Leia Coluna do Jonas desta quarta-feira, 01

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quarta-feira, 01 de Setembro 2021 –Dia do Profissional de Educação Física. Dia do Corinthians. Dia da Bailarina. Dia de Santa Beatriz da Silva. Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Pensamento: "Quem não faz acontecer, vê acontecendo."

Musica: Sol de primavera - Beto Guedes _ Indicação Mateus Gnuztman (https://www.youtube.com/watch?v=41cdcdtP8NU)

Niver: Bruno Henrique, Carlos Alberto Quaresma, Manoel Aparecido Pereira, Néia Aguiar, Eliandra Carollo Raidan, Renato Vessani- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Eleição

Aconteceu no último domingo (29) a eleição  da Associação de Moradores no Jardim Florida 1 e 2 e Panambi Vera,  na  Paróquia Bom Jesus  situada na rua Manoel Machado Leonardo 170 Jardim Floria 1. A eleição aconteceu das 9:00 as 15:00 horas. Duas chapas concorreram: a Chapa 1 José Duarte para presidente e para vice-presidente Leonardo Alves Ortiz. A  Chapa 2 teve Barroso para presidente e para vice-,presidente Zinri da Sapataria.

Resultado

No total foram 586 votos. A Chapa1 foi vitoriosa com 334 votos e a chapa 2 teve 251 votos. Teve 1 voto nulo e um voto emi branco, segundo José Nunes Souza, presidente da União Douradense de Associaç]ões de Moradores (Udam).

De olho

Eleitor brasileiro está indeciso para escolha do novo presidente nas eleições do ano que vem.  Enquetes realizadas por sites e alguns jornais apontam indecisão do eleitorado.

Surpresa

Quando se pergunta pra quem você vota para presidente, Bolsonaro ou Lula, a maioria responde nenhum dos dois. Será que o jogo está mesmo aberto?

Mais Social

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) entregaram na segunda-feira (30) em Dourados o cartão Mais Social para 21.795 pessoas beneficiárias.

A partir de agora elas já podem utilizar o benefício com crédito de R$ 200,00 mensais para compra de alimentos e itens de higiene pessoal.

100 mil famílias

O Programa atende a um pedido do deputado Marçal, de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social neste momento de pandemia do coronavírus.

Ao todo, mais de 100 mil famílias serão beneficiadas no Estado, investimento de mais de R$ 5 milhões na economia de Mato Grosso do Sul.

Permanente

"O Mais Social é de caráter permanente e tem um diferencial de não expirar após o fim da pandemia”, explicou Marçal.

Ele disse que fez  o pedido ao governador Reinaldo para “instituir este programa e prontamente ele atendeu. Foi uma atitude na medida certa, de quem tem sensibilidade com o povo e agora estamos aqui para entregar o cartão a cada um de vocês", afirmou o deputado, durante solenidade no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão.

“Pantanal em Alerta”

Na segunda-feira (30/8), ocorreu o lançamento oficial do sistema “Pantanal em Alerta”, pela plataforma do Youtube. O evento teve início às 15h30, ao vivo, e ficará disponível em gravação para futura pesquisa. O sistema “Pantanal em Alerta” é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros, em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, que visa auxiliar os proprietários rurais, brigadistas, autoridades públicas e a toda sociedade na prevenção e combate aos incêndios florestais no bioma Pantanal.

Em tempo real

Nesta primeira versão é possível a visualização dos focos de calor em tempo real, extraídos do site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), conjugada com a base de dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

Isso permite que sejam identificados os locais onde estão ocorrendo prováveis incêndios, bem como os imóveis em que se encontram, para que seja possível acionar as autoridades, proprietários e brigadistas voluntários da região, a fim de minimizar as consequências. Futuramente, será possível realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que sejam emitidos alertas, de hora em hora, sobre focos de calor na propriedade.

Código Eleitoral

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (31), por 322 votos a 139, o regime de urgência para o projeto de lei do novo Código Eleitoral (Projeto de Lei Complementar 112/21). O texto consolida toda a legislação eleitoral e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em um único texto.

A previsão dos partidos é votar a matéria nesta quinta-feira (2), para que depois o Senado também possa analisar o texto a tempo de valer para as próximas eleições. Para que isso aconteça, as mudanças devem ser publicadas um ano antes do pleito, segundo a Agência Câmara de Notícias.

Legislação

A relatora do projeto, deputada Margarete Coelho (PP-PI), debate com as legendas para formular seu relatório.

Com cerca de 900 artigos, o projeto foi apresentado pelo grupo de trabalho de reforma da legislação eleitoral, composto por representantes de diversos partidos.

Candidaturas coletivas

Uma das inovações na legislação é a autorização da prática de candidaturas coletivas para os cargos de deputado e vereador (eleitos pelo sistema proporcional).

Esse tipo de candidatura caracteriza-se pela tomada de decisão coletiva quanto ao posicionamento do eleito nas votaões e encaminhamentos legislativos.

CPI da Pandemia

Relator da CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse, ontem (31), que prorrogou a previsão de entrega do seu relatório para o final de setembro. A expectativa, segundo ele, é tornar público o seu parecer a partir do dia 22.

O próprio relator tinha falado anteriormente que entregaria o parecer no início da segunda quinzena de setembro. A nova previsão se deve a inclusão de novos depoimentos no cronograma e pela paralisação das inquirições durante a semana do feriado de 7 de setembro, informou a Agência Senado.

Advogado será ouvido

De acordo com Renan, a Comissão vai ouvir, nesta quarta-feira (1), o advogado Marcos Tolentino, que, segundo alguns senadores da CPI, seria sócio oculto da FIB Bank e avalista do contrato da Precisa Medicamentos com o Ministério da Saúde. Já na quinta (2), conforme o relator, será ouvido Marconi Ribeiro, identificado pelos membros da Comissão como lobista da Precisa.

“E nós vamos, na medida do possível, acrescentando esses outros depoimentos. Se precisar ouvir dois por dia, três, não importa. O Importante é que nós tenhamos os depoimentos dessas pessoas porque eles são importantes para configurar muitos fatos”, disse o relator.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE