Leia Coluna do Jonas desta quinta, 26

Tópico: Autoridades prestigiam Copa Mundo Fustal Sub 21 em Dourados; Proposta pelo deputado Marçal Filho, Lei da Bíblia foi sancionada no estado

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quinta-feira, 26 de Agosto 2021 – Dia de São Zeferino. Aniversário de Campo Grande. Dia Internacional da Igualdade da Mulher. Dia do Catequista.

Pensamento: "Quando a ignorância grita, a inteligência cala. Sua paz e tranquilidade valem mais."

Musica: Cuando tu me quieiras - Raul Shaw Moreno – Indicação Mateus Gnuztman

(https://www.youtube.com/watch?v=y6Hi5IaW-QQ) 

Niver: Cris Estigarribia, Joao Pinheiro, Matheus Alves, Leonina Rocha, Alcides Souza - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Futsal

Dourados está sediando um Torneio Internacional de Futsal Sub 21. As disputas estão em evidência no Ginásio da Unigran, com presença maciça de público. Os confrontos são de  alta qualidade e envolvem equipes do Brasil, Argentina, Colômbia e Paraguai, por exemplo. Nessa quarta-feira, o evento contou com presenças do prefeito Alan Guedes, do deputado Herculano Borges, do diretor-presidente da Fundesporte Marcelo Miranda Ferreira, do diretor-presidente da Funed,  Luiz Arthur Espindola Castilho, entre outros.

Muchão

Todos foram recepcionados pelo professor Carlos Muchão Castilho diretor do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Além desse, outros dois encontros nacionais de Futsal foram realizado em nossa cidade recentemente - Copa Brasil e Liga Nacional de Futsal. Para o presidente do Juventude AG, Thiago Altomare as experiências cacifam a cidade para promover grandes espetáculos. Nota dez. Bola pesada em evidência. Bom também.

Preparação

A realização de competições desta envergadura coloca Dourados no mesmo patamar de algumas cidades brasileiras que, vez por outra são sede de eventos esportivos de primeira linha, muito embora não sejam capitais. Há que se lembrar que, em especial o Futsal, tem oferecido atletas que hoje fazem parte de equipes bem classificadas em nível mundial. Agora é a hora de firmar Dourados como um dos principais centros de Futsal do Brasil.

Vacinação

De forma até surpreendente, o progresso da vacinação em Dourados está se mostrando como das melhores no Estado, e talvez até no País. Ao vacinarmos à partir dos 12 anos de idade, damos mostras que o caminho está traçado e em breve deveremos ter 100% da população vacinada. Temos que ter consciência que isso não garante a imunização total, mas certamente diminui os riscos provocados pela Covid.

Dia da Bíblia

Foi sancionada a Lei 5.701, de autoria do deputado Marçal Filho (PSDB), que institui o Dia da Bíblia em Mato Grosso do Sul, a ser celebrado, anualmente, no segundo domingo do mês de dezembro. A nova norma foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem (25).

Conforme a lei, a data celebrativa será incluída no Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado, conforme disposto na Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010.

Palavra de Deus

“Capa preta, camuflada, de pelúcia cor de rosa, de papel, no tablet ou no smartphone, não importa. Todos que frequentam alguma igreja cristã possuem uma Bíblia. Afinal, ela é a Palavra de Deus que nos ensina como viver. Mais que isso, ela nos revela o que devemos fazer para ganhar a vida eterna: seguir a Jesus Cristos e reconhecê-lo como nosso senhor e salvador”, explicou Marçal.

E, ainda: “Por tudo isto, ela é conhecida como as Sagradas Escrituras e tem transformado a vida de milhões e milhões de pessoas através dos séculos”, destacou.

Homofobia

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) repudiou o ato de homofobia sofrido por Gustavo Lima, que é cirurgião dentista e atua na vacinação no drive-thru do Albano Franco, em Campo Grande.

O fato aconteceu no último sábado quando uma mulher ainda não identificada não deixou que o profissional aplicasse a vacina em sua filha dizendo que ela “não seria vacinada por um viado”.

Respeito

“Fico muito triste quando vejo uma situação como essa, pois ainda falta empatia para as pessoas. Estamos em pleno século XXI e as pessoas ainda não sabem lidar com a diferença. Nós não precisamos que as pessoas aceitem o outro, precisamos que as pessoas respeitem o outro e vamos lutar por isso”, comentou o vereador.

Gustavo esteve na manhã de terça-feira (24) na sessão da Câmara Municipal e recebeu todo apoio dos vereadores.

Convenção online

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2197/20, das deputadas Soraya Santos (PL-RJ) e Margarete Coelho (PP-PI), que permite a realização de convenção partidária online.

Segundo o texto aprovado, as convenções precisam seguir a certificação de todos os requisitos exigidos na legislação eleitoral e em estatutos dos partidos, divulgou a Agência Câmara de Notícias.

Tecnologia

O relator, deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), apresentou parecer favorável à proposta, que ainda depende de análise pelo Plenário.

De acordo com Zuliani, “é preciso reconhecer que as fronteiras físicas à comunicação e à deliberação coletiva foram drasticamente reduzidas por soluções tecnológicas ao longo das últimas décadas”.

“Bateu, levou”

No encontro em que recebeu solidariedade de senadores após o pedido de impeachment apresentado por Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes mostrou-se firme em relação às ameaças de ruptura institucional, conforme divulgou o jornalista Lauro Jardim, do O Globo.

Assegurou aos parlamentares que o STF entrou no modo "bateu, levou" e não vai mais admitir em silêncio os arroubos do presidente.

7 de Setembro

Sobre a preocupação de senadores em relação a um levante de PMs nas manifestações bolsonaristas de 7 de Setembro, Moraes tranquilizou o grupo.

Ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, o ministro disse estar em contato com os titulares das pastas nos estados e que não há movimento organizado neste sentido, segundo Jardim.

Boca Aberta

Na sessão plenária de terça-feira (24), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o diploma do deputado federal Emerson Miguel Petriv (Pros) – conhecido como Boca Aberta –, eleito pelo Estado do Paraná no pleito de 2018.

Por unanimidade, o Colegiado também determinou a imediata retotalização das eleições para o referido cargo, computando-se para a legenda os votos nominais atribuídos ao parlamentar, com a imediata diplomação do primeiro suplente da respectiva coligação, independentemente da publicação do acórdão.

Inelegível

Emerson Petriv teve o mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal de Londrina (PR), em 2017, por quebra de decoro parlamentar, ficando inelegível pelo prazo de oito anos.

No pleito de 2018, ele teve a candidatura registrada por força de liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do estado que suspendeu os efeitos do decreto legislativo que cassou o mandato do político na Câmara. Assim, conseguiu se eleger deputado federal.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE