Diagnóstico da propriedade é o primeiro passo para alcançar resultado financeiro do negócio rural

| FAMASUL


Antes mesmo de falarmos sobre resultados é preciso fazer o diagnóstico. A afirmação vale para os mais diferentes segmentos e é ferramenta principal no planejamento da propriedade rural, informações que norteiam os próximos passos na gestão econômica. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (25).

“O empreendedor rural deve elencar as necessidades identificadas para melhoria da produção e dos resultados. Fazer um inventário da propriedade com o levantamento de tudo, por exemplo, os recursos materiais e naturais, humanos, com a mão de obra e família, financeiros, incluindo dinheiro e crédito, e tecnológicos, com os processos e equipamentos', explica o instrutor do Senar Mato Grosso do Sul, Alberto Silva Escote.

A próxima etapa é o estabelecimento de metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, e elaborar um plano de ação estratégico, tático e operacional. “Neste planejamento deve estar claro o que se quer fazer e de que modo conseguirá colocá-lo em prática. O planejamento não deve ser algo estático, o monitoramento deve acontecer o tempo todo para que as correções sejam realizadas'.

Podemos exemplificar a justificativa de um investimento com uma pergunta: é melhor investir na aquisição de uma colheitadeira própria ou fazer alocação do equipamento? Todo investimento realizado na propriedade deve ter um propósito e tempo estimado, como aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e maximizar o lucro líquido.

“O empreendedor rural deve perceber que todo investimento realizado tem que ter um objetivo muito claro e específico pré-definido, pois precisa justificar o investimento. Na prática, o produtor deve olhar para o planejamento e identificar quais os gargalos produtivos estão impactando nos resultados', explica.

Os indicadores de resultados como lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno e ponto de equilíbrio são abordados no curso de Administração da Propriedade Rural, oferecido gratuitamente pelo Senar/MS.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE