Câmara entrega prêmio Ildefonso Ribeiro nesta quarta-feira

| CâMARA DOURADOS / ASSESSORIA


Prêmio de incentivo a literatura implantado em 2010 será entregue nesta quarta-feira pela Câmara de Dourados Foto: Valdenir Rodrigues

 A Câmara de Dourados realiza nesta quarta-feira (1º), às 18h, durante intervalo da 29ª sessão ordinária, a entrega do Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva, que tem como objetivo enaltecer a produção literária de Mato Grosso do Sul. Este ano o homenageado será o escritor e membro fundador da ADL (Academia Douradense de Letras), Brígido Ibanhes.

Criada através de decreto legislativo, o prêmio visa valorizar a cultura local, estimulando a produção literária e reconhecendo o trabalho de autores do Estado. Para o presidente da Câmara de Dourados, Laudir Munaretto (MDB), a entrega deste prêmio representa a valorização da cultura e da leitura em nosso município. "A produção literária precisa ser estimulada e difundida em todo o país e, através deste singelo ato, os vereadores de Dourados dão sua parcela de contribuição ao reconhecer o valor e a qualidade da produção literária local", opinou.

A homenagem é feita anualmente, durante sessão solene da Casa de Leis, em conjunto com as comemorações da Semana da Literatura Regional Sul-Mato-Grossense. O nome do vencedor deste ano foi escolhido pelos membros da comissão julgadora, formada por representantes da Academia Douradense de Letras, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Grupo Arandu.

Para esta edição foram ainda indicados para concorrer ao prêmio, os escritores Renato Nésio Suttana, Gilberto Marchetti Filho, Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi, Marise Andreatta, Rogério Fernandes Lemes e André Martins Barbosa. Os currículos foram avaliados segundo os critérios estabelecidos pela comissão, como, abrangência e importância temática das obras, cunho regionalista, número de livros e artigos regionais publicados.

O PRÊMIO

O Prêmio Ildefonso Ribeiro ocorre anualmente durante sessão solene convocada pela Mesa Diretora. Foi instituído por decreto legislativo em 22 de junho de 2010, com o propósito de agraciar escritores do município de Dourados que se destacaram na produção literária regional no Estado.

O HOMENAGEADO

Com mais de 35 anos de carreira como escritor, defensor dos direitos humanos e militante da cidadania, Brígido Ibanhes é autor de dezenas de obras literárias que denunciam as injustiças sociais e históricas, narrando a vivência dos oprimidos e das minorias, principalmente do povo Guarani.

Já foi agraciado com a comenda “Medalha do Mérito Excelência e Qualidade Brasil 2016”, concedida pela Associação Brasileira de Liderança, com o lema é “Incentivando os que se destacam perante a sociedade”. O sul-mato-grossense é nascido em Bela Vista, mas reside há várias décadas em Dourados.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE