Economia
Casas para alugar que não alugam e nem vendem: o que fazer?
Confira dicas para que você consiga vender aquele imóvel que está parado a bastante tempo.
| ASSESSORIA
Com certeza, se esta situação não está acontecendo com você, está sendo vivenciada por alguém que você conhece. E é mais comum do que se imagina, principalmente com famílias de muitos filhos, que crescem e acabando deixando os pais sozinhos em casas maiores do que realmente precisam.
No post de hoje vamos entender um pouco melhor sobre o universo do aluguel de imóveis e como contornar a situação de um local que está tendo dificuldades em ser alugado.
Confira:
O perfil do aluguel mudou
Há um tempo atrás o maior sonho das famílias era construir a casa própria, e geração que tinha este objetivo construiu casas bem grandes, que pudessem acomodar toda a família e ainda ter espaço de lazer. Porém, o perfil das famílias brasileiras mudou completamente hoje em dia.
Os casais têm menos filhos e, consequentemente, não é preciso tanto espaço em um imóvel. Além disso, as grandes cidades possuem índices de criminalidade maiores e por segurança, a procura das famílias pelos condomínios fechados também aumentou.
Este tipo de mudança de perfil de consumo afetou os valores de casas para alugar em bairros residenciais. Alguns casos, de imóveis de alto padrão com 4 ou 5 quartos não possuem o calor de aluguel de um apartamento pequeno em uma região bem valorizada. A venda também acabou sendo dificuldade, pois há pouca procura neste tipo de imóvel.
Divisão
Agora vamos falar sobre algumas alternativas para superar o impasse! Como há uma grande dificuldade nas casas para vender e casas para alugar em Campo Grande MS, porque não adotar a estratégia da divisão do imóvel? Nós explicamos melhor, continue lendo.
Imóveis menores possuem maior valor por metro quadrado e são mais fáceis de se vender ou alugar. Ou seja, o valor de venda de 3 kitnets será maior que o valor de venda de um apartamento com o mesmo tamanho. Esta lógica também se aplica a casas para alugar, só fica de fora os imóveis de luxo em regiões de alta demanda.
Portanto, se a casa em questão é composta por diversos quartos e áreas comuns seria uma solução separar as áreas e montar quartos separados, para que possam ser alugados. Os locais poderiam ser locados como um hostel, por meio de plataformas como o Airbnb ou por aluguel mensal para estudantes e jovens. A locação de quartos individuais gera rendimentos maiores do que o aluguel da casa inteira.
Como começar?
Primeiramente, pela reforma. O objetivo é maximizar o número de quartos e garantir que tenha um número considerável de banheiros. É possível transformar garagens e escritórios em quartos, mas sempre tendo em mente que não é para sobrelotar o local.
Se optar que todos os quartos sejam suítes, o número de unidades pode diminuir mas poderá cobrar um valor maior pelo aluguel. Basta analisar e escolher a melhor opção para você e para o público que pretende atrair com base em sua localização.
Modelo de hostel Esta é uma alternativa que costuma ser mais rentável e dar menos problemas, devido ao pagamento ser antecipado e os contratos de ocupação serem curtos. A dinâmica é separar os quartos da casa e alugá-los como se fosse um hotel ou uma pousada, os hóspedes pagam por diária e recebem o quarto e roupas de cama e banho limpas.
Como já citamos, você pode utilizar a plataforma do Airbnb que permite o aluguel por períodos curtos. No entanto, também é necessário que você tenha uma pessoa que faça o gerenciamento do local, limpeza e divulgação do local online. Você pode contratar uma empresa ou se organizar e montar uma equipe.
República Outro modelo de casas para alugar em Campo Grande MS é o de república, quando o imóvel está localizado próximos de universidades. Neste caso, também é preciso que você divulgue o local e tenha alguém para gerenciar os pagamentos mensais para evitar inadimplência.
Mesmo que não seja necessário visitar o imóvel com frequência, é importante ficar atento aos danos na casa e nos móveis. Uma opção interessante é contratar um funcionário para fazer a limpeza periódica das áreas comuns e fazer manutenções em geral.
Agora que você já sabe como transformar uma casa em um negócios rentável, deixe sua opinião nos comentários! Nos vemos na próxima.