Geral
Leia Coluna do Jonas desta quarta, 25
Tópicos: Projeto da “taxa de lixo” foi aprovado em Dourados; Mauro Thronicke organiza PSL na Grande Dourados; O dia 20 de novembro poderá passar a ser feriado nacional como Dia de Zumbi e da Consciência Negra
| REDAçãO
Quarta-feira, 25 de Agosto 2021 – Dia do Soldado. Dia do Feirante. Dia Nacional da Educação Infantil. Dia da Legalidade.
Pensamento: "Não construa um muro em torno do seu sofrimento. Não vai te proteger, vai te impedir de sair."
Musica: Como se fosse a primeira vez - Paulo Ricardo – Inidicação Mateus Gnustman (https://www.youtube.com/watch?v=l8GfPmJfgHo)
Niver: Luiz Alves Lopes, Adriano Moretto, Luciano Fernandes Paes de Almeida, Eraldo Sarat Bareiro, Edilson Rios, Edna Carvalho - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Eleição
No próximo domingo (29) acontece mais duas eleições para escolha do comando de duas associações de bairro Uma delas é a sempre concorrida eleição nos bairros Jardim Flórida 1 e 2 e Panambi Verá. A eleição acontece na Paróquia Bom Jesus, na Rua Manoel Machado Leonardo, 170, no Jardim Flórida 1. O horário da votação será das 9h00 às 15h00.
Chapas
Duas chapas vão concorrer ao pleito. A Chapa 1, que apresenta José Duarte para presidente e para vice Leonardo Alves Ortiz; e a Chapa 2, que traz Barroso para presidente e para vice Zinri da Sapataria
Duas notícias: uma boa e outra ruim
A boa: A Prefeitura de Dourados publicou na segunda-feira (23) no Diário Oficial do Município a licitação para contratação de empresa terceirizada que assumirá os serviços de iluminação pública em Dourados. Além da manutenção da rede, a licitação prevê cobertura total do serviço, com veículos, materiais e mão de obra por parte da empresa.
A ruim: Na noite de segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Dourados aprovou o Projeto de Lei Complementar 017, de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui a cobrança da taxa de coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos, a chamada “taxa do lixo”.
Os votos
O projeto da “taxa de lixo” foi aprovado por 11 votos favoráveis e 9 votos contrários ao projeto enviado ao Legislativo pelo prefeito Alan Guedes (PP).
Votaram a favor: Mauricio Lemes (PSB), Daniel Junior (Patriota), Daniela Hall (PSD), Marcão da Sepriva (Solidariedade), Laudir Munaretto (MDB), Cemar Arnal (Solidariedade), Janio Miguel (PTB), Olavo Sul (MDB), Liandra Brambilla (PTB), Sergio Nogueira (PSDB) e Creusimar Barbosa (DEM). Votaram contra: Lia Nogueira (PP), Rogério Yuri (PSDB), Marcelo Mourão (Podemos), Fabio Luis (Republicanos), Elias Ishy (PT), Márcio Pudim (DEM), Diogo Castilho (DEM) e Juscelino Cabral DEM).
Opção para 2022
Comenta-se nos bastidores políticos que o empresário Mauro Thronicke deverá buscar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições do ano que vem.
Mauro integra o PSL, mesmo partido de sua prima, a senadora Soraya Thronicke.
Bom desempenho
Mauro estreiou na política nas eleições de 2020, quando disputou a Prefeitura de Dourados.
Encabeçando chapa pura, o empresário obteve 10.496 votos, ou seja, 10,14% dos votos válidos nas eleições do ano passado.
Campanha simples
O desempenho de Mauro Thronicke nas urnas foi considerado bom, já que ele, como “calouro” em disputa eleitoral, obteve mais de 10 mil votos, mesmo realizando uma campanha simples.
Aliás, o empresário não contou com apoio de nenhum dos considerados “caciques políticos” da cidade. Ele, no entanto, foi incentivado pela sua prima senadora.
Primeiro Emprego
Mato Grosso do Sul pode passar a contar com um Cadastro Especial de Primeiro Emprego, caso o Projeto de Lei 315/2019, de autoria do deputado Neno Razuk (PTB), aprovado ontem (24) pela Assembleia Legislativa seja sancionado.
A proposta é para cadastrar os alunos da Rede Estadual de Ensino e encaminhá-los para programas desenvolvidos pela Fundação de Trabalho (Funtrab). A matéria passou em redação final e segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Boca Aberta
O deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator de processo contra o deputado Boca Aberta (Pros-PR) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, recomendou a perda do mandato do parlamentar paranaense por conduta incompatível com o decoro.
O parecer, lido ontem (24), ainda precisa ser aprovado pelo conselho, mas um pedido de vista coletivo adiou a votação da recomendação por dois dias úteis, informou a Agência Câmara de Notícias.
Acusações infundadas
Boca Aberta responde a processo (REP 2/19 e REP 3/19) movido pelo Partido Progressista (PP). Ele é acusado de fazer acusações infundadas contra o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) e de invadir uma unidade de pronto-atendimento (UPA) no Paraná.
Em seu relatório de 51 páginas, Alexandre Leite concluiu que Boca Aberta agiu de má-fé, ao buscar provocar a nulidade do processo, manipular a verdade dos fatos, apresentar documentos adulterados e abusar de suas prerrogativas para atingir a honra de colegas, de cidadãos e de servidores públicos.
Mais um feriado
O dia 20 de novembro poderá passar a ser feriado nacional como Dia de Zumbi e da Consciência Negra, conforme projeto do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) aprovado na segunda-feira (23) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta (PLS 482/2017), que segue para a Câmara, torna nacional um feriado já adotado em várias cidades e estados, destacou Izalci Lucas (PSDB-DF).
O relator, Paulo Paim (PT-RS), lembrou que, em junho, o Congresso americano aprovou lei similar. O presidente da CE, Marcelo Castro (MDB-PI), defendeu o combate a todas as formas de preconceito, segundo a Agência Senado.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS

Equipe da Defensoria passa por curso de primeiros socorros e combate a incêndio
Há 6 horas