Geral
Leia Coluna do Jonas desta segunda, 23
| REDAçãO
Segunda-feira, 23 Dia de Santa Rosa de Lima. Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição. Dia do Aviador Naval. Dia da Intendência.
Pensamento: "A coisa mais importante do mundo não é coisa, é amor."
Musica: Eu vou - Paulo Miklos – Indicação Mateus Gnuztman - https://www.youtube.com/watch?v=icfdvEVY_au
Niver: Waldemar Álvaro Gonçalves, Race Race, Marlucy Nantes de Souza, Haroldo Dauzacker, Helio Martins, Rildo Souza da Silva, Nildo Dos Santos, Julião Estigarribia, Evanda Marques - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Rego D’Água
O pessoal do Grande Água Boa, uma das regiões mais populosas de Dourados questiona quando será efetivamente aberto para comunidade o Parque do Rego D’Água. Inaugurado recentemente o parque é dotado de boas estruturas para práticas esportivas, como por exemplo, pista de skate, quadras de vôlei de areia, pista para caminhada, um lago abastecido por nascentes naturais precisa ser melhor explorado...
Escuridão
A cidade vive um dos momentos mais críticos em termos de escuridão; melhorias são necessárias, e já não seriam sem tempo. Nas mais diversas regiões a população vem convivendo com a insegurança e o medo, tendo que circular onde o breu impera. Um dos exemplos é a entrada da cidade através da Guaicurus; quem precisa utilizar daquele acesso passa “apertado” com a escuridão em boa parte do trecho, até a figueira. O risco de acidentes é grande.
STF
O Supremo Tribunal Federal não demora vai receber a faixa de presidente. Pelo que se tem visto, de lá partem todas as decisões, ordens, e tudo o que os ministros definem como “lei”. Não há limites para o que pode acontecer... E isso vem provocando insegurança e descrença. Afinal, não é como se dizia no jogo do bicho... Vale o que está escrito. É preciso equilíbrio e respeito entre Judiciário. Executivo. Legislativo. Time dividido...não ganha titulos!
TSE no TikTok
Mais de 38,6 mil pessoas já seguem a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no TikTok, a mais nova rede social a cair no gosto dos usuários da internet.
A primeira publicação do Tribunal na plataforma foi em 3 de outubro de 2020, com uma participação especial do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. De lá para cá, o crescimento do engajamento já é um caso de sucesso.
Crescimento
Nesses quase 11 meses, a página conquistou uma média de 3,5 mil novos seguidores por mês – ou seja, cerca de 880 por semana.
Segundo dados da própria plataforma, de 12 a 18 de agosto, 700 tiktokers decidiram seguir o perfil, registrando uma taxa de crescimento semanal de 1,69%. A grande maioria desse público cativo é jovem e do sexo feminino – cerca de 60% do total de seguidores são mulheres.
Linguagem familiar
O conteúdo é sempre atualizado com novas publicações, praticamente todos os dias. São os próprios jornalistas da equipe da Secretaria de Comunicação e Mídias Sociais do TSE que elaboram, filmam, editam e publicam os vídeos, usando os seus próprios smartphones: quase nenhum aparato técnico e sem efeitos incomuns.
Tudo é feito numa linguagem familiar ao público jovem, sem, contudo, deixar de ser acessível e interessante para os mais velhos que também usem a rede ou recebam os vídeos que são compartilhados pelo WhatsApp, Facebook ou Instagram.
Engajamento
O engajamento – ou seja, as reações do público ao conteúdo publicado na rede social – tem sido notável. Os 198 filmes curtos que o TSE publicou no TikTok contam com mais de 400 mil curtidas.
Só na semana passada, por exemplo, a página registrou mais 60 mil visualizações de vídeos, 1,8 mil visitas ao perfil e 8 mil novas curtidas. Foram mais de 500 comentários e compartilhamentos.
Maior interesse
O vídeo que mais despertou reações nos seguidores foi o “Nunca houve fraude?”, que teve muita repercussão no contexto da discussão, pelo Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição que pretendia instituir o voto impresso no Brasil.
Foram mais de 25 mil curtidas. Outro caso de sucesso nesse mesmo período foi o vídeo “Existe lei do voto impresso?”, que conquistou mais de 9 mil curtidas.
UEMS ACOLHE
Programa UEMS ACOLHE realizará no dia 25 deste mês, quarta-feira, uma live voltada para venezuelanos, colombianos, bolivianos, paraguaios e outros hispanofalantes residentes em Mato Grosso do Sul sobre oportunidades de emprego no Estado.
Em parceria com a Fundação do Trabalho (FUNTRAB), a live irá apresentar o papel da FUNTRAB no encaminhamento dessa comunidade para vagas de emprego, o aplicativo MS Contrata+ e orientações sobre como obter a Carteira Digital de Trabalho.
Tradução para o espanhol
Para garantir uma maior compreensão das informações disponibilizadas, a oficina contará com tradução simultânea para o espanhol. A live ocorrerá às 19h30 (horário de MS), pela plataforma Google Meet. Link para a oficina (https://meet.google.com/hpr-mmne-waq).
Esta mesma live será ofertada no mês de setembro exclusivamente para a comunidade haitiana, com tradução simultânea para o crioulo haitiano.
Mudança na Lei Pelé
O Plenário do Senado pode votar na terça-feira (24) o PL 2.336/2021, do Poder Executivo, que atribui exclusivamente ao clube mandante das partidas de futebol os chamados direitos de arena, referentes à transmissão ou reprodução de jogos.
O tema já havia sido tratado pela Medida Provisória 984/2020, que perdeu a vigência sem ter sido votada. As mudanças ocorrerão na Lei Pelé (Lei 9.615, de 1998), que prevê a divisão dos direitos de imagem entre o dono da casa e o adversário, segundo a Agência Senado.
Transmissão
Com a mudança, a emissora de TV ou rádio interessada em transmitir a partida precisará negociar apenas com um time, e não mais com os dois. Além disso, o próprio clube poderá transmitir o evento, abrindo uma nova possibilidade de fonte de receita.
Se não houver definição do mando de jogo, a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens dependerá da concordância dos dois clubes.
Valores
Quanto à repartição dos valores obtidos com o direito de arenas, o substitutivo (texto alternativo) aprovado pela Câmara retirou dessa divisão os juízes e técnicos dos clubes, como estava proposto no texto original do projeto.
Assim, apenas os jogadores, inclusive reservas, ficarão com 5% da receita desse direito, valor dividido em partes iguais. O texto será relatado pelo senador Romário (PL-RJ).
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.