou, na quinta-feira (2), o projeto de lei que inclui no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria o nome de Joaquim Gonçalves Ledo (1781-1847), jornalista e político fluminense que teve atuação destacada no processo de independência do Brasil (PL 4913/2019). O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

O texto é de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), com relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ambos exaltaram a figura de Ledo e destacaram que seu nome não tem tanto destaque na história nacional porque ele foi um adversário do regime monárquico nos primeiros anos do Império, segundo a Agência Senado.

Importância

Izalci apontou que Ledo foi um dos fundadores do país, tendo pressionado pela realização da primeira Assembleia Constituinte, mas suas ideias, influenciadas pelo iluminismo europeu, não eram bem recebidas pela primeira geração da elite nacional.

“Firme em suas convicções, recusou o cargo de ministro de D. Pedro I e o título de Marquês que lhe fora oferecido. Em contrapartida, cumpriu diversos mandatos como deputado da Província do Rio de Janeiro, uma vez que tal honra lhe havia sido concedida pelo povo”, observou.

Fundador de jornal

Joaquim Gonçalves Ledo nasceu no Rio de Janeiro (RJ), estudou em Portugal e foi fundador do Revérbero Constitucional Fluminense, um jornal que defendia a emancipação política do Brasil. Foi um dos articuladores da permanência de D. Pedro I no país, após sua convocação pelas cortes portuguesas, defendeu a proclamação da Independência e a convocação da Assembleia Constituinte.

Adversário político de José Bonifácio e defensor de ideias liberais radicais, chegou a se exilar na Argentina nos primeiros anos após a independência, mas retornou ao Brasil para cumprir dois mandatos na Assembleia Provincial do Rio de Janeiro.

Medalha
O diretor-presidente da Sanesul Walter Benedito Carneiro Júnior foi homenageado recentemente pela Câmara de Vereadores em Campo Grande, por meio do vereador Riverton. "Essa honraria, que é a medalha Nelson Trad, e que reconhece o trabalho dos advogados de Mato Grosso do Sul", destaca. "Agradeço também aos demais vereadores pela aprovação da homenagem", comenta, o primogênito do deputado constituinte Walter Benedito Carneiro.
Atrapalhando
Trânsito livre na Rua Bela Vista com Itamarati esquina da Escola Estadual Antonia da Silveira Capilé, Jardim Água Boa (foto). Nesse local existia uma lombada eletrônica, que foi desativada há algum tempo, mas os pilares e tachões que invadem parte da pista de rolamento, tanto de um como do outro lado, ainda continuam lá.
Pedido
Os moradores, entre outros usuários, procuraram o vereador Cemar Arnal pedindo para que solicitasse a remoção desses obstáculos. Sensível à reivindicação, o vereador, por sua vez recorreu a prefeitura e anteontem os homens da Semsur foram ao local e retiraram as peças que dificultavam a circulação, atendendo os pedidos do vereador e da comunidade.
Segurança
Agora um novo pedido diz respeito à instalação de um conjunto de semáforos, ou a colocação de uma faixa elevada nas proximidades, para que os alunos do Capilé e os próprios transeuntes, tenham mais segurança ao circular e ao atravessar aquela via. Justo pedido.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE