Secretaria realiza “Semana de Conscientização e Incentivo à Mamanalgesia”

As ações de foram desenvolvidas durante o mês "Agosto Dourado"

| ASSESSORIA


Foto: Divulgação

A Mamanalgesia é um termo usado para a amamentação como analgésico para vacinas injetáveis em bebês. Os benefícios da amamentação são amplamente conhecidos e o ato de amamentar pode aliviar o incomodo da agulha.

Para facilitar esse entendimento, um grupo de estudiosos da Organização Mundial de Saúde (OMS) elaborou pesquisa recomendando a “Mamanalgesia”, ou seja, o ato de amamentar, durante ou depois da vacina, reduz a dor causada pela injeção, além de provocar um lindo elo entre a mãe e seu bebê.

A SEMS também realizou uma parceria com a Casa da Amizade de Dourados para a elaboração de materiais educativos sobre Aleitamento Materno, que serão entregues para as 35 Unidades de Saúde do município de Dourados.

Outra informação importante é que a Equipe Multidisciplinar do Núcleo Ampliado em Saúde da Família e Atenção Primária (eNASF-AP) de cada região do município de Dourados/MS, durante o mês de Agosto, abordou o tema “Promoção da Amamentação”, seja como mamanalgesia, no momento da vacinação, como também, quebrando tabus referentes à amamentação e Covid-19, uma vez que já foi provado cientificamente que os anticorpos são transmitidos ao lactente por meio do leite materno.

Parcerias

O município de Dourados/MS aderiu à Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), por meio do qual foram realizadas diversas oficinas nas Unidades de Saúde, visando a promoção do aleitamento materno e das práticas alimentares infantis saudáveis. Além disso, foi realizada parceria com o Hospital Universitário da UFGD, para a entrega de material educativo “Manual de Normas e Rotinas de Aleitamento Materno”.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE