Educacional dá dicas para otimizar o ensino híbrido - Alex Paiva

Fundamental para o aprendizado nos últimos meses, tecnologia pode ser ainda mais bem aproveitada por professores que combinem as práticas da sala de aula com os recursos on-line

| ASSESSORIA


Alex Paiva. Créditos: Fernando Dias

Com a pandemia, as escolas precisaram lançar mão de soluções digitais de aprendizagem, professores se reinventaram e milhares de crianças, jovens e adultos passaram a ter aulas em casa. O processo foi desafiador, mas evidenciou a importância da tecnologia para o aprendizado, transformou a realidade escolar e deu protagonismo ao ensino híbrido. Combinar aulas presenciais e on-line não é mais apenas uma necessidade e esse modelo pode ser ainda melhor aproveitado com algumas dicas simples e que tornam o aprendizado mais feliz, confortável e cooperativo para todos os alunos, presentes ou não na sala de aula.

Segundo Alex Paiva, head da LEGO® Education no Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação, utilizar ferramentas digitais que promovam a colaboração e a discussão em ambientes de aprendizagem, como o Jamboard do Google, por exemplo, permite que os alunos contribuam tanto estando em sala de aula ou diretamente de seus computadores, aumentando a participação de todos como um grupo. Ele também diz que é importante adotar soluções de feedback para o aluno. "Cada criança ou jovem possui habilidades e características específicas para aprender, e ferramentas adaptativas permitem uma jornada de aprendizado personalizada".

Outra sugestão do Educacional para professores é abusar das metodologias ativas. "Mesmo estando no formato híbrido, dividir a turma em salas separadas para refletir sobre um assunto é uma forma de quebrar o ritmo e fazer com que todos fiquem mais atentos ao que está sendo trabalhado", explica Paiva. Segundo ele, a aula invertida também é uma técnica de grande potencial, pois otimiza o tempo e potencializa as discussões e debates quando todos estão reunidos.

Sobre o Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação - reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como suítes pedagógicas e de hardware voltadas para aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia S.A., conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE