Leia Coluna do Jonas desta terça, 31

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Terça-feira, 31 de Agosto 2021 - Dia do Nutricionista. Dia de São Raimundo Nonato. Dia Mundial do Guarda-Florestal.

Pensamento: "Andamos tão desencantados que ser decente parece virtude."

Musica: When youre gone - Maggie Mcneal – Indicação Mateus Gnuztman –

(https://www.youtube.com/watch?v=TD3qbSxuZ7U)

Niver: Adimilson Lucio de Oliveira, Heleno Leite de Oliveira, Aurélio Rolim Rocha, Elias Carvalho de Aragão - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Quase 230 mil habitantes

O Município de Dourados conta atualmente com uma população de 227.990 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano passado, Dourados contava com uma população de 225.495 habitantes. Portanto, houve um aumento de 2.495 pessoas em 2021 em relação a 2020.

Limite no PIX

Em meio a aumento de relatos de golpes e fraudes que utilizam o Pix, o Banco Central (BC) anunciou recentemente algumas mudanças para aprimorar a segurança do meio de pagamento.

Entre as medidas anunciadas, o Pix passará a ter um limite de transação de R$ 1 mil no período noturno, entre 20h e 6h para pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs). Essa medida também vale para transferências entre contas do mesmo banco, cartões de débito e liquidação de TEDs.

Bancos terão prazo

Além disso, segundo o jornal O Globo, os bancos e outras instituições financeiras agora terão prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivar um pedido do usuário para aumento do limite de transações por Pix, boleto, TEDs e DOCs e cartão de débito.

A ideia é impedir a possibilidade do aumento imediato e diminuir as situações de risco. A redução do limite continua sendo imediata. Outra medida anunciada pelo BC é a determinação de que as instituições financeiras ofereçam aos clientes a possibildade de escolher limites de transação diferentes para o dia e para a noite.

Acima dos limites

O BC também anunciou que as instituições deverão possibilitar que os clientes cadastrem previamente contas que poderão receber o Pix acima dos limites estabelecidos previamente.

Essa possibilidade seria útil para alguém que não deseja ter limites para transferir dinheiro entre duas contas em seu próprio nome.

Ponto facultativo

O prefeito Alan Guedes (PP) assinou o Decreto nº 600, de 25.08.2021., considerando ponto facultativo nas repartições municipais no dia 6 de setembro, véspera do feriado nacional da Proclamação da Independência.

Os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente, sem qualquer pagamento adicional aos servidores lotados nestes órgãos.

Salários

O pagamento dos salários dos servidores de Mato Grosso do Sul será depositado nesta terça-feira (31), disponível para saque amanhã, 1º de setembro. Com o depósito, o Governo injetará mais de R$ 390 milhões na economia do Estado. São mais de 80 mil  funcionários do serviço estadual, sendo 49.060 da ativa e 31.549 inativos.

O pagamento dos salários nos primeiros dias úteis de cada mês reforça a política de valorização da gestão do governador Reinaldo Azambuja com os servidores do Estado de Mato Grosso do sul.

Dignidade Menstrual

A lei que institui o “Programa Dignidade Menstrual” no município de Campo Grande foi sancionada na  quinta-feira (26). O texto que foi publicado ontem (30) no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) prevê a implantação do programa na Rede Municipal de Ensino (Reme).

O objetivo é distribuir absorventes higiênicos descartáveis para as estudantes em situação de vulnerabilidade social, para garantir que elas continuem frequentando as aulas. A ação faz parte da comemoração dos 122 anos de Campo Grande.

“Desafio”

“Com esta lei garantimos que as alunas continuem frequentando a aula, mesmo no período menstrual, o que para algumas era um desafio. Estamos atuando para garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade tenham seus direitos garantidos, possam se cuidar enquanto mulheres”, afirmou a vice-prefeita Adriane Lopes.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai atuar com orientações nas unidades escolares, além da distribuição dos absorventes e acompanhamento da frequência das estudantes.

Lei Michel Maruyama

O governador Reinaldo Azambuja sancionou no dia 25 de agosto o Projeto de Lei 200/2021, de autoria do deputado Capitão Contar, que denomina de Lei Michel Maruyama a Lei n.4827, que dispõe sobre a isenção de taxas de inscrição em concursos públicos aos doadores de medula óssea. A sanção foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (27), transformando o projeto na Lei n. 5.705.

Diagnosticado em 2014 com leucemia mieloide, Michel precisou de transplante de medula óssea, quando começou uma campanha na internet para informar e orientar a população sobre a importância e a forma de se fazer o cadastro para doação.

Campanha

A campanha do militar se tornou mundialmente conhecida como #TamoJuntoMichel e ajudou a multiplicar o número de cadastros no Registro Brasileiro de Doadores de Voluntários de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mesmo transplantado, perdeu a batalha para leucemia após três anos de luta, em 19 de março de 2017.

Através das campanhas que realizou na internet, Michel conseguiu incentivar o cadastro de cerca de 11 mil doadores no Brasil.

Criptomoedas

O Projeto de Lei 2140/21 estabelece o prazo de 180 dias para o Poder Executivo regulamentar as transações financeiras com criptomoedas, como as bitcoins, e demais valores virtuais ou não físicos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, as operações realizadas no exterior deverão ser reguladas conforme as normas aplicadas aos bancos, inclusive quanto à tributação, segundo a Agência Câmara de Notícias.

Risco

O projeto é do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). Ele alega que a ausência de regulamentação para as transações com criptoativos coloca em risco os investidores e o sistema financeiro, além de servir de meio para evasão de divisas.

“Tanto quanto os bancos privados e públicos, é preciso haver uma normatização e fiscalização rigorosa para que a população não venha a ser enganada com promessas de altos lucros individuais, o que já tem ocorrido sobremaneira”, afirma Frota.

Denunciado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. A PGR afirma que o ex-deputado cometeu incitação ao crime e crimes previstos na Lei de Segurança Nacional e na lei que tipifica crimes raciais. A denúncia é assinada pela subprocuradora-geral Lindôra Araújo, segundo a TV Globo.

 Preso do dia 13

Jefferson foi preso no último dia 13 deste mês por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito das milícias digitais. Na denúncia, de 10 páginas, a subprocuradora lista condutas do presidente do PTB cometidas entre fevereiro e julho deste ano.

Agora, o STF deve abrir prazo para que a defesa de Jefferson apresente resposta à acusação, em 15 dias. Na sequência, a Corte vai analisar se recebe a denúncia, o que poderá transformar Jefferson em réu.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE